Visita à Vinícola Concha y Toro, no Chile

Quando decidimos visitar o Chile, escolhemos previamente os passeios que não poderíamos deixar de fazer. E dentre eles, estava a visita à vinícola Concha y Toro está entre os passeios favoritos na cidade, a apenas 40 minutos de Santiago.
Como já falamos no Blog, somos amantes de vinho, espumantes e afins. Quando visitamos o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e conhecemos a belíssima Vinícola Miolo, já ficamos apaixonados por tanta organização e qualidade para a produção de vinhos. Mas desta vez, pudemos observar que Concha y Toro é mais que uma vinícola. É uma história.
Muitos blogs e sites que contém dicas de Santiago, não indicam a vista a Concha y Toro, ao argumento de que é a mais comercial e turística de todas as vinícolas do Chile. Mas o que é inquestionável é a qualidade dos vinhos fabricados e toda a especialidade da Viña.
O Chile está entre os maiores fornecedores de vinho do mundo, além de fabricar um dos mais famosos vinhos do mundo: o Casillero del Diablo.

As visitas à Viña Concha y Toro são diariamente (exceto feriados), das 10h às 17h. Para chegar ao local é muito fácil e vamos explicar ao fim do post.

O tour mais simples inclui degustação de dois vinhos, visita as vinícolas e adegas, pelo preço de 8.000 pesos chilenos (em torno de R$ 35,00, preços em setembro de 2012). E ainda possui o tour + sommelier, que custa 17.000 pesos chilenos, em torno de R$ 70,00), mas inclui degustação de mais 4 vinhos, ou seja, um total de 6 vinhos, acompanhados de queijos, com direito a uma taça de brinde e tábua de queijos.
Chegamos cedo, e, apesar de realizar reserva prévia pela internet, confundimos o dia da visita. Mas não foi difícil remarcar o horário, pois a vinícola não estava muito cheia.
Enquanto você espera pela visita guiada, é fabuloso degustar um café com as famosas e deliciosas empanadas de carne do restaurante do local.

 

 

 

O tour iniciou-se impreterivelmente no horário agendado, com a presença de uma guia muito carismática.

 

 

O tour teve início por um passeio pela propriedade e seus jardins, com a história da família de Don Concha y Toro, descendentes de espanhóis, quando deixaram a Europa e chegaram ao Chile.

 

Os jardins e extensões da casa são muito bem cuidados.

 

 

Depois, é realizada uma breve visita as viñas, onde a guia explica sobre os tipos de uvas plantadas, características geológicas, clima e temperatura que impactam cada tipo de uva e qualidade das safras dos vinhos.

 

 

Uma das minhas preferidas: Pinot Noir

 

 

Após, há degustação do primeiro vinho, com explicação sobre suas características.

 

 

E por último, a visita às adegas e à famosa Casillero del Diablo, a cereja do bolo de Concha y Toro.

 

 

Conta a lenda que nesta adega (Casillero del Diablo) eram guardados os melhores vinhos para consumo da família. Até que um dia, empregados da Vinícola furtaram algumas das garrafas da adega. O patrão, irritado e para evitar novos furtos, alegou que naquela adega morava o próprio diabo.

 

 

 

A lenda tem força até hoje, e alguns funcionários alegam ter visto sombras perambulando pela adega, além de barulhos inexplicáveis.

 

A foto abaixo é da real adega da época, onde eram guardados os vinhos da família:

 

O Tour Guiado Marques de Casa Concha (17.000 pesos) finaliza com a degustação de quatro vinhos e queijos, na presença de uma Sommelier.

 

 

 

 

 

Como chegar:
De metrô, linha 4, azul, até a estação de Las Mercedes, e de lá, siga de táxi (em torno de 3.000 pesos chilenos).
De metrô, do Centro, até a Estação Las Mercedes, é em torno de 1h15min. E o restante, de táxi, em torno de 10minutos.
Reservas:
Para garantir horário e idioma, é essencial que seja realizada a reserva no site.
Dica final: apesar de ser dado um desconto de 10% para consumo na loja da Concha y Toro, os preços são ainda mais caros que os supermercados da cidade.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

8 thoughts on “Visita à Vinícola Concha y Toro, no Chile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »