Roteiro de 10 dias na Inglaterra para os apaixonados por Futebol

Sugestão de um roteiro de 10 dias na Inglaterra passando pelos principais estádios de futebol!

Depois de um tempo convivendo com o Fábio – que é completamente apaixonado por futebol, acho que aprendi a gostar um pouco também. Não entendo muito das regras, aliás não entendo praticamente nada de regras do futebol. Mas duas coisas são certas: vibro com as vitórias do Liverpool FC, e aprendi a acrescentar estádios de futebol em todos os nossos roteiros de viagem. E pensando nisso, decidi fazer um roteiro de 10 dias na Inglaterra para os apaixonados por futebol como o Fábio!

Para isso, busquei os principais times de futebol inglês na Premier League 2019/2020 e separei por uma logística que fosse possível de realizar em determinados dias.

Primeiro, vamos à lista dos times de futebol da Inglaterra na Premier League 2019/2020:

ArsenalEmirates Stadium

Aston VillaVilla Park

AFC BournemouthVitality Stadium

Brighton & Hove Albion Football ClubFalmer Stadium (American Express Stadium)

BurnleyTurf Moor

ChelseaStamford Bridge

Crystal PalaceSelhurst Park

EvertonGoodison Park

Leicester CityKing Power Stadium

LiverpoolAnfield

Manchester CityEtihad Stadium

Manchester UnitedOld Trafford

Newcastle – St. James’ Park

NorwichCarrow Road

Sheffield UnitedBramall Lane

SouthamptonSt Mary’s Stadium

TottenhamTottenham Stadium

West HamEstádio Olímpico de Londres

WolverhamptonMolineux Stadium

Como devem ter percebido acima, listei todos os times da Premier League 2019/2020, com o link para o site do respectivo clube de futebol, além do link para o tour no estádio.

Se tiver como comprar o ticket do tour por internet e com antecedência, melhor. Geralmente, os tickets adquiridos pela internet são um pouco mais baratos que os tickets adquiridos na hora

Outra dica importante: sempre confira o horário de funcionamento do tour nos estádios de futebol que pretende visitar. Pode ser que um dia ou outro ele não tem o tour, diante de alguma atividade no estádio, como jogo, shows, etc. 

Abaixo, separei por dias as visitas aos estádios observando uma logística para aproveitar o tempo e distância. Então, o início deste tour de 10 dias na Inglaterra para os apaixonados por Futebol começa em Londres.

————————————– 

Primeira parte da Viagem: Londres

Londres há uma grande concentração de estádios de futebol para visitar. Por isso, separei mais dias para Londres. Até por quê é uma cidade capital e cheia de atrações para visitar. Sugiro ainda, que a viagem seja feita preferencialmente fora do inverno, pois assim os dias são maiores (nascer do sol mais cedo e pôr-do-sol mais tarde).  No inverno, também, a maioria das atrações possui horários de visitação que fecham mais cedo. Então, se tiver como ir de abril a setembro, é uma excelente época para visitar a Inglaterra.

Se sobrar um tempinho em Londres, dá para aproveitar para fazer um tour na cidade. Neste post, fiz uma lista do que fazer em Londres.

Veja no mapa abaixo a localização de todos os estádios que incluí nesta primeira parte em Londres:

———————————————

Wembley Stadium

Estação de metrô mais próxima: Wembley Park / Valor do tour: a partir de 19 Libras

Em Londres, incluí no roteiro o Wembley Stadium é um estádio nacional na Inglaterra com capacidade para receber 90.000 visitantes. É o maior estádio do Reino Unido e o segundo maior da Europa.

Visita ao Wembley Stadium, em Londres (2017)

O tour no Wembley Stadium custa a partir de 19 Libras – ou 26 Dólares (desde o mais simples e básico, ao mais completo e VIP). Quando visitamos, fizemos o tour mais simples e foi suficiente! Para comprar online, clique aqui. Quem adquirir o London Explorer Pass (compre aqui), está incluído a visita ao Estádio no Passe.

As visitas no Wembley Stadium acontecem apenas de segunda a sexta-feira, geralmente das 8h às 18h. Entretanto, é bom conferir o horário de funcionamento e do tour no dia planejado, pois o horário de funcionamento pode alterar.  Veja os principais horários de funcionamento, mês a mês, no Wembley Stadium: Janeiro – março: 10h – 15h / Abril – maio: 10h – 16h / Junho: Estádio fechado / Julho – agosto: 10h – 17h / Setembro – outubro: 10h – 16h / Novembro – dezembro: 10h – 15h / Não há passeios nos principais eventos do estádio e, ocasionalmente, nos dias anteriores e / ou posteriores a um evento.

Para ver o post completo sobre nossa visita ao estádio, clique aqui.

———————————————

Tottenham Stadium

Estações de metrô mais próximas: White Hart Lane, Seven Sisters e Northumberland Park / Valor: 30 Libras

A casa do Tottenham FC é o Tottenham Stadium (The 2-7 Stadium, Tottenham, London N17 0BX, Reino Unido). Um novo estádio foi construído ao lado do White Hart Lane, antigo estádio do clube, demolido em 2017. O novo palco de jogos, inaugurado em 03 de abril de 2019, tem capacidade para 62.062 espectadores. E o Tour no estádio dura em torno de 90 minutos.

Tottenham Stadium, Foto Wikipedia

O valor do ingresso para visitar o estádio é meio salgado! Mas acho que para um apaixonado por futebol inglês vale muito a pena! O tour pelo estádio do Tottenham custa a partir de 30 Libras por adulto.

Para comprar com antecedência o ticket para o tour no Tottenham Stadium, clique aqui. E veja todas as informações e orientações sobre o passeio clicando aqui.

———————————————

Emirates Stadium

Estações de Metrô mais próxima: Arsenal, Drayton Park ou Holloway Road / Valor do ticket: 25 Euros

Já a casa do Arsenal FC é o Emirates Stadium, inaugurado em 22 de julho de 2006, que também está localizado em Londres. O estádio anterior tinha capacidade para pouco mais de 38mil pessoas, o que era muito pouco. Então, apesar de terem a consciência da necessidade de aumentar o estádio (o que não era possível para aquele local), passaram a ter dificuldade de localizar um bom local para a construção do novo. 

Emirates Stadium, Foto Wikipedia

O Tour para visitar o Emirates Stadium também está incluso no London Explorer Pass. Mas se você não tiver o passe das atrações em Londres, para adquirir o ticket do Tour no Emirates Stadium clique aqui.

——————————————–

Estádio Olímpico de Londres

Estações de metrô mais próximas: Stratford, Stratford International e o overground Hackney Wick Station / Valor: a partir de 17 Libras.

O Estádio Olímpico de Londres foi inaugurado em 5 de maio de 2012 e foi o estádio principal dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, sendo administrado e utilizado como estádio de jogo atualmente pelo West Ham United Football Club. Vejam que estádio mais lindo:

Estádio Olímpico de Londres, Foto Wikipedia

O tour ao Estádio Olímpico de Londres dura em torno de 60 a 75 minutos, e inclui  conteúdo exclusivo com a equipe do West Ham, além das recordações históricas do Hammers e um conteúdo interessante relacionado a outros grandes eventos da história do Estádio, incluindo os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012, concertos e muito mais.

O ticket para realizar o tour no Estádio Olímpico de Londres custa a partir de 17 Libras por pessoa, se comprado com antecedência (clique aqui para comprar), e 19 Libras se comprar no dia. O horário de funcionamento é diariamente, das 11h às 15h (fins de semana das 10h às 15h). 

——————————————–

Stamford Bridge

Estações de metrô mais próximas: Fulham Broadway / Valor: a partir de 24 Libras

O Stamford Bridge é o estádio do Chelsea FC com localização privilegiada em Londres: bem no centro da Cidade! Ele foi inaugurado em 1877, para ser um estádio de competição de atletismo. A intenção dos donos era de mais tarde receber partidas do mais alto luxo do futebol. Depois de algumas frustrações decidiram vender o estádio, sendo encorajados por um amigo a criarem o próprio time de futebol, criando então o Chelsea Football Club.

Stamford Bridge Stadium, Foto Wikipedia

Agora uma curiosidade que fiquei impressionada! O estádio possui atualmente uma capacidade que foi reduzida por questões de segurança para 43 mil pessoas. Mas em 12/10/1935, recebeu o público recorde de 82.905 pessoas!!!! 

Para adquirir o ticket do tour para visita ao Stamford Bridge Stadium, clique aqui. Horário de funcionamento: clique aqui.

————————————– 

Segunda parte da viagem: Liverpool

A maioria das pessoas que visita Londres, acaba esticando até Liverpool e Manchester. Vale cada minuto do tempo destinado a ambas cidades. E Liverpool com certeza é uma cidade que quero voltar, e como ela é muito perto de Manchester, dá para incluir um bate-volta ou pelo menos um pernoite . 

E lá, ficam dois grandes clubes de futebol da premier league que são: Liverpool FC e Everton FC. Fábio é fã do Liverpool e acabei me tornando também. Mesmo sem entender de futebol, é possível perceber o quanto o Liverpool FC tem se destacado no futebol inglês. Fale se não é maravilhoso ver quando a torcida canta a música “You´ll never walk alone“! É de arrepiar!

 

Espero que a gente ainda consiga assistir a um jogo do Liverpool FC no campo. Mas é bem caro, quase impágavel… o que torna o sonho bem distante! 

Para ler mais sobre a cidade, ver o que fazer em Liverpool, caso sobre tempo para visitar a cidade, veja o que fazer clicando aqui

Abaixo, veja o mapa com a localização do Anfield Stadium e do Goodison Park

Anfield Stadium:

Como chegar ao Anfield Stadium: clique aqui / Valor do tour: a partir de 17 Libras

O Anfield Stadium é a casa do Liverpool FC, além de ser considerado um dos estádios 4 estrelas pela UEFA – União das Associações Europeias de Futebol. Foi inaugurado em 28 de setembro de 1884, e apesar de hoje ter capacidade para 54.074 pessoas, já teve recorde de 61.905 pessoas. 

Fizemos o tour ao estádio durante nossa viagem em janeiro de 2017, e foi incrível! Lembro que de todos os estádios que já visitei com o Fábio, apenas dois me deixaram realmente surpresa e empolgada que foram o Camp Nou – do Barcelona, e o Anfield do Liverpool. 

Anfield Stadium durante nosso tour em janeiro de 2017

São vários tipos de tours que você pode escolher, sendo para todo o tipo de fã e bolo. Veja todos os tours disponíveis no Anfield Stadium, clicando aqui.

Fábio fez um post muito bacana sobre nossa visita ao estádio, clique aqui.

————————————– 

Goodison Park

Como chegar: veja clicando aqui / Valor do ticket: a partir de 15 dólares

O Goodison Park é um dos estádios de futebol mais antigos do Reino Unido. Construído e inaugurado em 1892, foi o primeiro a ter dois lances de arquibancadas em todo o estádio, o primeiro a ter três lances de arquibancadas de um dos lados, o primeiro a ter um sistema de aquecimento do gramado e o primeiro estádio inglês a receber um monarca, o Rei George V.

Goodison Park, Foto BBC

O Goodison Park é a casa do Everton Football Club. Apesar de ter capacidade por em torno de 40.500 torcedores, o estádio costuma receber em média 38mil pessoas. 

Existem dois tipos de tour no Goodison Park: Open Legend Tour e o Open Stadium Tour, que custa a partir de 15 dólares. Infelizmente, não consegui descobrir ou entender o horário de funcionamento. Caso alguém saiba, favor deixar nos comentários (vou mandar e-mail a eles e atualizar aqui). 

————————————–

Terceira parte da viagem: Manchester

Durante nossa viagem de trem pelo Reino Unido em 2017, o momento que os seguidores do blog mais esperavam era quando visitássemos um dos estádios de Manchester. Na cidade, você consegue visitar o Manchester United e o Manchester City. E a pouca distância de Manchester, é possível também visitar o Turf Moor. Veja no mapa abaixo, a distância e logística entre os três estádios.

Old Trafford

Para saber como chegar, clique aqui / Valor do ticket: a partir de 25 Libras.

Old Trafford Stadium é a casa do Manchester United desde 1910, e com capacidade para 76.212 espectadores, é o segundo maior estádio da Inglaterra em termos de capacidade, atrás somente do Wembley Stadium, o terceiro maior no Reino Unido, e o décimo primeiro na Europa. 

Old Trafford, Manchester

Uma das maiores rivalidades existentes no mundo do futebol é entre dois times ingleses: Manchester United e Liverpool. Até fiz um post contando a história desta rivalidade, veja clicando aqui. Conseguimos realmente observar essa rivalidade de perto! E uma curiosidade: a primeira partida de futebol no estádio foi exatamente entre os grandes rivais (Manchester United 3 x Liverpool 4). Pensem como deve ter sido essa partida de futebol! Surreal!

Para visitar o Old Trafford, clique neste link e faça sua reserva on line. O valor do tour varia a partir de 25 Libras. 

————————————–

Etihad Stadium 

Veja como chegar ao estádio clicando aqui / Valor do ticket 

Foi projetado para ser sede dos Jogos Olímpicos em 2000, entretanto perdeu para Sydney, na Austrália. É sede do Manchester City Football Club com capacidade para 55.097. 

Etihad Stadium, Foto Wikipedia

Importante ler todas as recomendações e informações antes de visitar o Etihad Stadium. Clique aqui

As excursões pelo Etihad Stadium custam a partir de 25 Libras e podem ser reservadas clicando aqui.

E então, qual destes estádios você já visitou na Inglaterra? Existem vários outros da Premier League que vale a pena conhecer. Mas neste post, optei por colocar apenas os estádios das cidades mais turísticas. Entretanto, tendo mais tempo na Inglaterra, vale a pena visitar outros pontos. 

 

Manchester United x Liverpool: uma das maiores rivalidades nos campos de futebol

Entenda o motivo da rivalidade entre os dois times ingleses Manchester United e Liverpool

 

Como me atrevo a escrever um post sobre futebol? Bem, não sou uma entendedora ou expert sobre o esporte, mas neste post ouso a compartilhar uma história muito interessante sobre o maior clássico de futebol que acontece entre times de duas cidades separadas por pouco mais de cinquenta quilômetros, e que, desde 1878, vem, literalmente, balançando os estádios e suas torcidas.

Em janeiro de 2017, fizemos uma viagem de um mês ao longo do Reino Unido. E o Fábio, como um apaixonado por futebol, realizou todas as visitas possíveis  em campos de futebol da Inglaterra. Afinal, todo mundo sabe que o campeonato inglês é um dos melhores do mundo (se não, o melhor), e estar lá seria uma excelente oportunidade para ver – pelo menos os estádios – de perto. 

E por incrível que pareça, estávamos em Liverpool quando aconteceu um dos jogos entre Manchester United FC e Liverpool FC, e tivemos a oportunidade de assistir a partida diretamente de um Pub tipicamete inglês, regada a boa cervejas e uma vibe de apaixonados por futebol. Eu nem tinha ideia da grandiosidade deste clássico, quando, entre um golo e outro de uma pint, o Fábio me deu uma verdadeira aula de história e futebol.

Afinal, de onde surgiu tamanha rivalidade entre times de futebol de cidades diferentes?

Liverpool e Manchester possuem muitas semelhanças e muitas diferenças que intensificam a rivalidade entre elas. 

Bem, mas o que nem todo mundo sabe é que, na verdade, esta rivalidade começou fora dos gramados, no longínquo século XIX, em plena Revolução Industrial. Sim. Foi um fato histórico que ensejou esta rivalidade que perdura até os dias de hoje.

A Revolução Industrial foi uma transição nos processos de manufatura que ocorreu entre os anos de 1720 e 1820/1840, que deixava a produção artesanal para o início da produção industrial. A Inglaterra foi pioneira da Revolução Industrial, sendo que mais tarde, este “movimento” se espalhou pela Europa Ocidental e Estados Unidos. 

As duas cidades da Inglaterra, Manchester e Liverpool – localizadas a pouco mais de cinquenta quilômetros uma da outra, tinham uma enorme importância na Revolução Industrial, pois uma detinha uma grande produção de algodão (Manchester), a outra detinha um dos maiores portos do mundo (Liverpool), e o produto disso tudo deveria chegar às grandes fábricas do país e do mundo. Mas como?

Manchester precisava de Liverpool para enviar sua matéria-prima, e Liverpool lucrava com os valores dos impostos advindos do porto. Foi quando esta logística Manchester/Liverpool/Mundo começou a ficar cara para Manchester, que questionava as imposições das Docas de Liverpool e empresas ferroviárias. 

Liverpool, UK

Manchester precisava de uma passagem para o Mar da Irlanda, o que daria passagem direta aos navios até a cidade. Então, começaram a projetar um canal de 36milhas (58 km!!!), o que de certa forma não foi fácil, já que um mega projeto como este, além de recursos financeiros altos, precisava de apoio do Parlamento, isso tudo somado à grande oposição de Liverpool. 

Somente em 1887, Manchester conseguiu levar adiante a construção do Manchester Ship Canal, que demorou 6 anos para ser construído, pelo custo de 15 milhões de Libras (pense neste valor no século XIX!!!! Era Libra para mais de bilhões!!!!). E só assim garantiu seu destaque na Revolução Industrial por longos anos, deixando de lado sua vizinha Liverpool. 

E em meio a todo este contexto, dois times da Inglaterra ganhavam destaque, sendo que mais tarde se tornariam os dois clubes mais populares e de maior sucesso em competições nacionais e europeias. E quais times seriam estes? Manchester United e Liverpool! 🙂

A rivalidade histórica e econômica entre as duas cidades, acabou repercutindo mais tarde nos gramados de futebol, que ficou conhecida como North West England Derby – o Clássico do Noroeste.

O time de Manchester United foi criado em 01/01/1878, mas somente em 1902 ganhou este nome (antes chamado de Newton Heath L&YR Football Club). Eles também são conhecidos como Red Devils (em português, demônios vermelhos).

Liverpool foi criado em 1892, mesmo ano da estreia de Manchester United na Liga Inglesa, e é conhecido como Reds.

E aquela história do canal ainda é tão tensa, que o escudo tanto do Manchester United quanto o de Manchester City possui a imagem de um barco, para ressaltar a importância que foi a construção deste canal para a cidade.

Escudo do Manchester United

A partir daí, eu já não sei dizer qual dos dois times ingleses realmente é o melhor, pois ambos reivindicam a supremacia histórica sobre o outro. Só sei que, quando tem jogo de um ou de outro, o Fábio vibra lá em casa!

Apesar da rivalidade ainda existir, ela está bem mais amena que em outras épocas. Tanto, que Manchester até apoiou Liverpool na tentativa de se tornar Capital Europeia da Cultura.

E mesmo você não sendo um entendedor de futebol – como eu, faz parte da história do país visitar os dois estádios destes rivais (Anfield e Old Trafford) e sentir este “clima de tensão” um pouco mais de perto. Foi ótimo assistir ao clássico em um pub inglês, além de visitar os dois estádios.

Para visitar o estádio do Liverpool – Anfield Stadium, você pode ver todas as dicas do Fábio clicando aqui

Já para visitar o estádio de Manchester United – Old Trafford, clique aqui

Agora, a pergunta que não quer calar: e você? É Manchester United ou Liverpool??

 

 

 

Tour pelos estádios de Futebol no Reino Unido

Um trem, três destinos e a mesma paixão: o Futebol no Reino Unido

 

Nem precisamos render muito para contar que somos loucos por futebol! Na verdade, eu nem era tanto… mas com um marido totalmente apaixonado pelo esporte e pelos grandes times de futebol, acabei entrando na onda e aprendi a apreciá-lo também. E assim, visitar os estádios de futebol dos lugares que visitamos, também se tornou uma condição obrigatória durante o planejamento dos nossos roteiros de viagem.

E das duas vezes que viajamos para o Reino Unido, visitamos vários estádios de futebol tanto em Londres, quanto em Cardiff, Liverpool, Manchester e Glasgow, o que foi uma experiência incrível.

Tour no Old Trafford, o estádio do Manchester United no Reino Unido

E para celebrar a paixão comum entre o Brasil e o Reino Unido, o Visit Britain lançou uma campanha com a ABREU Viagens de um pacote de viagem que possibilita ao amante do futebol visitar três cidades que possuem o melhor do futebol britânico: Londres, Liverpool e Manchester, em uma viagem de trem, incluindo dois dias em cada cidade e vários estádios de futebol para visitar.

Tour no Liverpool F.C, em Liverpool

Ficamos sabendo de todos os detalhes desta viagem incrível durante um evento realizado em Belo Horizonte, no último dia 04/03/2018, pelo Visit Britain, onde tivemos a oportunidade de assistir aos dois grandes clássicos mineiro e britânico, em um telão ao vivo no Estádio Mineirão, com direito a bebidas e comidas típicas, ao som de um maravilhoso show do maior cover brasileiro dos Beatles: Aggeu Marques e The Yesterdays.

Confira abaixo um pouco do que rolou no evento:

Football is GREAT: English Breakfast para começar
Football is GREAT: English Breakfast para começar

Football is GREAT - Mineirão, em Belo Horizonte
Football is GREAT – Mineirão, em Belo Horizonte

Paella Mineira
E para cativar ainda mais os mineiros, uma deliciosa Paella Mineira

Paella Mineira durante o evento Football is GREAT
Paella Mineira durante o evento Football is GREAT

Conhecendo o Embaixador Britânico no Brasil (Vijay Rangarajan) e o Cônsul Britânico em Belo Horizonte (Thomas Nemes)

Com o querido Malcolm Griffiths, Diretor do Visit Britain no Brasil, e grande parceiro do Blog Viagens e Vivências

 

Para saber mais sobre este pacote de viagens que te levará ao melhor do futebol britânico, clique AQUI.

Para ver nosso roteiro de trem pelo Reino Unido, clique AQUI.

Aproveite para ver alguns dos tours em estádios de Futebol, que realizamos no Reino Unido:

 

Translate »