Viena e a Música

Viena é conhecida como a capital da música, e foi onde excelentes e grandiosos compositores exerceram influência, como Mozart, Beethoven, Johann Strauss, dentre outros. Ir em Viena e não assistir a um concerto ou ópera é como ir a Roma e não ver o Papa, ir a Paris e não ver a Torre Eiffel.
Como não poderia deixar de ser, em Viena, existem muitas casas de ópera que oferecem momentos únicos de deleite à música, mas a Wiener Staatsoper (Ópera Estatal de Viena), continua sendo uma das casas de ópera mais importantes do mundo, quiçá a melhor delas! E foi a que escolhemos para assistir a um concerto.

É aconselhável reservar com antecedência os tickets para algum evento na Staatsoper, pois, alguns deles costumam ficar cheios, sem qualquer possibilidade de aquisição no dia. Desta forma, optamos por adquirir pela internet, em torno de dois meses antes da nossa viagem (dependendo do evento, aconselha-se que seja até antes disso).
Acesse este link, escolha o evento e data de acordo com sua disponibilidade. Nós optamos por retirar o ticket no local, e assim fizemos no dia do evento, logo cedo. 
Por ser uma das mais tradicionais Óperas de Viena, exige-se a vestimenta formal: homens de terno, e mulheres em trajes elegantes. Mas infelizmente, o dia que escolhemos para o Concerto estava extremamente frio, e apesar de ter ido com vestido elegante, não consegue deixar um sobretudo de lado (mas todas as mulheres estavam assim). E legal também saber que tem uma estação de metrô no próprio quarteirão da Staatsoper, o que significa que você vai encontrar pessoas muito elegantes andando pelo metrô para assistir a Ópera!

O Concerto que assistimos foi da Anja Harteros (soprano) com Wolfram Rieger (piano), e  foi lindo e emocionante! 

 

Durante o intervalo, local para lanchar (pago, não é incluso no ticket)

Algumas regrinhas básicas para assistir a uma ópera ou concerto:
– Ninguém tira fotos ou filma durante o evento, somente nos momentos anteriores, intervalos e final;
– Ninguém fica conversando durante o evento, o silêncio impera durante a apresentação;
– Em um concerto ou em qualquer outro show musical, só se deve aplaudir no fim do número completo. Se você não tiver certeza se acabou, espere o resto da plateia se manifestar.
Por fim, existem outros concertos e óperas oferecidas na cidade, inclusive na Stephanplatz (a praça central), ficam alguns vendedores com roupas e perucas de época oferecendo concertos para a Wiener Residenzorchester
Este concerto é mais informal e custa em torno de 50 Euros por pessoa.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “Viena e a Música

  • 13 de janeiro de 2015 em 00:30
    Permalink

    Jura que vocês levaram "roupas elegantes" até terno só para a ópera? Fala sério, que besteira!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »