4 cidades para curtir o carnaval em Minas Gerais

Neste post, compartilho dicas de 4 cidades para curtir o carnaval em Minas Gerais

Se tem uma coisa que o brasileiro e o estrangeiro ama em nosso país é carnaval. Neste ano, ele acontece no dia 05/03 (terça-feira), mas como de costume, acaba se estendendo do dia 01/03 (sexta-feira) até o dia 06/03 (quarta-feira), e já está deixando muita gente com ansiedade.

Em meio a um clima de diversão e fraternidade, com um jeitinho de cidade do interior, inúmeros blocos de carnaval, marchinhas, desfile de fantasias e de escolas de samba, a cada ano, o carnaval de rua em Minas Gerais fica ainda melhor, trazendo turistas de todo o mundo para curtir uma folia diferente da que estão acostumados a ver na televisão.

Para quem não é daqui, é fácil programar sua viagem para curtir o carnaval mineiro aproveitando para conhecer algumas cidades turísticas. Neste artigo, como mineira de BH, compartilho dicas de quatro cidades para você curtir o carnaval em Minas Gerais:

Belo Horizonte: a primeira sugestão é para a capital Mineira, que somente este ano terá mais de 500 blocos de carnaval. Mesmo sendo uma grande cidade, Belo Horizonte mantem um clima de cidade do interior, com aquele jeito mineiro que cativa tanta gente.

O carnaval em Belo Horizonte é de rua, durante o dia e gratuito (não tem separação de cordas, abadás,  camarotes etc.). Aqui, a maioria cria sua própria fantasia, acorda bem cedo, e pula de um bloco para outro, em uma folia que dura todo o dia.

A cidade oferece excelente infraestrutura para turistas, com várias opções de hotéis para todo tipo de bolso e gosto, uma gastronomia de dar água na boca, sem falar da quantidade de cervejarias e micro cervejarias que deixa a capital com a fama de “a Bélgica mineira”.

As dicas gerais para curtir o carnaval em Belo Horizonte são: acorde cedo, pesquise o bloco que mais tem a ver com seu estilo, não se esqueça de protetor solar, e evite carregar ou deixar amostra objetos de valor. Apesar do policiamento na capital mineira estar a cada vez melhor garantindo a diversão dos foliões, o ideal é não dar sopa ao azar.

Se tiver tempo e conseguir desgrudar dos bloquinhos para conhecer alguns pontos da cidade, sugiro que visite pelo menos o complexo arquitetônico da Pampulha, a Praça da Liberdade (que geralmente também é palco de alguma folia), o Palácio da Liberdade, o Mercado Central de Belo Horizonte e o mirante do Parque das Mangabeiras.

Ouro Preto: se você ainda não conheceu uma das cidades históricas mais visitadas no Estado, é uma excelente oportunidade para conhecê-la além de curtir seu carnaval de rua.

Ouro Preto abriga um acervo surpreendente de arte em estilo barroco e rococó. E o interessante é que dá para esquecer o carro (ou melhor, você deve esquecer o carro), e ter pernas para subir e descer ladeira! Mas tudo é tão animado, que você nem vai perceber este esforço – pelo menos durante o dia.

Como a cidade é universitária e abriga inúmeras repúblicas (é cada nome!), são os próprios estudantes que promovem um carnaval muito animado e divertido, que além de tudo é histórico, já que faz parte da cidade desde 1960. A festa fica por conta da de blocos estudantis, que tanto promovem o carnaval, quanto buscam a cada ano melhorar a festa de foliões que está entre as melhores do Brasil. Entretanto, é ideal escolher o bloco que você pretende seguir, comprar com antecedência seu abadá, e entrar na contagem regressiva para este grande dia.

As duas principais dicas para quem quer curtir o carnaval de Ouro Preto são: comprar seu abadá com antecedência, e ir com sapatos que possibilitem subir e descer ladeira com qualidade, segurança e conforto.

Se tiver tempo para visitar algum ponto turístico da cidade, recomendo que conheça pelo menos: a Igreja São Francisco de Assis, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Pillar e o Museu da Inconfidência (confira os dias de funcionamento durante o carnaval).

São João Del Rei: é um excelente destino para quem pretende conhecer duas cidades históricas que também participam de carnavais de rua, já que sua vizinha, Tiradentes, fica localizada a menos de 15km de São João Del Rei, e você pode facilmente conhecer as duas cidades em uma única viagem.

São João Del Rei é uma das mais importantes, maiores e antigas cidades setecentistas mineiras, com predominância de vários estilos arquitetônicos e não apenas o estilo rococó.

A cidade também é universitária, e neste período de carnaval, fica ainda mais alegre e animada. Os foliões curtem tanto os desfiles das agremiações, quanto curtem os blocos que agradará a todos.

Não deixe de conhecer pontos ligados ao período colonial do Brasil, além de visitar a belíssima Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e andar na Maria Fumaça que liga São João Del Rei a Tiradentes.

Tiradentes: se você escolheu passar o carnaval em São João Del Rei, vai ser ótimo para também curtir o carnaval de Tiradentes, que é uma das cidades históricas mais charmosas de Minas Gerais.

No carnaval de Tiradentes, são vários blocos de rua que alegram os foliões, e o dia se encerra com shows gratuitos que acontecem todas as noites durante todo o período do carnaval.

Um dos blocos que chama atenção em Tiradentes é o Bloco das Domésticas, onde homens saem vistos de mulher, e mulheres vestidas de homem. Diversão frenética, em um clima amistoso que considero um dos carnavais imperdíveis para curtir em Minas Gerais.

O bom de estar em Tiradentes também é que você poderá degustar uma das melhores gastronomias do meu Estado! E aproveite para conhecer o centro histórico de Tiradentes que é fácil de andar e de conhecer… sem pressa!

E a última dica para quem vai viajar no carnaval, é para aproveitar e viajar com uma mala de mão. Geralmente, minhas viagens de cinco dias ou até uma semana, prefiro viajar com mala de mão pela comodidade, segurança e praticidade. Ganho muito tempo quando não espero mala na esteira, sem contar que ela está sempre comigo e não corro o risco com extravios, perda ou furto de objetos.

Para fazer uma viagem com mala de bordo e não ultrapassar o peso limitado pelas companhias aéreas, o ideal é viajar com uma mala leve. Minha sugestão de mala é a Mala De Bordo Turbo Spinner 20″ Preta Caterpillar, que está a venda na Allbags neste LINK.

E você? Já escolheu o seu destino de carnaval em Minas Gerais? Com estas dicas, agora vai ficar bem fácil escolher e preparar a sua viagem!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »