10 Motivos para você conhecer Portugal

Triste ter que confessar a vocês um segredo, ou quase um grande erro: Portugal nunca esteve na nossa lista de desejos imediatos para visitar. E graças ao convite do IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto, órgão que regulamenta a produção de Vinhos do Porto, localizado em Porto, para participar da press trip #Douro15, tivemos o prazer de conhecê-lo antes do nosso planejamento. E ficamos realmente surpresos com tudo que vimos e experimentamos por lá! Tanto, que Portugal passou a fazer parte da nossa lista de lugares para voltar, além das outras cidade que não tivemos tempo para conhecer durante esta viagem, e ficamos interessadíssimos em explorar também.

Porto, Portugal, vista de Vila Nova de Gaia

Infelizmente, parece que o Brasil tem um pouco de preconceito com o fato de Portugal ter descoberto nosso país, ou talvez por falarem português, parece que você não viajou realmente para a Europa. Ou ainda, pelo clichê de que bacana mesmo é conhecer Paris, Londres, Viena, Ibiza… etc! Tsc Tsc! Você não sabe o que está perdendo! Para começo de conversa, Portugal é a casa de um dos vinhos mais famosos do mundo, o Vinho do Porto, tem uma culinária deliciosa e possui uma vasta riqueza cultural.

Listamos abaixo 10 motivos para você conhecer Portugal. E se o país ainda não está na sua “wish list“, temos a certeza de que depois que ler este artigo, você se sentirá extremamente tentado a conhecê-lo o quanto antes.

MOTIVO 1: Voo Direto do Brasil

A principal Companhia Aérea que atua em Portugal é a TAP. E a empresa possui voos diretos para Lisboa a partir de várias capitais brasileiras como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife…). Sempre quando vamos para a Europa, acaba que chegamos super cansados no primeiro dia, porque a logística é quase sempre São Paulo, alguma grande capital na Europa, e outro voo até nosso destino final. Os voo para Portugal são diretos! E a partir de Belo Horizonte são apenas 9 horas.

MOTIVO 2: Idioma

A Europa é uma grande mistura de idiomas! E mesmo os países localizados bem próximos, costumam ter o idioma totalmente diferente, como Italiano, o Francês, Neerlandês, Espanhol, Tcheco, dentre outros. Já passamos por algumas cidades e vilas, durante nossas road trips, que as pessoas realmente não entendem nada de inglês (que ainda é o bom básico universal!). E o bom de Portugal é exatamente a proximidade da língua portuguesa com a nossa, você percebe apenas um sotaque mais diferente!

Já recebemos várias perguntas de pessoas inseguras com a questão do idioma do país a ser visitado. E se a pessoa não sabe falar outra língua, isso é meio complicado mesmo, e pode se sentir mais inseguro. Pelo menos o básico de inglês é bom saber para se comunicar! Portugal não tem nada disso! O idioma é Português! Só tem um problema!! Rapidinho você vai começar a falar sem perceber “um bocadinho“, ou até mesmo “estou a esperar o avião!” 🙂 Mas isso é bom, ora pois!

MOTIVO 3: Clima

Outra insegurança e desconforto durante uma viagem à Europa é o clima! Dependendo da época que você vai, o país está muito frio, ou nevando, etc. Neve é realmente lindo! Mas você acha lindo somente nas primeiras horas. Depois você já começa a sentir ainda mais frio, se sua roupa não for impermeável você vai ficar molhado… e por aí vai até a neve começar a atrapalhar seus passeios.

O clima de Portugal é bem diferente do restante da Europa! Pode ter certeza que você não sentirá frio ao extremo! Nem a neve vai atrapalhar seu roteiro! Você no máximo vai pegar dias de verão mais intensos! Portanto, Portugal é bom praticamente o ano todo! Mas se quer uma dica de um período bem bacana para visitar a Europa? Entre maio a setembro.

MOTIVO 4: Portugal é bem mais barato que outras cidades da Europa

Fizemos duas viagens para a Europa praticamente em seguida! Estávamos na Holanda, Luxemburgo e Bélgica, e em menos de uma semana depois, estávamos em Portugal. Infelizmente, com nossa moeda desvalorizada, tudo com o Euro fica em mais caro. Mas a diferença dos preços da primeira viagem para a segunda estava gritante!!!! Portugal é pelo menos 40 a 50% mais barato que outros países da Europa.

Só para um comparativo, um lanche para nós dois na primeira viagem, ficava geralmente em 12 a 14 Euros. Em Portugal, ficava em torno de 5 Euros para os dois.

MOTIVO 5:  Excelente Gastronomia

Antes de conhecer Portugal, nosso conceito de comida portuguesa era: Pastéis de Belém, Bolinho de Bacalhau, Bacalhau do Porto, Azeite… Que pobre este nosso conceito! A comida portuguesa é espetacular e vasta! Só do Bacalhau partem diversos pratos! Comemos todos os dias maravilhosamente bem, e  para não ficar com a consciência pesada, é bom perder alguns quilos antes da sua viagem!

Cogumelo assado
Bacalhau gratinado
IMG_4652
Salada de Bacalhau

E os doces portugueses?? Bem, isso também é um caso à parte! Prepare-se!

IMG_4845 (2)
Pudim Português
IMG_5271
Pera assada com Vinho do Porto
IMG_5464
Pastéis de Belém

MOTIVO 6: Os vinhos

Portugal é a casa de um dos vinhos mais famosos do mundo: o Vinho do Porto. E diferente do que a gente acha, não existe somente um tipo deste vinho. Existem vários tipos: o Ruby, o Tawny, o Vintage, o Rosé, e tem até Vinho do Porto Branco, que é maravilhoso! E os Vinhos do Porto somente podem ser fabricados na região Demarcada do Douro. Ou seja, em nenhum outro lugar do mundo você vai poder visitar e degustar na fonte esses famosos vinhos!

IMG_4423

IMG_5165 (2)

Para quem aprecia vinhos de mesa, saiba os vinhos da região são maravilhosos, especialmente os de Douro, que foi a região que visitamos.

IMG_5209

IMG_5061 (2)

IMG_4545

IMG_4404

MOTIVO 7 – Facilidade de se locomover no País

É extremamente fácil e barato se locomover em Portugal. Existem os comboios (como eles chamam os trens) que vão para todos os cantos do País. Inclusive tivemos a experiência de viajar entre Porto-Lisboa-Porto, no Comboio Alfa, que são os trens rápidos (em torno de 200 km/h, trajeto em 2h30) e foi super cômodo, eficiente e em conta. Na ida, para experimentar a 1ª Classe, pagamos um pouco mais de 40 Euros, e na volta, no vagão de classe econômica, pagamos quase 30 Euros.

Mapa dos Comboios (Trens) de Portugal

Existe a possibilidade de utilizar o transporte aéreo para algumas cidades, também. De Lisboa a Porto, por exemplo, são menos de 45 minutos!

MOTIVO 8: Receptividade dos Portugueses

Diferente de alguns países que torcem o nariz para Brasileiros, os Portugueses são super gentis, agradáveis e têm muito carinho conosco. Você encontra vários lugares com o nome “‘à Brasileira”, Café Brasil, etc., mesmo que não tenha nada do Brasil, a não ser o nome!

MOTIVO 9: Diversidade de lugares para visitar

Portugal é um país que agrada a vários gostos. Tem gente que deixa de ir a tal lugar, porque não gosta de praia. Quer determinado lugar por causa da gastronomia, mas quer esticar em outro que fala sobre religiosidade. Portugal é uma grande mistura! Vai de praia, a cidades históricas, turismo religioso, roteiro gastronômico, tem um dos maiores destinos de enoturismo, que é a região do Douro, tem castelos e lindas paisagens! Dá para conhecer muitas coisas diferentes em um mesmo país!

MOTIVO 10  – Por que Portugal é a nossa história, a nossa origem!

Conhecer a história de Portugal é conhecer a história do Brasil, porque as histórias estão intimamente ligadas! Será que você não quer conhecer de perto nossa história? Ver de onde partiam as navegações? Os Museus que transbordam ensinamento e história? As semelhanças entre Portugal e Brasil? Dentre outras coisas.

Então, se Portugal ainda não entrou na sua lista de desejos, pode incluir e confira você mesmo tudo isso que a gente disse!

Visite Portugal!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 thoughts on “10 Motivos para você conhecer Portugal

  • 10 de outubro de 2018 em 05:44
    Permalink

    Bom dia, queríamos deixar uma sugestão de visita pelas principais vilas e cidades históricas da região do Minho no norte de Portugal, 1º visitar Guimarães (berço de Portugal) 2º Braga (a Roma Portuguesa, tem mais de 2000 anos história) 3º Ponte de Lima (a vila mais antiga de Portugal) e por último 4º Valença do Minho (uma cidade dentro de umas muralhas na fronteira com a Espanha). Basta seguir as estradas N101 e N201 atravessa o Minho e fica a conhecer muita história desta terra com muito verde, região de onde outrora emigraram muitos Portugueses para outros lugares levando o seu famoso Lenço dos Namorados para não esqueçer o seu amor de Portugal. Cumprimentos da Quinta Dom José Turismo Rural

    Resposta
  • 15 de outubro de 2015 em 14:49
    Permalink

    Adorei o post! Estou indo para a Portugal em dezembro, e estava um pouco frustrado com o fato de não poder conhecer outros países! Depois de uma vasta pesquisa, vi que posso encontrar tudo o que desejo dentro de um só país! Estou animadíssima com a viagem! Estou preparando um roteiro de 40 dias por lá!
    Adorei o post! Sigo vocês no Instagram também!
    Sucesso para vocês!!

    Resposta
    • 16 de outubro de 2015 em 18:36
      Permalink

      Que bom saber que o post te ajudou um pouco!
      Tenha certeza de que você amará Portugal!
      E terá muito tempo para conhecer bastante coisa legal por lá!
      Quais cidades está pensando visitar?

      Resposta
  • 5 de outubro de 2015 em 20:23
    Permalink

    Belo post! Portugal é mesmo uma grande surpresa na Europa! Um país que tem muita coisa para nos mostrar, com uma rica gastronomia e belas paisagens!!!! Amooo e não vejo a hora de voltar!! Que bom que curtiram!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »