Como visitar o Palácio do Parlamento (Palatul Parlamentului), em Bucareste

 

O Palácio do Parlamento, ou Palatul Parlamentului, é um dos passeios imperdíveis em Bucareste. É tão gigantesco, que mesmo com a visita mais completa, você conseguirá conhecer apenas 3% desta obra incrível! 

 

A primeira cidade da nossa ‘Road Trip” pela Romênia foi a bela Capital e maior cidade do país, Bucareste, um retrato fiel dos anos de chumbo durante o comunismo, mas que infelizmente foi bastante destruída pela arquitetura soviética, pela II Guerra Mundial e por dois terremotos. E uma das visitas imperdíveis que realizamos na cidade fundada pelo maluco, temido e amado príncipe Vlad Tepes, aquele mesmo que deu origem a toda mítica envolvendo o Conde Drácula, foi no “Palácio do Parlamento“, ou “Palace of the Parliament” ou ainda “Palatul Parlamentului“, sede do Parlamento da Romênia, localizado bem no centro da cidade.

Mas meus amigos, os números desta estrutura impressionam: é o segundo maior edifício administrativo do mundo, perdendo apenas para o Pentágono, nos EUA. Além disso, cobre uma área de 330.000 metros quadrados e possui um volume de 2.550.000 metros cúbicos, perdendo apenas para a estrutura após a montagem de um foguete espacial em Cabo Canaveral, nos EUA, e para a pirâmide de Quetzalcoatl, no México.

Quer mais? Possui 270 metros de comprimento, 245 metros de largura, 86 metros de altura acima do solo e 96 metros de profundidade, isso mesmo, abaixo do solo. O prédio possui ainda cerca de 1.000 quartos, 440 escritórios, mais de 30 salões, 4 restaurantes, 3 bibliotecas, uma salão para shows e 02 estacionamentos subterrâneos.

Impressionante!

História do Palácio do Parlamento em Bucareste

Dentre tantos malucos conhecidos na história da humanidade, podemos destacar aqui um deles: o ex-ditador Comunista Nicolae Ceausescu, que governou o país entre os anos de 1965 a 1989. A ideia foi a seguinte: após o grande terremoto de 1977, que arrasou a cidade de Bucareste, o ditador determinou a ‘reconstrução’ da Capital através de um concurso nacional que durou cerca de 4 anos, conquistado por um jovem arquiteto de apenas 28 anos, Anca Petrescu, que dentre tantas outra mudanças, estava a reconstrução do Palácio do Parlamento, construção que teve início em 25 de junho de 1984,  com o esforço de mais de 100 mil pessoas, com cerca de 20 mil trabalhadores no batente durante 24 horas por dia em períodos de pico. Além disso, entre 1984 e 1990, 12 mil militares participaram da construção.

A verdade é que Ceausescu queria uma construção onde todos os órgãos centrais do Estado estivessem no mesmo lugar, e, além disso, um “bunker” para se esconder durante um possível ataque nuclear.

Em 1989, com a queda do comunismo e o fim da “Era Ceausescu”, apenas 60% da obra estava concluída, sendo que os trabalhos continuaram a um ritmo mais lento. Em 2004, por ocasião do 140º aniversário do Senado da Romênia e do estabelecimento do sistema bicameral no país, finalmente o edifício foi inaugurado.

Resumo da ópera: 27 anos depois, o edifício que seria uma referência do socialismo, comunismo e totalitarismo, é hoje um símbolo da democracia através das instituições que abriga (Câmara dos Deputados, Senado, Conselho Legislativo e Tribunal Constitucional).

Como chegar ao Palácio do Parlamento em Bucareste

Chegar no Palácio do Parlamento é extremamente fácil, pois está localizada bem perto da Old Town e seus ótimos restaurantes e hotéis.

Localização: Strada Izvor 2-4, București, Romênia

Como comprar os tickets para visitar o Palácio do Parlamento em Bucareste

Agendar o passeio é muito fácil e imprescindível, já que existem vagas limitadas de visita por dia! Estão disponíveis para os visitantes 06 tipos de “tours”, desde o mais simples até o mais completo. Abaixo separamos um pequeno resumo dos passeios disponíveis:

  • Tour Standard: é possível ao visitante passar pelas seguintes dependências: Salão “CA Rosetti”, Galeria de Imprensa, Salão Nicolae Iorga, Salão Nicolae Balcescu, Salão Nicolae Titulescu, Salão “Direitos Humanos”, Salão C4, Salão IIC Bratianu, Salão Ionescu, Salão “Unirii”, Salão”Al. I. Cuza”, Galeria de Honra, Galeria de Imprensa.
  • City Panorama Tour – Terraço (elevador): passa pela Galeria de imprensa, Galeria de Honra, e pelo Terraço no 8º andar;
  • Subterrâneo de Torreta: o visitante pode passar pela Descida do porão, Visita ao porão, passeio pelo “Constantin Brâncuşi” Hall, Saída dos visitantes. Este passeio é inacessível para pessoas com deficiência.
  • Standart Tour + City Panorama com Terraço: o visitante visita o CA Rosetti Hall, a Galeria de Imprensa, Salão Nicolae Iorga, Salão Nicolae Balcescu, Salão Nicolae Titulescu, Salão “Direitos Humanos”, Salão C4, Salão IIC Bratianu, Salão Ionescu, Salão “Unirii”, Al. I. Cuza Hall, Terraço 8º andar, Galeria de Honra, Galeria de Imprensa;
  • Tour Standard + Porão: Galeria de Sala de Imprensa, Nicolae Iorga Hall, Salão Nicolae Bălcescu, Salão Nicolae Titulescu, Salão dos Direitos Humanos, Hall C4, Salão IIC Bratianu Salão Ionescu Hall, Salão Unirii, Salão “Al. I. Cuza”, Galeria de Honra, Galeria de Imprensa, Salão “CA Rosetti”, visita ao porão, salão “Constantin Brâncuşi”. Este passeio também é inacessível para pessoas com deficiência.
  • Tour Standard + Terraço + Porão: Disponível entre 11:00 e 14:00, sendo que o último tour começa às 14:00, e é o mais completo deles. Passa pela Galeria de Sala de Imprensa, Nicolae Iorga Hall, Salão Nicolae Bălcescu, Salão Nicolae Titulescu, Salão dos Direitos Humanos, Hall C4, Salão IIC Bratianu Salão Ionescu Hall, Salão Unirii, Al. I. Cuza Hall, Terraço no 8º andar, Galeria de Honra, Galeria de Imprensa, CA Rosetti Hall, visita ao porão, saída do passeio pelo “Constantin Brâncuşi” Hall. Este passeio é inacessível para pessoas com deficiência.

Escolhemos a última opção acima, um verdadeiro e imperdível passeio pela história e cultura do país!

Para reservar um passeio ao Palácio do Parlamento, basta clicar AQUI, escolher o tipo de passeio e reservar!

Para saber os preços de cada passeio, clique AQUI. Os passeios podem variar de 15 Leus (cerca de 12 reais) a 55 Leus (Cerca de 44 reais), com preços especiais para estudantes de 18 a 26 anos e gratuidade para menores de 7 anos, estudantes menores de 18 e pessoas portadoras de necessidades especiais e acompanhante.

Vista do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista do Palácio do Parlamento, em Bucareste

Outros detalhes importantes sobre a visita ao Palácio do Parlamento:

  • Acesso permitido apenas após a identificação na entrada do Parlamento (somente com apresentação do Passaporte que ficará retido até o término do tour), ou seja, chegue com pelo menos 20 minutos de antecedência para evitar problemas;
  • Os passeios são limitados a 30 pessoas no mesmo grupo, com condições especiais para pessoas portadoras de necessidades especiais;
  • Devido à limitação do número diário de visitantes, existe a possibilidade da recusa, venda ou agendamento de passeios;
  • Caso você não tenha recebido a confirmação da reserva com até 24 horas de antecedência, a reserva é considerada cancelada;
  • Caso queira tirar fotos no interior do Parlamento, haverá a cobrança de uma taxa extra de 30 Leus (cerca de 24 reais). Neste caso, pagamos apenas para que um de nós pudesse tirar as dezenas de fotos obrigatórias para um passeio deste nível. E o comprovante de pagamento desta taxa se dá através de um adesivo/crachá que deve ficar por todo o tempo da visita com o visitante que realizará as fotos. Não burle o sistema ou pagará multa pelo descumprimento;
  • Visita guiada em inglês.

Já no início do tour é possível ter uma ideia geral daquilo que aguarda o mais exigente visitante: o colossal edifício é puro luxo, todo coberto por lindos tapetes sobre o piso de mármore, enormes lustres de cristal, portas de madeira entalhadas artisticamente, além de grandes espaços abraçando a suntuosidade das paredes de mármore branco com cuidadosos detalhes.

Se a intenção de Ceausescu era impressionar e mostrar poder, confesso que ele conseguiu!

Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste

Os salões realmente impressionam, cada um com sua própria finalidade, como o Salão “Unirii”, o salão “Nicolae Iorga” ou o “Salão Ionescu”, ou ainda a recepção para presidentes estrangeiros, outra específica para audições parlamentares ou ainda para espectáculos oferecidos a visitantes importantes.

É possível admirar belíssimos carpetes turcos que cobrem os mármores do chão, ou ainda os opulentos candeeiros de contas de cristal da própria Romênia, que chegam a pesar mais de uma tonelada cada um.

Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste

Para cada parada durante o passeio, o guia repassa interessantes histórias sobre o lugar, detalhes sobre a construção, os valores suntuosos, o sofrimento do povo submetido a um ditador megalomaníaco e até lendas que assombram o lugar.

Detalhes do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Detalhes do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste

Dado interessante: apenas 3% de todo interior do Parlamento está no roteiro deste tour mais completo, totalizando cerca de 3 km à pé, e infelizmente o terraço estava fechado no dia da nossa visita.

Impossível não se impressionar com os enormes lustres de cristal, os mosaicos e brilhos de folhas de ouro por todos os ângulos possíveis. Detalhe: prata e ouro foram bordados até nas cortinas.

Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista do interior do Palácio do Parlamento, em Bucareste

Outro fato interessante, para não dizer engraçado: em 1992, o eterno Michael Jackson terminou uma coletiva de imprensa na sacada do Parlamento com o seu inconfundível “Moonwalk’, e gritou em alto e bom tom aos milhares de fãs: “Eu te amo, Budapeste!!”, confundindo a capital da Romênia com a Capital da Hungria! Mas várias outras personalidades também cometeram esta gafe.

A cantora Shakira também já passou por lá e os apresentadores do ‘Top Gear’ correram pelos túneis do subsolo para confirmar seu suntuoso tamanho!

Vista da varanda do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista da varanda do Palácio do Parlamento, em Bucareste

Aproveite para apreciar a belíssima vista noturna do Parlamento, que iluminada, dá um toque todo especial ao edifício.

Vista noturna do Palácio do Parlamento, em Bucareste
Vista noturna do Palácio do Parlamento, em Bucareste

Se você ficou impressionado com este Palácio, vai ficar ainda mais encantado com nossos próximos relatos sobre alguns Castelos, Fortalezas e Fortes do interior da Romênia. Aguardem pelos novos posts aqui no Blog.

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

4 thoughts on “Como visitar o Palácio do Parlamento (Palatul Parlamentului), em Bucareste

  • 27 de janeiro de 2019 em 16:46
    Permalink

    Olá! Busco todas as informações sobre Romênia onde estarei a partir de março. Vocês tiveram a mais detalhada dica para a visita ao Parlamento, visita imperdível. Blog perfeito e detalhado. Parabéns! Busquei logo a reserva através de seu blog. Dizia que para janeiro e fevereiro estavam esgotados. Quando coloquei minha data, março, apareceu que as visitas são marcadas com vinte e quatro horas de antecedência! Como, se fevereiro está completa? Coisas! Tenho tido dificuldade em marcar compras por site como National Opera e Atheneum. Têm alguma dica como conseguir? Até agora, só hotel funcionou e o Caru cu Bere!

    Resposta
    • 3 de fevereiro de 2019 em 12:17
      Permalink

      Oi, Luiz!
      Que bom que gostou do post! Ficamos super incentivados quando lemos alguma mensagem assim.
      Estranho sobre a questão do agendamento… nós conseguimos agendar com uns 15 dias de antecedência.
      Vou tentar entrar em contato com eles, para questionar se houve alguma mudança na marcação do tour de visitação.
      Tente, também, entrar em contato com o email deles [email protected]
      Quanto à Opera, nós não fomos.
      Mas você já tentou olhar neste site: http://operanb.ro/calendar/?luna=03&anul=2019
      ou https://www.fge.org.ro/
      É o máximo que sei informar.
      Quanto a Caru cu Bere, eu não reservei. Cheguei e tive sorte de nada esperar!
      Mas se conseguiu reservar, melhor ainda!
      Abs,

      Resposta
  • 22 de setembro de 2018 em 14:30
    Permalink

    Olá.
    Parabéns pelas ótimas informações.
    Gostaria de saber quanto tempo dura a visitação.

    Resposta
    • 24 de setembro de 2018 em 11:46
      Permalink

      Oi, Tiago!
      Depende do tempo que você escolher.
      Mas pelo nosso tour, ficamos em torno de duas horas no Parlamento (chegar 15 min antes, esperar, passar pela segurança, fazer o tour, etc…)
      Reserve pelo menos umas duas horas para este passeio, se for fazer.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »