Dois passeios imperdíveis pelo Vale do Douro, em Portugal

Durante nossa passagem pela região do Vale do Douro, em Portugal, realizamos dois passeios os quais são bem interessantes para quem quer conhecer mais sobre a região e ter uma melhor visão de toda a extensão do local. Assim realizamos o passeio de Barco pelo Rio Douro e o passeio de trem pelo trecho entre de Pinhão a Pocinho. Na verdade, este momento foi de descontração, tranquilidade e até descanso.

A press trip que realizamos pelo #Douro15 teve a agenda cheia todos os dias! Tinha dia que mal chegávamos em um local, e tínhamos uma hora (ou menos) para tomar banho, arrumar e nos prepararmos para um jantar com mais provas de vinhos. A gente amou tudo isso, porque estávamos em um país maravilhoso, com pessoas atenciosas e carismáticas, comendo o melhor da culinária portuguesa, e degustando vinhos mais que especiais! Só temos que agradecer! Mas o corre-corre acaba cansando qualquer pessoa, e estes dois passeios foram meio que um time à nossa correria! Nós realmente curtimos muito a paisagem e este momento de só apreciar a paisagem!

Já viram os posts sobre nossa press trip #Douro15? Confiram através dos links abaixo:

Os dois passeios que saem de Pinhão, podem ser feitos no mesmo dia! Fizemos primeiro o passeio de Barco, que durou uma hora, e de lá seguimos direto para a estação de Pinhão, onde partiu o comboio para a cidade de Pocinho, última cidade da linha férrea deste trecho. O passeio de trem durou em torno de 1h, e custa menos de 10 Euros, (o trecho não contém valor no site da Empresa em Portugal para deixarmos atualizado).

IMG_4725

Passeio de Barco:

Realizamos o passeio de barco com a empresa Magnífico Douro, que possui diversos tipos de passeios, desde o mais simples e básico, ao mais requintado e especial, incluindo degustações de vinho e da culinária local.

IMG_4684

IMG_4737

O trecho percorrido pelo barco durante o passeio foi extremamente tranquilo e calmo. E em épocas de calor, é possível uma parada no Rio Douro para um mergulho. Como fomos em setembro, as águas estavam mais geladas e ninguém animou tomar um banho no Rio. Mas para quem for em outras épocas do ano (lembrando que o verão em Portugal é extremamente quente), consulte a empresa sobre a possibilidade de mergulho e aproveite!

IMG_4687

IMG_4680

IMG_4736

12027546_1133149950046274_6947205854144477720_n

IMG_4745

Para maiores informações sobre o passeio, valores de outros tipos, etc., acesse o site da empresa aqui. Ou se você já estiver no local, dirija-se ao escritório da empresa localizado na Rua Antônio Manuel Saraiva, 57, Pinhão. E-mail: [email protected].

Passeio de Trem, ou melhor, de Comboio:

Logo que finalizamos o passeio de barco pelo Rio Douro, nos dirigimos para a estação de Pinhão, de onde partiria o comboio até Pocinho. A estação foi uma grata surpresa, pois possui alguns quadros com belíssimas pinturas nos azulejos, onde é contado um pouco da história do Vale do Douro.

IMG_4758

IMG_4760

IMG_4755

Para consultar horários e adquirir tickets, aqui. Mas também é possível adquirir antes do horário da partida (lembrando que o trem sai impreterivelmente no horário informado, então tente chegar antes).

IMG_4761

IMG_5323

O percurso do trem entre Pinhão e Pocinho é também muito tranquilo, e um passeio super agradável, com belíssimas paisagens, e de onde é possível entender e avistar a extensão do Vale do Douro, do Rio Douro, ver as vinícolas, as vinhas, e toda a mágica que o homem faz naquele terreno tão acidentado, que produz excelentes vinhos!

IMG_4764

IMG_4787

IMG_4791

IMG_4802

No final do percurso, onde realmente saltamos para visitar continuar nossa viagem pelo #Douro15, também existem outras vinícolas com possibilidade de visita e degustação de vinhos. No próximo post, vamos falar da nossa visita em uma vinícola familiar, com excelentes vinhos, e onde foi preparado um delicioso almoço sob parreiras carregadas de uvas!

Mas se você não quer visitar nenhuma vinícola, pode aguardar pelo próximo comboio e voltar até Pinhão. Isso, por si só, já é um excelente passeio!

Assista ao vídeo aqui:

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

4 thoughts on “Dois passeios imperdíveis pelo Vale do Douro, em Portugal

  • 23 de fevereiro de 2018 em 10:36
    Permalink

    Oi Fabiane! Muito bom o artigo.
    Estou com viagem marcada pra lá no fim de junho. Me parece que vocês fizeram um passeio mais independente.
    Vocês tinham carro? É necessário carro pra se locomover da estação do pinhão para as quintas? Da pra andar de uma quinta a outra?
    Obrigada!

    Resposta
    • 4 de março de 2018 em 15:11
      Permalink

      Olá, Renata!
      Fizemos esta viagem a convite do Instituto de Vinhos do Douro e Porto. Então, eles organizaram com a Catavino, que faz este tipo de tour em Portugal.
      Mas você pode ir de trem, a partir de Porto, ou alugar um carro.
      Acho que alugar carro fica até mais cômodo para conhecer as vinícolas, já que elas são um pouco distantes uma das outras.
      Beijos

      Resposta
  • 3 de fevereiro de 2017 em 13:29
    Permalink

    Oi!!! Adorando as dicas… Vamos em um grupo grande … então temos que organizar bem!!! Estou precisando saber qual viniculas no final do passeio de trem… São boas? Podem me passar os nomes!!

    Muito obrigada
    Cláudia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »