Tour no Anfield Stadium, em Liverpool

Confesso que na Inglaterra sou torcedor fanático do Liverpool, e não me perguntem o motivo!! E lembrar do Liverpool é lembrar do Anfield Stadium… e estar em Liverpool, significa a possibilidade de fazer um tour no Anfield Stadium.

Talvez por influência dos Beatles, uma das minhas bandas preferidas, ou pelos títulos da Copa dos Campeões da Europa no final dos anos 70 e início dos anos 80, ou ainda pela belíssima camisa vermelha, na minha opinião a mais bonita do mundo depois do Galo e Borússia Dortmund, sem esquecer, é claro, do título da Champions League de 2005, naquela sensacional e inesquecível partida contra o Milan, em que os Reds de Liverpool conseguiram empatar um jogo depois de estarem perdendo por 3×0 no 1 tempo e ainda levantarem o caneco após vitória nos pênaltis.

Fato é que visitar o “Anfield Stadium” estando em Liverpool não passava de obrigação.

Infelizmente, no período em que estivemos na cidade, o Liverpool disputou o maior clássico da Inglaterra contra o grande rival Manchester United, jogo realizado na cidade de Manchester, em que tivemos que nos contentar em assistir e torcer degustando algumas saborosas brejas num típico pub britânico, cujo resultado não agradou os REDS e tampouco os REDS DEVILS: 1X1.

Então, o jeito foi adquirir ingressos para um tour num dos maiores templos do futebol britânico: “Anfield Stadium”, casa do clube inglês com maior número de títulos na Champions League (5) e 2 maior número de títulos na Premier League (18), atrás apenas do Manchester United (20).

Como adquirir tickets para o tour no Anfield Stadium

Basicamente o Estádio disponibiliza 3 atividades para os visitantes: o Tour pelas instalações do Estádio (Preview Stadium Tour), o museu interativo do clube (Liverpool FC Story) e uma exposição de um dos maiores craques da história do clube (The Steven Gerrard Collection).

O preço apenas do Tour foi de 17 libras (preços em janeiro/17). Já o ticket conjunto do museu do Liverpool + exposição Steven Gerrard saiu por 10 libras. (Para escolher e comprar os tickets, além de agendar a visita ao gosto do cliente, clique AQUI).

Decidimos pela overdose de Liverpool, e adquirimos com antecedência pelo site o trio completo de atividades, ao preço de 27 libras.

Como chegar ao Anfield Stadium 

Chegar no Anfield Stadium é muito fácil, e abaixo enumeramos algumas opções:

  • Essa foi a nossa opção: linha de ônibus 917, saindo de St Johns Lane, em frente à Estação de Lime Street, com parada em frente o Estádio. Duração: 19 minutos.
  • Outras opções de ônibus: A partir do centro da cidade de Liverpool, pegue a linha 26 da estação de ônibus Liverpool ONE, ou a linha 17 da estação de ônibus Queen Square. Ambas possuem paradas a menos de 5 minutos de caminhada do Anfield Stadium.
  • Nos dias de jogos, o Liverpool disponibiliza aos torcedores o ‘Soccer bus”, que sai da estação “Sandhills”, ao norte de “Merseyrail”, direto para o Anfield em todos os jogos da “Premier League” e da Copa a Inglaterra. O “Soccer bus” funciona durante as duas horas que antecedem cada partida. Para mais detalhes, clique AQUI.
  • Caso prefira ir de táxi, felizmente os preços não são exorbitantes como em Londres, sendo que uma viagem do centro da cidade até o Anfield geralmente custa entre £ 7- £ 9.
  • Quer outra novidade? Em Liverpool existe o “Cycle Hub”, um serviço GRATUITO que permite aos torcedores que preferem ir ao Estádio de bicicleta, deixar a magrela de forma segura num estacionamento próprio para bikes no Stanley Park, localizado praticamente ao lado do Estádio. Basta chegar, registrar e deixar a bicicleta.
  • Evite ir de carro ao Estádio. Apenas aqueles que possuem vagas pré-reservadas tem a garantia de estacionamento nas proximidades do Anfield, com vagas bastante limitadas.

Localização:

Curiosidades sobre o Anfield Stadium:

Antes do relato da nossa visita, algumas curiosidades sobre o “Anfield Stadium”:

  • Por ironia do destino, o “Anfield Stadium” foi construído e para ser a casa do Everton, o grande rival do Liverpool na cidade, entre os anos de 1884 a 1891, antes de se mudarem para o Goodison Park, atual “casa”, depois de uma disputa com o então presidente do clube. Desde 1892 é a casa dos REDS;
  • Tem capacidade para 54.074 habitantes torcedores, sendo o sexto maior estádio da Inglaterra e considerado 4 estrelas pela UEFA;
  •  Maior público da história do Estádio: 61.905, numa partida entre Liverpool e Wolverhampton Wanderers, em 1952
  •  A primeira partida do Liverpool no Anfield foi um amistoso no dia 1 de setembro de 1892, diante de apenas 200 pessoas, contra um time da cidade de Rotherham. Resultado: Liverpool 7×1. Já o primeiro jogo por uma Liga de Futebol ocorreu no dia  9 de setembro de 1893 contra o Lincoln City. Resultado: Liverpool 4×0.

Chegamos no Anfield Stadium cerca de 2 horas antes do horário previsto para o tour pelas instalações, e aproveitamos os primeiros momentos para muitas fotos da fachada externa do Estádio, afinal de contas, não é todo dia que visitamos a casa de um dos times mais famosos do mundo.

A fachada conta inclusive com fotos dos principais jogadores do elenco atual, e olha lá: os brasileiros Coutinho e Firmino em destaque.

Detalhe interessante: de todos os estádios de futebol da Inglaterra que já visitamos no Reino Unido (Emirates Stadium/Arsenal, Old Trafford/Manchester United, Wembley/Londres, Principality/Cardiff, dentre outros), o único que encontrava-se realmente cheio de visitantes e turistas foi o Anfield Stadium.

Entrada do Anfield Stadium, em Liverpool

Aproveitamos também para uma rápida visita à belíssima loja do clube, muito bem organizada e estruturada, com referências aos jogadores atuais, craques do passado, objetos e camisas retrô, e com inúmeras opções de souvenirs, de flâmulas a bandeiras, de cadernos a chaveiros, além, é claro, de camisas e dezenas de outros apetrechos com a marca inconfundível do clube.

Do lado externo da loja, nas proximidades da entrada do estádio, está localizada uma estátua do futebolista e treinador escocês Bill Shankly (1913-1981), técnico do Liverpool durante 15 anos, entre os anos de 1959 a 1974, um dos principais responsáveis pelo ressurgimento do clube entre os gigantes da Inglaterra na época.

Também do lado externo do estádio, uma foto enorme do REI PELÉ, de 2015, ano em que foi ali homenageado, seguida da inscrição “GENIUS”. Nada mais justo!!

Loja no Anfield Stadium, em Liverpool

A primeira impressão do Estádio é bastante positiva: no seu entorno existe outra pequena loja para os dias de jogos, toda estrutura é bem sinalizada, limpa e organizada, e a receptividade dos funcionários é fantástica.

Para o início do tour, decidimos pela visita ao museu do Liverpool, onde de cara, ainda no lado externo, você é recebido por um belo mosaico com a inscrição “You’ll never walk alone”, canção que é entoada pela torcida do Liverpool em todos os jogos desde os anos 60, além de um mural de fotos que retrata o último título do clube na Champions League, em 2005, naquela final fantástica diante do Milan.

Ao lado do Museu, temos um pequeno pub, que abre diariamente de 11hs às 18hs, onde é possível degustar alguns quitutes britânicos acompanhados de suas saborosas cervejas.

Já no interior do Museu, a primeira surpresa: um uniforme do Everton, grande rival no derby local, afinal de contas, o Anfield foi a casa do Everton entre os anos de 1884 a 1892.

Dali para frente é um mergulho profundo na história do clube: o primeiro uniforme (Camisa de manga comprida vermelha e short branco), o primeiro troféu, o primeiro treinador, jogadores que fizeram história, os grandes goleiros, as mudanças de uniforme ao longo dos anos e das décadas, os capitães dos grandes esquadrões, os clássicos inesquecíveis, muitas, mas muitas curiosidades, ou seja, informação para um dia inteiro de visita, para deleite dos aficionados em futebol, como eu.

Um pouco sobre a história do Liverpool no Anfield Stadium

O museu possui ainda um espaço exclusivo sobre Steven Gerrard, considerado um meia brilhante e volante marcador implacável, além de um dos raros exemplos de “jogadores que tem amor pelo clube”. Talvez o ídolo mais recente, dedicou 27 dos seus 37 anos ao clube, jogou no Liverpool de 1998 a 2015 e atualmente é técnico das categorias de base. Foram 710 jogos e 186 gols pelos REDS. Impressionante!!

Anfield Stadium, em Liverpool

Chuteiras de craques que passaram pelo clube, camisas autografadas, bonés, bolas de futebol, informações detalhadas sobre jogadores que deixaram sua marca, flâmulas, tudo exposto para agradar o mais exigente dos torcedores.

Uma das partes mais bacanas é a que retrata a história do Estádio, desde a época em que pertencia ao rival Everton aos dias atuais, com fotos e até filmagens do show da torcida, um espetáculo à parte. Ao final do post se delicie com o vídeo que fizemos sobre o tour.

Como não poderia deixar de ser, o museu possui um pequeno memorial que retrata os tristes fatos ocorridos na Final da Liga dos Campeões da Europa de 1985 entre Liverpool x Juventus, no estádio de Heysel, Bruxelas/Bélgica,  que culminou com a morte de 39 torcedores e cerca de 600 feridos. Como punição, todos os clubes ingleses ficaram proibidos de disputar qualquer competição internacional por cinco anos, com exceção do Liverpool, que levou punição de seis temporadas.

Uma tragédia que foi transmitida ao vivo para 400 milhões de pessoas e que mudou a história do futebol no quesito segurança dos torcedores. “NEVER FORGOTTEN’!! Bola pra frente!!

Após relembrarmos estes tristes momentos, visita ao espaço dedicado às taças e títulos do Liverpool, com destaque para os 18 campeonatos da Premier League, 07 Copas da Inglaterra, 08 Copas da Liga Inglesa, 03 Ligas Europa, 03 Supercopas da Europa e as mais importantes: as 05 taças da Liga dos Campeões da Europa.

Para apreciar sem moderação!!

Liverpool FC: 5 vezes Campeão da Liga dos Campeões da Europa

Na última parte do tour, uma visita guiada e muito bem organizada às instalações do Estádio, num grupo com cerca de 20 pessoas. Tudo começa com um pequeno vídeo que conta a história do “Anfield Stadium”, passando pela sala de imprensa, com direito a fotos e simulação de uma entrevista, e os vestiários de primeiro mundo, com as camisas dos craques que fazem a alegria dos torcedores.

Vestiário do Anfield Museum, em Liverpool

Após os vestiários, paradas na “área VIP” e área reservada à família dos jogadores, bares e toda estrutura interna, terminando nas arquibancadas, a cereja do bolo durante a visita. Momento para fotos, fotos e muitas fotos!!

Vista do Anfield Stadium, em Liverpool
Tour no Anfield Stadium, em Liverpool

Abaixo pequeno vídeo que registra esses momentos marcantes e de puro deleite em Liverpool!

————————————————————————-

Tour no Anfield Stadium

Anfield Rd, Liverpool L4 0TH, Reino Unido

Tickets: clique AQUI

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

2 thoughts on “Tour no Anfield Stadium, em Liverpool

  • 13 de março de 2018 em 00:09
    Permalink

    Boa noite Fábio,

    Devo ir a Liverpool em 28/06/2018 e gostaria de conhecer o estádio. Porém, no site parece não informar nada sobre tour nesta data. Sabe me dizer se o estádio “fecha” nesta época ou apenas não tem tour todos os dias? Ah, se possível, poderia me informar quantas horas mais ou menos durou o tour? Obrigado

    Resposta
    • 14 de março de 2018 em 14:09
      Permalink

      Olá, Felipe!

      Então, acho que realmente é por que ainda não estão disponíveis. Você pode procurar uns dois meses antes da sua viagem. Veja o que localizei no site:

      http://help.liverpoolfc.com/app/answers/detail/a_id/50

      O Stadium Tours está disponível para reservar no nosso site com aproximadamente 8 semanas de antecedência, uma vez que as instalações são confirmadas. As excursões funcionam 7 dias por semana, dependendo dos acessórios.

      Se não houver passeios mostrando como disponível no momento para as datas que você precisa, por favor continue verificando o site em http://stadiumtours.liverpoolfc.com/ .

      Algumas datas podem não estar disponíveis devido a partidas que podem ser jogadas nessas datas ou para qualquer Patrocinador ou Evento de Caridade.
      Os dias não turísticos incluem o dia de natal, o dia de ano novo, o aniversário do desastre de Hillsborough (15 de abril).

      As sessões de perguntas e respostas das legendas dependem da disponibilidade de uma legenda. Por favor, verifique o site em http://stadiumtours.liverpoolfc.com/tours para obter mais informações sobre datas e quais Legends estão disponíveis.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »