Manchester United x Liverpool: uma das maiores rivalidades nos campos de futebol

Entenda o motivo da rivalidade entre os dois times ingleses Manchester United e Liverpool

 

Como me atrevo a escrever um post sobre futebol? Bem, não sou uma entendedora ou expert sobre o esporte, mas neste post ouso a compartilhar uma história muito interessante sobre o maior clássico de futebol que acontece entre times de duas cidades separadas por pouco mais de cinquenta quilômetros, e que, desde 1878, vem, literalmente, balançando os estádios e suas torcidas.

Em janeiro de 2017, fizemos uma viagem de um mês ao longo do Reino Unido. E o Fábio, como um apaixonado por futebol, realizou todas as visitas possíveis  em campos de futebol da Inglaterra. Afinal, todo mundo sabe que o campeonato inglês é um dos melhores do mundo (se não, o melhor), e estar lá seria uma excelente oportunidade para ver – pelo menos os estádios – de perto. 

E por incrível que pareça, estávamos em Liverpool quando aconteceu um dos jogos entre Manchester United FC e Liverpool FC, e tivemos a oportunidade de assistir a partida diretamente de um Pub tipicamete inglês, regada a boa cervejas e uma vibe de apaixonados por futebol. Eu nem tinha ideia da grandiosidade deste clássico, quando, entre um golo e outro de uma pint, o Fábio me deu uma verdadeira aula de história e futebol.

Afinal, de onde surgiu tamanha rivalidade entre times de futebol de cidades diferentes?

Liverpool e Manchester possuem muitas semelhanças e muitas diferenças que intensificam a rivalidade entre elas. 

Bem, mas o que nem todo mundo sabe é que, na verdade, esta rivalidade começou fora dos gramados, no longínquo século XIX, em plena Revolução Industrial. Sim. Foi um fato histórico que ensejou esta rivalidade que perdura até os dias de hoje.

A Revolução Industrial foi uma transição nos processos de manufatura que ocorreu entre os anos de 1720 e 1820/1840, que deixava a produção artesanal para o início da produção industrial. A Inglaterra foi pioneira da Revolução Industrial, sendo que mais tarde, este “movimento” se espalhou pela Europa Ocidental e Estados Unidos. 

As duas cidades da Inglaterra, Manchester e Liverpool – localizadas a pouco mais de cinquenta quilômetros uma da outra, tinham uma enorme importância na Revolução Industrial, pois uma detinha uma grande produção de algodão (Manchester), a outra detinha um dos maiores portos do mundo (Liverpool), e o produto disso tudo deveria chegar às grandes fábricas do país e do mundo. Mas como?

Manchester precisava de Liverpool para enviar sua matéria-prima, e Liverpool lucrava com os valores dos impostos advindos do porto. Foi quando esta logística Manchester/Liverpool/Mundo começou a ficar cara para Manchester, que questionava as imposições das Docas de Liverpool e empresas ferroviárias. 

Liverpool, UK

Manchester precisava de uma passagem para o Mar da Irlanda, o que daria passagem direta aos navios até a cidade. Então, começaram a projetar um canal de 36milhas (58 km!!!), o que de certa forma não foi fácil, já que um mega projeto como este, além de recursos financeiros altos, precisava de apoio do Parlamento, isso tudo somado à grande oposição de Liverpool. 

Somente em 1887, Manchester conseguiu levar adiante a construção do Manchester Ship Canal, que demorou 6 anos para ser construído, pelo custo de 15 milhões de Libras (pense neste valor no século XIX!!!! Era Libra para mais de bilhões!!!!). E só assim garantiu seu destaque na Revolução Industrial por longos anos, deixando de lado sua vizinha Liverpool. 

E em meio a todo este contexto, dois times da Inglaterra ganhavam destaque, sendo que mais tarde se tornariam os dois clubes mais populares e de maior sucesso em competições nacionais e europeias. E quais times seriam estes? Manchester United e Liverpool! 🙂

A rivalidade histórica e econômica entre as duas cidades, acabou repercutindo mais tarde nos gramados de futebol, que ficou conhecida como North West England Derby – o Clássico do Noroeste.

O time de Manchester United foi criado em 01/01/1878, mas somente em 1902 ganhou este nome (antes chamado de Newton Heath L&YR Football Club). Eles também são conhecidos como Red Devils (em português, demônios vermelhos).

Liverpool foi criado em 1892, mesmo ano da estreia de Manchester United na Liga Inglesa, e é conhecido como Reds.

E aquela história do canal ainda é tão tensa, que o escudo tanto do Manchester United quanto o de Manchester City possui a imagem de um barco, para ressaltar a importância que foi a construção deste canal para a cidade.

Escudo do Manchester United

A partir daí, eu já não sei dizer qual dos dois times ingleses realmente é o melhor, pois ambos reivindicam a supremacia histórica sobre o outro. Só sei que, quando tem jogo de um ou de outro, o Fábio vibra lá em casa!

Apesar da rivalidade ainda existir, ela está bem mais amena que em outras épocas. Tanto, que Manchester até apoiou Liverpool na tentativa de se tornar Capital Europeia da Cultura.

E mesmo você não sendo um entendedor de futebol – como eu, faz parte da história do país visitar os dois estádios destes rivais (Anfield e Old Trafford) e sentir este “clima de tensão” um pouco mais de perto. Foi ótimo assistir ao clássico em um pub inglês, além de visitar os dois estádios.

Para visitar o estádio do Liverpool – Anfield Stadium, você pode ver todas as dicas do Fábio clicando aqui

Já para visitar o estádio de Manchester United – Old Trafford, clique aqui

Agora, a pergunta que não quer calar: e você? É Manchester United ou Liverpool??

 

 

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »