Como fazer uma mala de viagem de mão para a praia

Neste post, compartilho dicas de como fazer uma mala de mão para uma viagem de uma semana para a praia

Não é tão simples! Mas não é impossível fazer apenas uma mala de mão (ou de bordo, como também é chamada) para viajar. Inclusive, nossa viagem para a Ásia deste ano (Japão, Singapura e Malásia) fomos apenas com um mala de mão para um período de quase um mês! O que dá para concluir que é possível! Claro que tivemos alguns desconfortos que não se tem para quem despacha mala.

Na verdade, viajar com mala de mão nunca foi tão prático e a cada dia mais pessoas se adaptam a este estilo minimalista e prático de viajar. Eu confesso que gosto de viajar apenas com mala de mão para evitar filas de despachar bagagem e espera para retirar a bagagem da esteira, além de evitar o risco de uma mala despachada se extraviar. Mas como já disse, não é nada fácil e tem que ter todo um jogo de cintura para conseguir levar este plano adiante.

Então, neste post, compartilho algumas das dicas que angariamos ao longo dos anos para viajar apenas com uma mala de mão.

O que você precisa saber sobre a mala de mão:

  • Nem toda mala pequena é necessariamente uma mala de mão (é preciso verificar todas as dimensões da mala, e se ela é realmente uma mala de bordo);
  • Quanto mais leve a mala, melhor para acomodar seus pertences de acordo com o peso permitido pela companhia aérea;
  • Mesmo viajando com uma mala de mão, não deixe de etiquetar sua bagagem com seu contato (um dos grandes objetivos de viajar com mala de mão, é para evitar o extravio de bagagens. Mas mesmo assim, pode acontecer de você perdê-la, esquecê-la em algum lugar do aeroporto, ou até mesmo ter que despachá-la por falta de espaço no compartimento superior do avião. A etiqueta será essencial para identificá-la);
  • Não deixe de levar um lacre de bagagens (nós utilizamos há bastante tempo, os lacres de segurança da sealbag, que evitam e acusam o golpe da cesárea). Isso porque pode acontecer do compartimento superior da aeronave estar sem espaço e ser necessário que você despache sua bagagem. O lacre de segurança será essencial para a segurança de seus pertences;
  • É ideal que você tenha uma balança portátil para malas (compre uma balança clicando no site da AllBags). Pois a checagem do peso será sempre imprescindível para que você não corra o risco de passar do que é permitido, e ter que despachar a mala.

Qual o melhor tipo para mala de mão:

No site do nosso parceiro AllBags, existem várias opção de mala de mão que você pode verificar clicando aqui. Mas nem sempre é uma escolha fácil, pois, para viajar apenas com uma mala de mão, você deve ter conforto acima de tudo. Então, uma mala sem rodinhas, por exemplo, pode te trazer muito desconforto e ao final, você nunca mais vai querer viajar desta forma.

Como nosso ritmo de viagens é mais intenso, nossas malas são sempre de melhor qualidade (não adianta comprar mala “tabajara”). Mas a mala tem que ser de boa qualidade, o que vai garantir uma maior durabilidade às mesmas.

Nota: para despachar eu até prefiro malas que sejam de tecido (mas também de qualidade), já que o staff das companhias aéreas não costuma ser tão gentis com as bagagens. Então, sugiro que ela seja de qualidade, mas que não custe uma fortuna! Pois na primeira viagem você pode ter uma grande decepção! Veja alguns tipos de mala para despachar clicando aqui. 

Já na mala de mão, você pode investir para que ela seja de ainda melhor qualidade e pode até ser mais cara, já que você mesmo será seu grande guardião.

Então, o ideal é que a mala de mão seja de rodinha, de preferência 4 rodas com giro de 360º. Todas as nossas malas são de 4 rodas com giro de 360º (aquelas que você pode carregar em pé, virando em todas as posições, sem ser necessário abaixá-la para se locomover).

Também gosto que a mala de mão seja uma mala rígida, apesar de que, para as malas rígidas, não é possível dar aquela apertadinha para caber mais. Você vai conseguir colocar exatamente o seu tamanho fechado e nem um centímetro a mais!

Por fim, a mala de mão deve ter um compartimento interno com zíper para isolar alguns pertences dos demais itens da mala.

Onde comprar mala de viagens no Brasil:

Acabamos de fechar uma parceria com uma empresa de malas, bolsas, mochilas e acessórios de viagens, e estamos realmente surpresos com a qualidade dos produtos e serviço. A AllBags é uma loja online e com 09 lojas físicas em algumas cidades do país: Manaus, Fortaleza, São Paulo, São Caetano do Sul (SP), Campinas (SP), Curitiba, Brasília, Uberlândia e Recife, que realiza a venda de diversos produtos de grandes marcas como a Kipling, Caterpillar, BMW, GoTravel, JanSport, It Luggage, Fata, Delsey, The North Face, dentre outras que você pode ver clicando aqui.

A mala vem ainda em uma capa de proteção para você guardá-la, enquanto não estiver viajando. Achei isso muito bacana, já que a conservação da mala também é muito importante.

E a boa surpresa é que você pode comprar as malas com nosso cupom de desconto de 20% sobre o valor das seguintes marcas: Kipling, JanSport, Delsey, It Luggage, Wenger (exceto relógios), Caran D’ache, Caterpillar, CCL e Go Travel. Para adquirir o produto com desconto, por prazo limitado, clique no site www.allbags.com.br e depois que escolher o produto, no carrinho, coloque o cupom de desconto BLOGVIAGENS.

Realmente vale muito a pena este cupom, e espero que vocês consigam comprar. Uma mala da Kipling, por exemplo, tem um desconto de quase R$ 400,00 e ainda divide em até 6x no cartão! Ninguém pode perder esta oportunidade para adquirir uma mala, mochila, bolsa e acessórios de viagem no site da AllBags.

Mala de Bordo Turbo Spinner P da Caterpillar

Meu exemplo e indicação de mala de mão/bordo é a que estamos utilizando atualmente da marca Caterpillar. O material da mala é polipropileno, um estilo mais emborrachado, com 4 rodas com giro de 360º, que possui as seguintes dimensões: 50 x 36 x 23 cm, 1,8 kgs, e suporta até 30 Litros. Usamos um “casadinho” para casal  nas cores preto e amarelo. Acho lindo e elegante. Concordam?

Mala de Bordo Turbo Spinner P da Caterpillar Amarela, compre clicando AQUI,

Mala de Bordo Trubo Spinner P da Caterpillar Preta, compre clicando AQUI.

O melhor tipo de mala de mão para viajar
O melhor tipo de mala de mão para viajar: mala com 4 rodinhas de giro de 360º

Como fazer uma mala de mão para uma viagem de uma semana para a praia:

Como disse anteriormente, não é fácil fazer uma mala de mão não! Ainda mais para nós, mulheres, que sempre gostamos de levar um monte de coisas – que geralmente nem chegam a ser usadas, mas precisamos levar! Mas dá para fazer, e depois que você acostuma, não vai querer mais viajar com mala para despachar.

Antes, gostaria de dizer que viajar com mala de mão também tem seus pontos negativos, que compartilho alguns deles abaixo. E o pior de tudo acredito que seja a restrição para a escolha dos itens.

Algumas dicas gerais para viajar apenas com uma mala de mão:

  • Use roupas leves;
  • Use tons neutros que possam combinar entre si, que sejam fáceis de você mesmo lavar no hotel, se for o caso;
  • Aproveite para viajar (fazer os deslocamentos de avião) com suas roupas mais pesadas;
  • Seja minimalista. Leve apenas o essencial e que será utilizado.

Abaixo, compartilho algumas dicas para fazer uma mala de mão para uma viagem à praia – mulher (na ousadia de sete dias!!!!):

    • Separe roupas e itens leves para levar na mala de mão;
    • Coloque os maiôs, biquínis, roupas íntimas (01 calcinha para cada dia e 02 sutiãs) e pijamas em uma embalagem fechada, que possa também ser colocada na parte de compartimento com zíper (imagine você ter que abrir sua bagagem, e os fiscais mexendo/tocando em suas roupas íntimas!) Não dá certo! Então, eu gosto de colocar nestas embalagens especiais com a frente de plástico transparente, e depois coloco na parte com o zíper da mala (conforme lado esquerdo da foto abaixo);
    • Separe uma bolsa de praia que seja bem leve e não ocupe espaço (veja a bolsa do lado esquerdo: ela é de telinha, não deve pesar nem 100g, é de cor neutra e combina com todas as cores de biquínis e maiôs);
    • Contando que serão 6 dias de praia, descartando os dias de chegada e partida, separe 4 maiôs (já faz um bom tempo que não uso biquínis, mas quem gosta, só separar a mesma quantidade). No meu caso, optei por dois maiôs pretos, que podem ser lavados e reutilizados durante a viagem;
    • Uma canga/toalha de praia (mas dependendo de onde for se hospedar nem precisa, já que as toalhas de piscina fornecidas por alguns hotéis exercem perfeitamente o papel da canga;
    • Um pijama ou camisola leve, que possa ser lavado no próprio banheiro do hotel (depois que você utilizá-lo durante uma noite, lave-o pela manhã e deixe-o secando no interior do quarto). Nada de colocar em varandas, pelo amor de Deus! rssss;
    • 01 chinelo para usar na piscina, duas sandálias para usar enquanto não estiver com roupa de banho, 01 tênis para prática de esportes (caso pratique esportes). Eu coloco estes quatro itens no interior da mala, dentro de sacos próprios. Deixo para usar um sapato/sandália mais pesado e com salto, por exemplo, para a ida e volta da viagem. Assim, como é mais pesado, estará fora da mala de mão, e também poderei usá-lo durante a viagem;
    • 01 Short para usar na piscina, que pode ser usado como saída de praia;
    • 01 ou 02 saídas de praia (prefira as cores neutras, que podem ser utilizadas com mais maiôs e biquínis) e sejam fáceis para ser lavadas no quarto.
    • 6 conjuntos de roupas leves (levei 5 vestidos e um conjuntinho) para serem usados no fim do dia e jantar;
    • 02 pares de meias, para o uso do tênis – se não for levar tênis, desnecessário levá-las;
    • 01 bolsinha leve (usei uma transversal nude, só para colocar o celular, a chave do quarto e um batom durante o jantar);
    • 01 short, 01 camiseta e 01 top de academia (para quem for fazer esporte);
    • Neste caso, como não teve camadas de roupas, eu fiz rolinhos mesmo e confirmei se no hotel tinha ferro de passar para arrumar uma roupa ou outra que ficasse amarrotada). Mas quando coloco em camadas, sempre coloco as mais pesadas por baixo, e as leves – que amassam – eu coloco sempre por cima das demais.;
    • Viajando em casal, também, peso tanto a minha bagagem quanto a do Fábio. Se a dele ainda possui um espaço/peso, coloco alguma coisa minha na mala dele. E vice-versa. Mas sempre a dele tem mais espaço que a minha.
  • Sempre levo uma jaquetinha para o frio do ar condicionado no avião ou alguma eventualidade durante a viagem (mesmo para lugares quentes). Ela vai geralmente no meu braço, ou na alça da minha mala até o embarque no avião.

Dicas para fazer uma mala de mão para uma viagem à praia, de sete dias, para homem:

  • 02 sungas;
  • 02 shorts de banho;
  • 03 shorts para o fim do dia/jantar;
  • 06 camisas (uma para cada dia);
  • 06 cuecas, 2 pares de meia;
  • 01 calça;
  • 01 chinelo, 01 alpagarta/sapatênis, 01 tênis.
  • 01 jaqueta para o ar condicionado do avião ou para uma eventualidade.

E ele faz do mesmo jeito, vai com a peça mais pesada durante a viagem de ida de avião e no retorno: calça e sapato.

Montagem da mala de mão para uma viagem para a praia (veja que a bolsa de praia está à esquerda)
Montagem da mala de mão para uma viagem para a praia (uma bolsinha de cor neutra para usar no fim da tarde e jantar)
Montagem da mala de mão para uma viagem para a praia
Montagem da mala de mão para uma viagem para a praia (parte com as roupas íntimas e maiôs fechada com o zíper)

Como observaram da mala acima, nesta mala não tem nenhum item de higiene pessoal (escova de dente, pasta de dente), além de protetor solar, shampoo e condicionador, pente, perfume, maquiagens, etc. Para fazer uma mala de mão, você tem algumas restrições, como eu disse. Então, quando estamos só com mala de mão, levo alguns itens em uma mochila ou na bolsa de mão. Se sobrar espaço na mala, eu coloco a necessaire nela (ou na do Fábio).

O direito para quem viaja com mala de mão é: mala de mão de até 10 kgs mais um item pessoal (mochila – não pode ser aquelas mochilas gigantescas de trilha, por óbvio – ou bolsa de item pessoal). Eu sempre levo a mala de mão, a bolsa (ou mochila) e minha case da máquina. Nunca tive problema! Acomodo a mala de mão no compartimento superior, e a mochila/bolsa e case debaixo da poltrona à minha frente.

E neste caso, também, costumo levar um chapéu na mão (se for para mais distante, coloco o chapéu em uma embalagem própria e penduro na alça da mala). Também nunca tive problemas… se me perguntarem ou questionarem, coloco ele na cabeça.

Pontos positivos para viajar apenas com uma mala de mão:

  • Você não corre risco de ter sua mala extraviada;
  • Você evitará filas para despachar e retirar bagagens;
  • É ótimo para uma conexão de voo mais curta (na verdade, para qualquer conexão);

Pontos negativos para viajar apenas com uma mala de mão:

  • Você vai ter que viajar com o limite de peso indicado pela companhia aérea (em voos domésticos: 10kgs. Em voos internacionais: depende da cia;
  • Você ficará mais restrito ao que levar na viagem;
  • Não poderá levar líquidos acima de 100ml, caso a viagem seja para o exterior;
  • Poderá acontecer de ter que lavar uma ou outra peça de roupa no hotel;
  • Não poderá realizar muitas compras durante a viagem (um ou outro souvenir, apenas).

E você? Como gosta de viajar? Gosta de mala de mão? Conte para a gente sua dica nos comentários abaixo.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »