Uma volta pela região do Ring (Ringstrasse), em Viena

A melhor forma de conhecer Viena é andar por toda a Ringstrasse, ou simplesmente Ring, que é uma via que circula toda a cidade velha, passando por mais de vinte pontos turísticos. E foi exatamente o que fizemos!
  • Museums Quartier: trata-se de uma área de 640.000m² com vários museus e atrações culturais, num misto de arte barroca e arte contemporânea, além de cafés e restaurantes. (Dr. Karl-Renner-Ring, 3)
Fonte: www.wien.info
No Museums Quartier, encontram-se:
– Leopold Museum possui uma reunião de obras de arte austríaca moderna, do Dr. Rudolf Leopold. É um dos museus mais visitados de Viena. Valor do ticket: 12 Euros.
– MUMOK – Museu de Arte Moderna: concentra arte dos séculos 20 e 21. Valor do ticket 10 Euros.
– Kunsthalle Wien: arte contemporânea. 
– Architekturzentrum Wien tornou-se o centro único de arquitetura da Áustria. 
– Dschungel Wien é uma plataforma voltada para crianças e jovens, com festival de dança, teatro, etc.
– Designforum Wien trata-se de um centro de diálogo, responsabilidade e mediação, com base nas disciplinas de design gráfico, multimídia, design de produto e design de interiores.
– ZOOM Children’s Museum: o foco principal são as crianças, trata-se de um espaço para mexer com os sentidos dos pequenos. 
 Todas as atrações estão localizados na Musemsplatz 1, Vienna. 
  • Bem ao lado do Museums Quartier, encontra-se a famosa Maria-Theresien-Platz, uma grande praça pública, que fica cheia no verão! Observa-se ao centro da praça a grande estátua que representa a imperatriz Maria Theresia. 
  • Museu Kunsthistorisches (Museu de História da Arte) foi construído em 1891, para abrigar as extensas coleções da família imperial. É considerado um dos museus mais eminentes do mundo.
  • Naturhistorisches Museum é o Museu de História natural de Viena, numa área de quase 8.500m², com artefatos de aproximadamente 250 anos.
Só esta “pequena” área que abriga todos estes museus, desde o Museums Quartier e os Museus da História da Arte e da História Natural, dá para ter uma overdose de obras de arte. Mas se tiver com pouco tempo, aprecie as faixadas que, por si só, já é uma atração imperdível!
  • Parlament ou Parlamento Austríaco (Conselho Federal e Conselho Nacional) outro prédio sensacional de Viena! Mas vocês acham que ele segue a mesma linha dos prédios de arquitetura gótica? Não! Ele possui arquitetura em estilo neo clássico, e é maravilhoso! E o mais bacana é que se pode fazer um tour por seu interior, que dura cerca de uma hora. Leia mais sobre o Parlamento aqui.
  • Rathaus (City Hall): é a Câmara Municipal/Prefeitura de Viena construída em 1872 a 1883, e quando se vê, imagina-se que é uma Igreja. Pois a sua arquitetura, em estilo gótico, tem até as torres que se vê em catedrais em estilo gótico. Também pode ser feita uma visita guiada em seu interior, gratuita, mas só ocorre às segunda, quartas e sextas-feiras, às 13h.
  • Rathauspark: ficamos impressionados com este parque! Ele é bem extenso (aproximadamente uns 40.000m², com muitas árvores densas, que o deixa bem fresco e aconchegante, é o maior espaço aberto para eventos de Viena. E o mais interessante, tem tantos bancos que você não precisará procurar por um! É um parque tipicamente para os vienenses, não vimos turistas por lá… mais os próprios residentes, lendo livros, passeando com seus cachorros… Neste parque, que ocorre o mercado de natal, pista de patinação no gelo e a abertura do Festival de Viena.
  • Burgtheater, em frente a prefeitura (Rathaus) é o Teatro Nacional Austríaco. Foi construído em 1741, pela Imperatriz Maria Theresa da Áustria, para ser o teatro ao lado da sua residência (Hofburg). Foi neste teatro que três operas de Mozart foram inauguradas, entre elas “As Bodas de Fígaro” (1786). E para os amantes de uma excelente gastronomia, e aí que está localizado o Vestibul, um dos melhores restaurantes românticos da Cidade.
  • University of Vienna: bem perto da Prefeitura, também, está localizada a Universidade de Viena que foi inaugurada em 1365 e em funcionamento até hoje!!! Trata-se da mais antiga universidade do mundo em língua alemã, e uma das maiores da Europa. O prédio, claro, é maravilhoso!
  • Votivkirche, em estilo neo-gótico, foi construída em 1853, quando o irmão do Imperador Franz Joseph fez em agradecimento a Deus por poupar a vida do irmão, que sobreviveu a uma tentativa de assassinato. (Alservorsatadt, 1090, Wien).
  • Wiener Staatsoper, das quatro casas de ópera de Viena, a Ópera Estatual de Viena é a mais importante! Sem falar que sua localização é privilegiada! Em outro post, falarei detalhadamente sobre ela. (Opernring, 2)
  • Burggarten: com o famoso monumento de tributo ao Mozart, também faz parte dos pontos turísticos da Ring, e já comentei aqui
Acesse os outros posts sobre Viena nos links abaixo:

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

8 thoughts on “Uma volta pela região do Ring (Ringstrasse), em Viena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »