Descubra Minas Gerais – Parte I – Tiradentes

Romântica e com ares de cidade cenográfica, Tiradentes é o lugar perfeito para casais apaixonados viverem um capítulo de seu romance. Tudo conspira a favor disso: o centro histórico com casario e monumentos charmosos do século 18, como o Chafariz São José; os sofisticados restaurantes com ambiente à luz de velas; os hotéis aconchegantes (alguns chegam a proibir crianças como hóspedes) e a paisagem da Serra de São José, que emoldura a cidade. A serra não é apenas decorativa, pois desafia os aventureiros a percorrer trilhas a cavalo, a pé ou de jipe. E também faz parte da paisagem durante o passeio de maria-fumaça até São João Del Rey.

Antes de fugir para a cidade vizinha, não deixe de explorar o centro histórico de Tiradentes. Uma maneira agradável de ter uma ideia geral do seu conjunto arquitetônico é fazer um city tour noturno na jardineira do carioca Luiz Fernando, que conta interessantes “causos” sobre a cidade. Durante o passeio você pode escolher quais atrações turísticas vai desejar conhecer a fundo no dia seguinte. Certamente deve figurar na sua lista a Matriz de Santo Antônio, com lustres de prata, altares de talha dourada, órgão português do século 18 e projeto de Aleijadinho. Ou a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com imagens de santos negros e altar-mor em estilo rococó.

Quais são os meses mais agitados da cidade? Os eventos mais significativos de Tiradentes, capazes de lotá-la, são a Mostra de Cinema, em janeiro; o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, em agosto; e o Encontro de Motos Clássicas, em junho.

Onde fica?

Principais distancias:

Belo Horizonte ……………190km
São Paulo………………….480km
Rio de Janeiro……………..330km
Vitória ……………………..732km
Ouro Preto…………………260km
São João Del Rei…………..14km
Congonhas…………………127km

Como chegar?
Saindo de BH seguir pela BR 40 até o trevo de Murtinho depois, passar por lagoa Dourada chegando em São João Del Rei são mais 14 km até Tiradentes.
De São Paulo seguir pela rodovia Fernão Dias até Lavras depois seguir sentido São João Del Rei e por fim, Tiradentes.
Do Rio de Janeiro, seguir pela BR 40 sentido Barbacena, em seguida pegar a BR265 até Tiradentes.

Onde dormir?
O sobrado em estilo colonial é protegido por uma bela área ajardinada e não aceita menores de 12 anos. É considerado hotel de charme pelo GUIA QUATRO RODAS.
Praça das Mercês, 32/3355-1255. http://www.solardaponte.com.br/
Com ótimo custo-benefício e considerado hotel de charme pelo GUIA QUATRO RODAS, tem obras de artistas famosos como Maria Bonomi e Cláudio Tozzi. Não aceita menores de 16 anos.
Rua Custódio Gomes, 286, 32/3355-1536. http://www.pousoalforria.com.br/
Pousada Vivenda
Fazem parte da criativa decoração objetos de artistas regionais. A pousada tem ótimo custo-benefício.
Rua José Batista de Carvalho, 39, 32/3355-1982. http://www.pousadavivenda.com.br/
Onde comer?
Sou muito suspeita para falar. Mas a comida mineira é deliciosa!

Todas as delícias da culinária mineira se reúnem em Tiradentes, repleta de restaurantes de comida regional.
Nos cardápios, os destaques ficam por conta do feijão-tropeiro, do tutu, do torresmo e, em especial, das receitas que combinam frango e angu com ora-pro-nóbis, uma espécie de folha com um gostinho único e bastante usada na região. Na hora da sobremesa, tome o rumo da casa do Chico Doceiro e não desperdice a chance de saborear um dos cajuzinhos mais famosos de Minas.

Cozinha mineira tradicional e também criativa estão presentes neste restaurante estrelado pelo GUIA QUATRO RODAS.
Rua Ministro Gabriel Passos, 280-A, 32/3355-1144; 2ª/6ª 12h/16h e 19h/22h, sáb 11h30/22h, dom 11h30/17h
Virada’s do Largo (Amo este lugar! É um dos meus favoritos!!!!!)
Prove a linguiça caseira de porco – há um setor especial da cozinha para o preparo de embutidos. Estrelado pelo GUIA QUATRO RODAS.
Rua do Moinho, 11, 32/3355-1111; 12h/22h. http://www.viradasdolargo.com.br/
O cardápio tem base fincada na cozinha internacional, mas não faltam elementos mineiros nas criativas receitas da casa, que é estrelada pelo GUIA QUATRO RODAS.
Rua Direita, 52, 32/3355-1424; 2ª, 4ª e 5ª 19h/22h30, 6ª/sáb 19h/0h30, dom 19h/22h30. http://www.tragaluztiradentes.com/
Onde comprar?

Ateliê de João Goulart Silva: O restaurante funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 16h. Às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos das 13h às 22h. O ateliê abre todos os dias, no mesmo local. Rua Direita 32. Tel. (32) 3355-2479

Oficina de Ourives: Funciona todos os dias, das 9h às 17h30m. Largo das Forras 20. Tel. (32) 3355-1208

Oficina de Agosto: Funciona todos os dias, das 9h às 17h. Rua São Sebastião 107, Bichinho, Prados. Tel. (32) 3353-7080. http://www.oficinadeagosto.com.br/

FESTIVAL GASTRONÔMICO EM FOTOS:

Fonte:   Guia Quatro Rodas

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 thoughts on “Descubra Minas Gerais – Parte I – Tiradentes

  • 9 de abril de 2011 em 12:25
    Permalink

    Oi Fabiane! Nossa, seu blog está muito legal, muitas dicas interessantes (ainda estou começando a ler, por isso o atraso!).
    Mas não podia deixar de comentar sobre Tiradentes. Acho que a sua primeira frase diz tudo: ares de cidade cenográfica. Isso me incomoda demais lá. Para mim, falta vida. Engraçado como quase ninguém repara nisso. Sua percepção é bem aguçada! Até escrevi sobre isso: http://fabicritica.blogspot.com/2010/08/cenografia-e-as-cidades.html
    Beijo!

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2010 em 22:57
    Permalink

    hahahha obrigada pelo elogio…AMEI!!!Mas não tanto qto tu né??!!!

    bjks no coração flor!!!

    mog

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2010 em 01:36
    Permalink

    Oi Fabiane;…menina, adorei o seu blog…adoro viajar tb…eu e meu marido já viajamos por quase todo o Nordeste (moramos na Bahia)e estamos planejando justamente uma vaigem pelas cidades históricas de Minas…beijocas, linda!!!!

    Resposta
  • 8 de dezembro de 2010 em 20:29
    Permalink

    Oi Fabiane!
    Também adorei seu blog! E amei este post!
    Sou louca pra conhecer Tiradentes.
    Obrigada pela visita lá no blog.
    Ah…Já estou te seguindo!
    Bj,
    Marcela.

    Resposta
  • 7 de dezembro de 2010 em 11:00
    Permalink

    Eu só fui lá uma vez e bem rapidinho em viagem da faculadade. Só almoçamos e voltamos para São João. Sou louca para ir na época da gastronomia ou do cinema. Quem sabe em agosto? Pq janeiro tá muito em cima… Belas dicas!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »