Roosevelt Island, em Nova York

Dia de compartilhar um passeio muito bacana e muitas das vezes pouco explorado pelos turistas em geral quando visitam Nova York: “Roosevelt Island.” Esta estreita ilha pertence ao “borough” de Manhattan e está localizada no “Ester River,” entre a 46th e a 85 th, possui cerca de 3,2 Km de comprimento e 240 m de largura, com população estimada em menos de 10 mil habitantes. Você pode perguntar: o que tem demais nessa “Roosevelt Island”?

Na minha opinião, são 3 os atrativos principais: conhecer uma região fora do circuito turístico básico de NYC; ter a oportunidade de visualizar Nova York de um ângulo diferente, ou seja, do alto do “Roosevelt Island Tramway”, e caso tenha sorte, se deleitar com um belo “Sunset” de num ponto privilegiado da ilha, com vista magnífica do “skyline” de Manhattan.

ross11
Ao fundo, a ilha de Manhattan

Nossa sugestão: reserve uma tarde para conhecer o prédio das Nações Unidas, para logo após visitar a “Roosevelt Island”, e caso sobre tempo, não deixe de caminhar pela região dos endinheirados novaiorquinos e de todo mundo do “Upper East Side”.

Anote o local do início deste passeio: 1st Avenue, entre as ruas 45th St e 46th St, exatamente na entrada de visitantes para a ONU, onde é possível visualizar o prédio imponente, esse mesmo que os líderes das nações membros estão sempre presentes, discutindo e fazendo recomendações sobre os mais diversos e importantes assuntos, que interferem diretamente nas nossas vidas.

Para chegar é muito fácil: você pode pegar as linhas 4, 5, 6 ou 7 do metrô e descer na “Grand Central Station”. Caso não queira caminhar até a 1st Ave, basta pegar o ônibus M42, lembrando que as linhas que possuem paradas próximas à entrada de visitantes são: M15, M42 e M50.

ross09
ONU

A ONU possui inclusive uma visita guiada muito interessante, porém pouco conhecida e divulgada, que dura cerca de 1 hora ao preço de $ 16 e que infelizmente não conseguimos agendar. Caso tenha sorte e disponibilidade, clique aqui para o agendamento. Aproveitamos para tirar algumas fotos e registrar a presença brasileira com a bandeira nacional mais linda do mundo.

roos02
A bandeira mais linda do mundo!!

Após uma série de fotos num dos locais mais famosos do mundo, hora de uma pequena caminhada de cerca de 20 minutos até o “Roosevelt Island Tramway“, praticamente na esquina da 59th Street e 2Ave, para iniciarmos a travessia pelo East River até a Roosevelt Island.

O “Roosevelt Island Tramway” foi construído em 1976, originalmente apenas como um meio temporário de transporte para os moradores da ilha, tornando-se anos depois permanente, e atualmente considerado um tesouro para os nova-iorquinos e visitantes de todo o mundo.

Vale lembrar que o passeio dura apenas quatro minutos, e no entanto, oferece vistas espetaculares de NYC, e já foi inclusive elogiado pelo “New York Times” como “a vista mais emocionante de Nova York!”

O custo é de apenas US $ 2,25 em cada trecho (US $ 4 para ida e volta), e estudantes não pagam. Idosos e portadores de necessidades especiais pagam US $ 1,00 em cada trecho.

ross06
Let’s go!!

Cada cabine acomoda cerca de 125 pessoas, com cerca de 115 viagens por dia durante a semana e cerca de 100 nos fins de semana.

Ele desliza em cerca de 26 km/h, chegando e no seu auge, ele sobe para quase 80 metros de altura acima do East River. Duas cabines fazem a corrida a cada quinze minutos, das 6:00 às 02:30 (03:30 nos fins de semana) e de forma contínua inclusive durante o horário do “rush”.

Nas próximas fotos e vídeo, um pouco da travessia entre a ilha de Manhattan e a “Roosevelt Island”.

img_0931

img_0936

roos04
Enjoy!!
roos05
East River em destaque!!

img_0958

Chegando na ilha, aproveite para tirar muitas fotos, seja do East River ou da ilha de Manhattan, sob ângulos pouco utilizados pelos turistas.

Caso tenha um tempo maior disponível, aproveite para conhecer a ilha através do ônibus gratuito disponibilizado, ou ainda caminhando pela orla ao lado do East River.

ross10

Não deixe de visitar o Sul da Ilha e seu belíssimo parque, já nas proximidades do prédio da ONU, onde terá a oportunidade de tirar as melhores fotos do “skyline” de Manhattan.

ross13

Este talvez seja um dos passeios mais tranquilos de Nova York, longe da famosa “muvuca” da Times Square ou de “Midtown”, ótimo para espairecer e conhecer um lado menos “modinha” de NYC.

ross12
Skyline de Manhattan

Outra curiosidade: ao longo dos anos, a “Roosevelt Island” foi palco de diversos filmes de Hollywood, de “Homem-Aranha” a “Gangues de Nova York”, de “Tartarugas Ninjas” a “Água Negra”, do brasileiro Walter Sales.

Enfim, um passeio que adoramos e recomendamos aos viajantes de plantão!

Aproveite para ver nosso roteiro de 7 dias em Nova York AQUI.

Veja todos os posts de Nova York AQUI.

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

2 thoughts on “Roosevelt Island, em Nova York

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »