Uma agradável tarde em South Street Seaport, um Distrito histórico de NYC

Por Fábio Almeida

O bom de ter ficado 31 dias em Nova York é que aproveitamos muitas atrações e conhecemos vários lugares fora da rota turística que todos estão acostumados a fazer na cidade. Já falamos anteriormente sobre esta questão de conhecer somente os pontos “famosinhos” em Nova York, como Times Square, Estátua da Liberdade, Central Park, Empire State, etc. Nova York tem muita atração que não é abordada pelos sites de dicas de viagem e que merecem destaque, como South Street Seaport, o ponto de entrada para Lower Manhattan!!!

Para sermos sinceros, ainda não tínhamos ouvido falar neste Distrito (ou bairro) de Nova York, acredito que como a maioria das pessoas. E, felizmente, fomos apresentados pela UTC – Unique Travel Collection e valeu muito a pena conhecer e curtir o local!

O Distrito Histórico de Seaport está localizado ao sul de Manhattan, entre a ponte do Brooklyn e os prédios da Wall Street, e trata-se de uma local rico em história, diversidade cultural, com lojas de grifes e outras que são únicas da região, mercados, cafés, inclusive um outro ponto do TKTS e muito mais. É um dos bairros mais visitados pelos locais e foi exatamente lá que nos sentimos como verdadeiros nova-iorquinos.

South Street Seaport, por volta do século XVIII, era de propriedade de uma família de capitães de navios (Schermerhorns). Mas foi a partir da Década de 60 que receberam investimentos para o fomento do comércio local, bem como para preservação como Patrimônio Histórico de Nova York, inclusive quando foi criado o South Street Seaport Museum, outros restaurantes e até um Shopping Center.

Como se vê do mapa abaixo, a região fica entre as ruas Pearl Street, Fulton Street, com a Brooklyn Bridge e South Street, além do Pier 16 e Pier 17, bem pequena comparada ao restante da cidade, mas que traz inúmeros entretenimentos!

 

Começamos nosso dia com a travessia da Ponte do Brooklyn, que relataremos em outra oportunidade. E como ela está ao lado de South Street Seaport, fomos andando, em um caminhada super agradável por algumas quadras, até chegar na Fulton Street, uma rua super agradável, onde existem várias lojas dentre elas a Abercrombie & Fitch, GUESS, IT´SUGAR, Lee Lee´s Forest, Local Charm, Lollipop Moon, ModaBox, Seaport Tees, Superdry, Studio Manhattan, TKTS (menos cheia que a da Times Square) e a U Name It, que foram também inauguradas no local. Para acompanhar a lista atualizada das lojas e restaurantes do local, acesse aqui.

 

E se você estiver em Nova York no inverno, o South Street Seaport oferece uma pequena pista de patinação no gelo, que achamos bem interessante para iniciantes e crianças, já que ela não é tão cheia como as pistas “modinhas” da Big Apple!
O Distrito não tem apenas lojas, restaurantes e cafés! Ele promove vários eventos e shows ao vivo durante todo o ano, por isso, programe-se e não perca nenhum dos eventos (veja a programação atualizada neste link). Inclusive, no último dia 12/05/15, teve o Dia de um cone de sorvete da Haggen Dazs (Free Cone Day at Hagggen Dazs) gratuito para todos que passassem por lá, das 16 às 20h.
O local possui banheiros públicos, entre a Fulton Street e Front Street, bem como sob o FDR no Pier 15 (78 South Street).
Já na South Street, próxima a Fulton Street, você terá acesso ao Pier 16, onde estão localizados o Water Taxi New York e Circle Line Downtown, que oferecem vários cruzeiros de todas as empresas de Nova York, e também, o interessante Veleiro Peking, construído em Hamburg, na Alemanha, em 1911, e que é um dos 6 navios que fazem parte do South Street Seaport Museum.

 

 

 

No dia que visitamos, estava um dia bem frio mas de céu azul! E assim aproveitamos para curtir um pouco do sol no Pier 16, e observar os turistas e nova-iorquinos que passavam por lá! Momento super agradável e de relax!

 

 

O Pier 17, que abrange um shopping e terraço, possui atualmente um projeto de revitalização mais sofisticado. Vejam o vídeo abaixo:

 

 

E foi lá, no Pier 17, que finalizamos nosso dia com chave de ouro! Tivemos uma visão privilegiada para a Ponte do Brooklyn, Manhattan e assistimos a um belíssimo pôr do sol, visto do terraço do Shopping, confortavelmente sentados em uma cadeira. É um ambiente super agradável!

 

O único inconveniente foi que estávamos em pleno inverno! E assim, depois que o sol se põe, por volta das 16:30h, o frio fica ainda mais intenso. E infelizmente, não conseguimos ficar muito tempo mais neste terraço. Mas em compensação, as tardes de inverno são belíssimas!

 

 

 

Não perca tempo para conhecer South Street Seaport, um Distrito Histórico acolhedor em NYC! E se você foi, conte sua experiência para o Blog, na sessão de comentários abaixo!!
Agradecemos a UTC e South Street Seaport por nos presentear com um VIP Welcome Packets! 🙂
 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »