The Kelpies, na Escócia

As gigantescas esculturas dos Kelpies na Escócia, valorizando e ressaltando a mitologia escocesa em Falkirk

Uma das coisas que observei da primeira vez que fomos à Escócia foi que se trata de um país cheio de lendas, folclore, história, e uma energia indescritível! Tem histórias de fadas, bruxas, gigantes, monstroscomo o do Lago Ness, Kelpies… A Escócia é um país de seres mitológicos!

Kelpies

Os Kelpies são considerados pela mitologia Escocesa como espíritos da água que habitam os rios e lagos da Escócia. Na maioria das vezes, ele se apresentava na forma de um cavalo, mas também podem aparecer na forma humana.

A lenda dos Kelpies

Mas não se engane! Os Kelpies não são criaturas bondosas, ao contrário, são malévolas que inclusive trouxeram muito medo aos escoceses no passado.

Conta a lenda que os Kelpies podem parecer lindos e dóceis pôneis a beira de um rio. Por isso, crianças são atraídas e ao encostarem em sua pele mágica e pegajosa, não conseguem mais se soltarem. Assim, o Kelpie arrasta a criança para o fundo da água e se alimenta dela. Neste aspecto, historiadores acreditam que essa lenda era para evitar que crianças se aproximassem das águas.

Mas também existe a lenda que diz que os Kelpies podem aparecer como uma bela moça a beira dos rios e lagos atraindo jovens rapazes para a morte.

A lenda dos Kelpies na Escócia

Há tanta magia por trás das lendas dos Kelpies, que também tem a história de que quando sua calda entra na água, o som se assemelha ao barulho de um trovão.

Mas como toda criatura tem seu ponto fraco, o dos Kelpies é seu freio. Uma vez alcançado, você tem tanto o seu domínio quanto de diversos outros Kelpies.

Bem, na dúvida se é lenda ou verdade, prefiro ficar longe das águas da Escócia 😉

Mas um ponto positivo da lenda dos Kelpies é que eles possuem força e resistência, muito importantes para o país. Então, os Kelpies representam a importância dos cavalos na economia da Escócia, principalmente no passado, quando os cavalos trabalhavam no campo, puxavam vagões, etc.

The Kelpies, em Falkirk

Inspiradas nesta lenda dos Kelpies, foram construídas esculturas de 30metros de altura, com mais de 300 toneladas, pelo artista Andy Scott, que são consideradas as maiores esculturas equinas do mundo.

The Kelpies, Falkirk, Escócia

Estas esculturas foram construídas em 2013, mas abertas ao público em abril de 2014, e estão localizadas no Helix Park, em Falkirk, que possui área para ciclismo, caminhada, esportes aquáticos, dentre outros. Delícia de parque para um passeio, especialmente no fim do dia, para pegar o pôr do sol e o acender das luzes dos Kelpies.

Como as esculturas ficam em um parque, você não paga para entrar no parque, o que permite que você as veja bem de perto. Mas para subir nos Kelpies somente com um tour guiado (7,50 Libras por adulto).

Nós não fizemos o tour guiado pelos Kelpies pois chegamos bem no final da tarde, e como no inverno as atrações fecham mais cedo, na Escócia, só aproveitamos no entorno às esculturas mesmo.

Para saber mais sobre o tour guiado pelos Kelpies, clique aqui.

(Observação: no verão ou dias menos frios, este parque fica cheio! Mas como o visitamos no final de outubro, quando o clima começa a esfriar, ele estava bem vazio!)

The Kelpies, Falkirk, Escócia
The Kelpies, Falkirk, Escócia
The Kelpies, Falkirk, Escócia
The Kelpies, Falkirk, Escócia
The Kelpies, Falkirk, Escócia
The Kelpies, Falkirk, Escócia

Como chegar nos The Kelpies?

Para chegar no parque a partir de Edimburgo, são em torno de 30km, e a partir de Glasgow, são 35km. Veja mais detalhes de como chegar nos Kelpies, clicando aqui.

Veja no mapa abaixo

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »