Hiking na Serra do Cipó (Alto Palácio, Vale do Travessão, Duas Pontes)

Dia de compartilhar mais um Hiking fantástico que tivemos o prazer de participar: Travessia Alto Palácio x Duas Pontes, via Vale do Travessão e cachoeira dos Espelhos, no famoso e belíssimo Parque Nacional da Serra do Cipó. E o mais bacana: foi um Hiking de última hora, organizado pelos nossos queridos amigos da “EcoPix – Trekking & Hiking” (para saber mais, clique AQUI), a pedido dos próprios “Hikers”, pois afinal de contas, era feriado e estávamos sedentos para fugir do lugar comum.

Como de costume, chamada às 6hs em frente ao Edifício JK, no Barro Preto, embarque sem atraso às 6:30hs para a primeira parada cerca de 40 km depois, já na cidade de Lagoa Santa para o indispensável café da manhã, lembrando que estamos falando de 20 km de caminhada ao longo de 8 horas.

Abaixo um pequeno resumo da atividade:

Mapa da trilha Alto Palácio x Duas Pontes, via Wikiloc

Após o café da manhã reforçado, mais 75 km, ou cerca de 1 hora e 20 minutos depois até o nosso ponto de partida: A sede “Alto do Palácio“, situada na rodovia MG 010, Km 121, à margem direita da rodovia no sentido da cidade de Conceição do Mato Dentro, um pouco a frente e do lado oposto à famosa estátua do Juquinha, ponto turístico muito conhecido no local.

Pesquisei na internet e descobri que Juquinha era um eremita que habitava os grotões da região e encarnava o espírito de liberdade e natureza. Hiking também é história!!

Fato interessante: O Alto Palácio foi a primeira infraestrutura edificada no Parque Nacional da Serra do Cipó. Funcionou como sua sede administrativa durante os seus primeiros anos e foi inaugurada em 27 de setembro de 1984, praticamente na mesma data do decreto de criação da unidade (25 de setembro de 1984).

Impressionante a mudança climática durante o deslocamento, pois saímos de Belo Horizonte com a temperatura na faixa dos 22 graus e céu limpo, e chegamos no Alto Palácio com a temperatura em incríveis 14 graus e neblina forte. A aventura estava apenas começando…

Alto Palácio, Parque Nacional da Serra do Cipó.

Após o acerto dos últimos detalhes e pausa obrigatória para muitas fotos, hora de iniciarmos o nosso Hiking, considerado pela equipe como “Fácil” para hikers mais experientes e “Moderado” a “Difícil” para iniciantes, ou seja, de nível 3 em intensidade física e 2 em relação à dificuldade técnica numa escala de 0 a 5, lembrando que a avaliação sempre é muito subjetiva, pois depende do preparo físico e experiência de cada participante.

A primeira parte do percurso possuía distância de cerca de 8,5 km entre o ponto de partida no “Alto Palácio” até o magnífico Vale do Travessão em aproximadamente 2,5 a 3 horas em ritmo moderado. E os primeiros 50 minutos da caminhada foram um deleite a parte: um frio agradável e muita neblina, sendo que após a primeira subida você perde qualquer contato a civilização, ficando tudo restrito ao vento e aos sons das montanhas, um verdadeiro mergulho naquelas belas matas baixas de campos rupestres e flores selvagens.

Momentos únicos de paz, reflexão e para apreciar as lindas paisagens, sem moderação!

Hiking no Parque Nacional da Serra do Cipó

A trilha é muito bem demarcada, com morros de pequena inclinação, e após os primeiros 20 minutos, o corpo já está aquecido e ávido por novos desafios. É fácil constatar durante o trajeto os afloramentos de quartzito na vegetação rasteira de campos rupestres, uma paisagem que domina quase toda caminhada.

Uma hora depois e a neblina simplesmente desaparece, dando lugar a um belo céu azul com algumas nuvens, e a temperatura inicial de 14 graus sobe repentinamente para 21, obrigando os “prevenidos” a guardar a jaqueta de frio. O primeiro mirante surge ao final de seis quilômetros, oportunidade para apreciar os lindos vales distantes e os inúmeros riachos, sem esquecer, é claro, dos jardins de sempre-vivas, companheiras constantes durante boa parte da caminhada.

Jardim de Sempre-Vivas no Parque Nacional da Serra do Cipó

Mais 2 km, e após subidas e descidas íngremes, o ponto alto do nosso Hiking: o “Vale do Travessão”, localizado a 1.052 metros de altitude e um visual simplesmente fantástico.

Trata-se de um impressionante penhasco que rasga a Serra do Espinhaço em um enorme “fenda”, que é o divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco. Numa rápida pesquisa na internet, constata-se que alguns “malucos” às vezes se arriscam na descida, onde a inclinação pode chegar a 80 graus, usando, claro, corda e equipamento de rapel, em local onde qualquer acidente pode ser fatal.

Como nosso hiking passa longe de qualquer perigo, aproveitamos a parada para admirar a paisagem, degustar um delicioso lanche, e claro, tirar muitas e muitas fotos, em uma paisagem de cair o queixo!

Vale do Travessão, Parque Nacional da Serra do Cipó

Após o “pit stop”, a segunda parte do trajeto: caminhada de cerca de 10km do Vale do Travessão até Duas Pontes, tudo em cerca de 3 horas. Os primeiros 40 minutos foram os mais desgastantes de todo hiking: subidas bem puxadas, forte calor e o consequente desgaste de mais de 3 horas de caminhada. Mas a recompensa vale a pena: a belíssima Cachoeira dos Espelhos.

Cachoeira dos Espelhos, Parque Nacional da Serra do Cipó

Com as forças renovadas, reiniciamos a caminhada para o último trecho de cerca de 2 horas, passando por um jardim de samambaias selvagens, e depois, a última hora talvez a mais prazerosa de toda atividade: temperatura extremamente agradável já no fim do dia, trilha com pouquíssimos obstáculos e um pôr-do-sol de tirar o fôlego!!

Ao final das atividades, com a certeza do dever cumprido, parada para a tradicional resenha, com direito a macarronada, PF (Prato feito), omelete e muitas histórias para contar!

Próximo Hiking: Santuário do Caraça!!

Pôr-do-sol no Parque Nacional da Serra do Cipó

Veja o nosso vídeo do Hiking no Parque Nacional da Serra do Cipó, e aproveite para se inscrever em nosso canal:

 

Hiking realizado com o Ecopix Trekking e Hiking

Valor: R$ 80,00 por pessoa.

Veja outro Hiking que realizamos no Parque Nacional da Serra do Cipó, AQUI.

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

2 comentários em “Hiking na Serra do Cipó (Alto Palácio, Vale do Travessão, Duas Pontes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!