Dicas para economizar em uma viagem pelo Reino Unido

Na última semana, recebemos um e-mail de atualização e notícias do Visit Britain e tivemos a maravilhosa notícia de que, neste ano, houve um forte crescimento de viagens de Brasileiros para o Reino Unido. E antes de ler os motivos relatados pelo Vice Presidente Executivo das Américas e o Diretor do Visit Britain no Brasil, nos questionamos o que teria aumentado este número: será a descoberta pelos Brasileiros de que o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) possui paisagens incríveis para todos os tipos de gosto? Ou será que os Brasileiros compreenderam que dá para economizar até mesmo em uma viagem pelo Reino Unido, que é conhecida por ser um destino caro? Então, como ficamos um mês viajando de trem pelo Reino Unido, finalizando nossa viagem em Dublin, na Irlanda, angariamos várias dicas de como economizar em uma viagem pelo Reino Unido, as quais compartilhamos agora com vocês.

1 – Viaje de Trem:

Foi a melhor escolha para nossa viagem! A malha ferroviária no Reino Unido é muito ampla (mapa AQUI), atinge várias cidades (só na Irlanda do Norte que não conseguimos ir de trem a partir da Escócia), é rápido, seguro e ainda barato! Isso mesmo! Pagamos preços incríveis em cada deslocamento, o que ajudou muito no custo da nossa viagem.

Mas para valer a pena mesmo, o ideal é comprar nos sites da National Rail ou Virgin Train. Você pode comprar o Britrail Pass, a venda no Visit Britain Shop que inclui viagens ilimitadas de acordo com cada plano escolhido. Este passe só vai valer a pena se for viajar muito mesmo pelo Reino Unido. Pois se for um ou outro bate-volta, o valor não compensa! Veja mais detalhes AQUI.

E compre os bilhetes com antecedência.

2 – Utilize o Transporte Público:

Aproveite muito o transporte público no Reino Unido, que é de excelente qualidade e muito mais barato que ficar pagando por um táxi. Acho que vale a pena, pelo menos uma vez, andar no famoso Black Cab. Mas eles são muito caros, e o trânsito pode não ajudar…

Observe se há estação de metrô próximo ao endereço de seu hotel, e se sim, opte também pelo transporte público entre estação de trem e hotel, inclusive do aeroporto para o hotel. Em Londres, contamos AQUI como ir do aeroporto ao Centro utilizando o transporte público.

3 – Hospedagem:

As hospedagens no Reino Unido são mais caras, exatamente pelo fato de que nossa Moeda ainda está desvalorizada em comparação com a Libra. Então, o ideal é olhar com atenção antes de escolher a hospedagem, e não fechar no primeiro hotel que parecer uma boa opção.

Bem antes de iniciar esta vida de blogueiros e compartilhar opiniões de hospedagens, já éramos fãs da Rede Accor. Então, sempre pesquisamos primeiro se há alguma opção dos hotéis da rede na cidade, e se tem, os da marca Ibis costumam ser bem mais em conta que os demais. Veja a quantidade de hotéis da Rede Accor disponíveis no Reino Unido.

A Rede Accor também realiza algumas promoções que oferecem diárias ao redor do mundo com 50% de desconto. Vale a pena ficar sempre atento a estas promoções.

Consulte os hotéis no Booking.com também, sempre observando a localização, pois próximo das estações de metrô facilitam muito a locomoção e você não vai gastar com táxi.

Outro detalhe que também ajuda a fazer uma viagem econômica no Reino Unido é não tomar o café-da-manhã nos hotéis. Geralmente, se o café-da-manhã não é incluso na diária, o valor pago a parte é bem mais caro. Mais abaixo, contamos alguns lugares que valem a pena tomar café-da-manhã no Reino Unido.

4 – Viaje com mala pequena:

A cada viagem que realizamos, temos concluído ainda mais sobre os benefícios de viajar com uma mala pequena. E para uma viagem econômica no Reino Unido, isso vai facilitar muito na sua locomoção no transporte público. Pois se você estiver com mala grande, será quase impossível (ou muito difícil) se locomover nas estações de trem, metrô e até mesmo na rua.

E outro detalhe: é muito comum ver as pessoas com mala pelas ruas no Reino Unido. Nesta última viagem, por exemplo, viajamos com uma mala média de 20 kgs para cada, e uma pequena (foto abaixo), e andamos tranquilamente pelas estações, ruas, etc.

Pelas ruas de Londres com uma mala pequena

5 – Aproveite das atrações gratuitas:

No Reino Unido, existe uma grande quantidade de atrações gratuitas. Então, antes de viajar, consulte as atrações que são gratuitas na cidade e aproveite para explorá-las. Londres, Manchester e Liverpool, por exemplo, possuem várias atrações gratuitas.

6 – Compre o passe das cidades:

Outra forma de economizar em uma viagem pelo Reino Unido é comprando os passes que cada cidade oferece. Mas eles só valem a pena se você for visitar muitas das atrações disponíveis.

Para ver se vale a pena adquirir o passe, eu costumo olhar o preço de todas as atrações que desejo visitar, somo o valor e comparo com o valor do passe.

London Pass: uma das formas de economizar em sua viagem no Reino Unido

7 – Visit Britain Shop:

Compre com antecedência os ingressos com descontos no site do Visit Britain. Veja sempre as promoções disponíveis AQUI.

8 – Ingressos online:

Outra excelente opção para economizar em uma viagem no Reino Unido é adquirir os bilhetes online. Isso por quê é mais barato adquirir pela internet (nos sites oficiais ou diretamente do site do Visit Britain Shop), do que na portaria da atração.

E o valor dos combos de atrações também costumam ser muito interessantes.

9 – Cartão de Crédito

Apesar da maioria dos lugares aceitar o cartão de crédito, para o pagamento de valores pequenos como um lanche, um café, etc., isso evita que você pague IOF pelo menos para estes pequenos valores.

1o – Comida Boa e Barata:

Se você comer todos os dias nos restaurantes das cidades, provavelmente desembolsará um valor razoável e significante durante a sua viagem. Mas você pode economizar, também, comendo em alguns lugares que oferecem refeições rápidas e com um preço bem mais em conta.

Os Pubs, por exemplo, são excelentes opções! Oferecem, além de excelentes cerveja, boas refeições com um preço acessível!

Alguns lugares que a gente gosta bastante no Reino Unido são: Pret a Manger, EAT, Caffè Nero e Costa Coffe. Geralmente, nestes lugares dá para tomar café-da-manhã, fazer um lanche ou uma pequena refeição próximo do horário do almoço, ou até mesmo tomar uma sopa bem quentinha, comer uma salada, ou até mesmo uma massa, no final do dia.

O Pret a Manger é um tipo de fast food britânico que oferece alimentos orgânicos e naturais. Ficamos fãs desta franquia! 🙂

Pret a Manger, comida natural e orgânica no Reino Unido
Pret a Manger, comida natural e orgânica no Reino Unido
Pret a Manger, comida natural e orgânica no Reino Unido

Outros lugares que também oferecem refeições bem mais em conta são nos Mercados Municipais e nas Feiras Gastronômicas, sem falar que possibilita que você experimente uma deliciosa comida local.

Se estiver voltando no fim do dia e bateu aquela fome, os supermercados como Tesco ou Sainsbury’s são ótimos!

11 – Compras:

Tem produto que vale a pena comprar no Reino Unido, assim como tem produto que não vale a pena. Mas uma loja que eu adoro comprar por lá é a Primark. Os valores são ótimos e você encontra muita coisa boa, diferente e bonita.

Se tiver interesse em outros produtos, durante o inverno, por exemplo, há muitos descontos e promoções no Reino Unido. Encontramos casacos da Zara com o preço excelente, além de vários produtos em lugares conhecidos para compra como o famoso Harrods, em Londres.

Para souvenirs e lembrancinhas da viagem, os preços das Feiras ou Mercados Municipais são muito mais em conta, que comprar no lugar das próprias atrações! No Mercado de Camden Town, por exemplo, encontramos excelentes preços para lembrancinhas, souvenir e artigos de decoração. Mas deve ter atenção ao comprar fora das atrações, pois nem sempre contam com a mesma qualidade do lugar oficial.

E outro lugar que vale muito a pena passar é na Poundland, uma espécie de loja que vende tudo a 1 Libra! Você encontra chocolates, artigos de decoração, brinquedinhos, e várias outras coisinhas inacreditáveis! Para terem ideia, sabem aquelas placas de porcelana com a escrita “Love”? Compramos umas lindas por apenas 1 Libra! 🙂

Como economizar em uma viagem no Reino Unido (Poundland)

12 – Não ligue do Hotel:

As ligações realizadas dos hotéis são caríssimas! Melhor utilizar o wifi para ligar do WhatsApp, ou até mesmo pelo Skype. Sempre temos crédito em nosso Skype para utilizar em ligações que não sejam possíveis através do WhatsApp.

13 – Intercâmbio no Reino Unido:

Se quiser economizar no Intercâmbio, veja a possibilidade de escolas em Manchester, Liverpool, ou Oxford, por exemplo. Um intercâmbio em Londres é glamouroso! Mas é bem mais caro que nestas outras cidades!

***

Estas são as dicas que temos para economizar em uma viagem pelo Reino Unido. Você tem alguma? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Para roteiro de viagem de trem no Reino Unido, clique AQUI.

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 comentários em “Dicas para economizar em uma viagem pelo Reino Unido

  • 19 de julho de 2017 em 22:27
    Permalink

    Olá! Estive no Reino Unido em 2015 e quero voltar! Encantador!
    Levei dinheiro em espécie e no cartão de débito, mas precisei usar o cartão de crédito e paguei IOF, quando chegou a fatura. Teve alguma mudança?

    Resposta
    • 21 de julho de 2017 em 10:34
      Permalink

      Olá, Tânia!
      Não mudou não! É isso mesmo que você disse. Eu só expliquei no post que vc pagar em dinheiro, valores pequenos, evita o pagamento do IOF (que é devido quando pago com o cartão, que consequentemente o pagamento vem na próxima fatura)!
      Abs,

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
error: Content is protected !!