O Belíssimo Eilean Donan Castle, na Escócia

O Eilean Donan Castle é um dos castelos mais belos e emblemáticos que já tivemos a oportunidade de visitar. Localizado nas Highlands da Escócia, a caminho da Ilha de Skye, é um ponto imperdível para quem pretende visitar o país.

Nota: este post foi escrito durante a Pandemia de Covid-19, especialmente enquanto alguns lugares do mundo encontram-se fechados ou em Lockdown. Portanto, se pretende visitar o Eilean Donan durante este período pandêmico, fique atento sobre a abertura do local para visitantes bem como sobre as regras de visitação.

Todo mundo já deve ter ouvido falar do Eilean Donan Castle, que na minha opinião é um dos mais bonitos castelos da Escócia e um dos mais imponentes cartões postais do país. Sem falar que o castelo é constantemente utilizado em cenários para filmes como Highlander (1986), James Bond – 007 “The World is not Enough” (1999), O Melhor Amigo da Noiva (2008), dentre outros. Mas também, não é para menos! A beleza do castelo e região são impactantes! Concordam? 

Eilean Donan Castle, Escócia

Eilean Donan Castle

Para começo de conversa, o Castelo Eilean Donan, que significa “Ilha de Donan” está localizado em uma ilhota na junção de três lagos (Duich, Long e Alsh), em uma paisagem emblemática e majestosa das Highlands. Suas primeiras construções remontam-se ao século VI, sendo talvez uma capela ou monastério dedicado a São Donan, um santo Irlandês (mártir celta) conhecido por pregar antigamente nas imediações do castelo. A primeira versão do castelo, na verdade, foi erguida no século XIII, e daí já foram quatro versões diferentes até a que é possível ver hoje.

Eilean Donan Castle, Escócia

Em 1719, o Castelo foi praticamente destruído durante um levante jacobita. E assim, ficou em ruínas por quase 200 anos, quando foi adquirido por MacRae-Gilstrap, passando por uma reforma e sendo novamente reaberto em 1932.

Compensa ler um pouco mais sobre a história do Eilean Donan Castle, clicando aqui. É muito melhor saber de todos os detalhes e informações antes de visitar o castelo. Inclusive, no site do castelo é possível ter imagens ao vivo do Castelo através de uma webcam instalada. Clique aqui.

O Eilean Donan ainda é de propriedade da família MacRae, continua aberto ao público, mas é também muito famoso para filmes e procurado para casamentos. Mas infelizmente não é permitido tirar fotos do seu interior. Apenas nas áreas abertas do castelo, como o pátio e escadas externas. 

 

Eu sinceramente acho que compensa visitar seu interior, que é belíssimo e suntuoso. Mas caso você não tenha tempo de visitar seu interior (dedique em torno de 1:30h, no máximo, para visitá-lo), é possível avistá-lo gratuitamente antes da ponte, já que é onde fica o Centro de Visitantes e você deve adquirir os bilhetes para visitar seu interior. 

Há estacionamento gratuito no local, e é exatamente de onde você pode fazer a seguinte foto:

Eilean Donan Castle, Escócia

Se estiver com mais tempo, sugiro que realize a visita ao interior do castelo quase no fim do dia, preferencialmente, nos últimos horários da visita. Assim, você terá oportunidade de ver o castelo com as luzes acesas, ao fim do dia, que o deixa ainda mais especial. 

Como chegar ao Eilean Donan Castle:

O Eilean Donan Castle está localizado a caminho da Ilha de Skye, em uma localidade chamada Dornie. Veja no mapa abaixo:

A melhor forma de chegar ao Castelo Eilean Donan é de carro – sem sombra de dúvidas! Muito longas as viagens de trem e ônibus para local, apesar de ser possível. Existe possibilidade também de tour privado, mas costuma ser mais caro. 

De Edimburgo a Eilean Donan: trem de Edimburgo a Inverness (+- 3h35m) e depos, ônibus 917 (1h50min);

De Inverness a Eilean Donan: de ônibus 917 (1h50min);

De Fort William a Eilean Donan: de ônibus 915 e 916 (são os melhores e mais rápidos), 917 e 919 são os mais demorados.

De Glasgow a Eilean Donan: de ônibus 915 e 916 (em torno de 5h44).

Eilean Donan Castle, Escócia

Nós estávamos de carro em uma road trip, e fizemos o trajeto Fort William (partimos bem cedo), Glenfinnan (assistimos à passagem do trem pelo viaduto), Eilean Donan e por fim, seguimos para Ilha de Skye. Fizemos este trajeto em um dia e foi perfeito! Observa-se que os únicos pontos visitados neste dia foram em Glenfinnan e o Eilean Donan, o demais foi apenas nosso deslocamento.

De Glenfinnan daria para ir direto para Ilha de Skye, atravessando de balsa por Mallaig. Mas então não teria como passar em Eilean Donan. Então, retornamos até Fort William (não há um caminho traçado no GPS sem voltar na cidade) e de lá seguimos para o castelo e cruzamos a ponte para a Ilha de Skye por terra, sem uso da balsa. 

Eilean Donan Castle, Escócia

Como comprar o ticket para visitar o Eilean Donan:

Você pode adquirir o ticket para visitar o Eilean Donan pelo site, clicando aqui, ou pode adquirir diretamente do Centro de Visitantes que fica estabelecido no local. O ticket custa 10 Libras por adulto (preço para março de 2021). 

Eilean Donan Castle, Escócia

Acho que o ponto alto da visita foi cruzar esta ponte, que na verdade, não estava incluída na planta original do castelo. Ela foi construída para facilitar a travessia dos visitantes. Mas enquanto passava por esta ponte, mil e uma imagens e cenas passavam na minha cabeça!

Eilean Donan Castle, Escócia

 

Eilean Donan Castle, Escócia

 

Detalhe para o canhão cinza da Primeira Guerra Mundial, localizado no pátio do Eilean Donan Castle, Escócia

Sempre fico por um longo tempo observando os detalhes nas entradas dos castelos, e quem me acompanha pelas redes sociais, deve se lembrar que sou apaixonada por portas. Então, pense como me deliciei com esta entrada do Eilean Donan?

A estrela de Outlander, Sam Heughan, visitou recentemente o castelo (meados de outubro de 2020) e compartilhou a foto da entrada do castelo com a tradução do gaélico: “Enquanto houver um MacRae dentro, nunca haverá um Fraser fora”

Eilean Donan Castle, Escócia

Inclusive, se você é fã de Outlander, aproveite para ver nosso post sobre as locações de Outlander na Escócia, clicando AQUI.

Eilean Donan Castle, Escócia
Eilean Donan Castle, Escócia

 

Eilean Donan Castle, Escócia

 

Eilean Donan Castle, Escócia

 

Eilean Donan Castle, Escócia

Agora, um pouco do belíssimo interior do castelo:

Vista para as imediações do Eilean Donan Castle, Escócia

 

Vista para o Centro de Visitantes ao fundo, do Eilean Donan Castle, Escócia
Eilean Donan Castle, Escócia

No Centro de Visitantes do Castelo, também há uma loja de souvenirs e um Coffee Shop. Veja mais detalhes clicando aqui.

——————————- 

Eilean Donan Castle

Horário de Funcionamento, clique aqui.

Nossa viagem contou com o apoio do Visit Britain, órgão responsável pela divulgação turística da Grã-Bretanha e Reino Unido.

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »