Conheça os sabores do Porto, em Portugal (Taste Porto Food Tour)

Se você é daqueles que fica incomodado quando vê comida boa, comidinhas deliciosas, petiscos de alegrar os olhos, doces de dar água na boca… bem, talvez seja melhor parar por aqui! O post de hoje está recheado de fotos de tudo isso que citamos acima, os quais tivemos o prazer de experimentar durante o Taste Porto Food Tour que realizamos durante nossa press trip #Douro15. Só que vamos apenas contar como é o tour, mostrar todas as delícias que degustamos, mas, por óbvio, não vou passar os endereços e nomes dos locais. O tour só tem graça com as explicações dos guias, além de toda a história que envolve os estabelecimentos.

IMG_4894
André (da Taste Porto)

O Tour

A empresa Taste Porto oferece alguns tours e experiências bem diferentes do que estamos acostumados. Veja todos os tours aqui.

Mas em que consiste este tour? Trata-se de um tour que foca exclusivamente experiências gastronômicas no Porto. Mas já adianto que você não comerá “Francesinha”, prato típico (e turístico) de Porto. Você degustará pratos da gastronomia local intimamente ligados a história de famílias em Porto.

Na foto ao lado, o super carismático André que nos acompanhou durante o tour! Agradecemos o carinho e paciência com a blogueira que queria tirar foto de tudo, André! 🙂

Informações prévias:

  • O Tour dura em torno de 3h a 3:30h;
  • Você percorrerá uma distância de mais ou menos 3km, mas nada difícil, até por quê, todo o trajeto será fracionado, com pausas para descanso, degustações e conversa boa;
  • Será uma degustação de dez alimentos e de seis bebidas locais;
  • O Tour será realizado em grupos de no máximo dez pessoas (mas você pode optar pelo tour privado).
  • O tour acontece de terça-feira a sábado, nos horários de 10:00h, 10:30h e 16:00h.
  • Custa 59,00 Euros, por pessoa, incluso neste valor todas as comidas, bebidas, acompanhamento e explicação do Guia.
  • O tour é realizado em Inglês, mas você pode solicitar que o mesmo seja em português, desde que entre em contato prévio.
  • Vá com calçados e roupas confortáveis;
  • E de preferência, faça um lanche leve (bem leve), porque, apesar de ser uma degustação, são porções fartas.

Para reservar o tour, acesse aqui.

A primeira parada: o tour inicia-se próximo ao Mercado do Bolhão, e começa com deliciosos pastéis (folhados). Degustamos dois tipos: um salgado, de carne de vitela; e um doce, de chocolate negro.

IMG_4874
Primeira Parada: Pastéis

O local é considerado um dos pastéis mais deliciosos de Portugal, com massa leve e recheios deliciosos! E este tipo de folhado é totalmente diferente do que estamos acostumados. É possível ver a quantidade de folhas da massa!!!

IMG_4873
Pastéis de Vitela e de Chocolate Negro

Deliciosos pastéis! 🙂 Estou fazendo este post com água na boca! Desejando muito estar em Porto para degustar estes pastéis novamente!

A Segunda parada: nossa segunda parada foi em um ponto que, independente do tour, merece a visita, é o Mercado do Bolhão. Trata-se do Mercado mais emblemático da cidade, sendo que foi classificado como imóvel de interesse público em 2006. Os vendedores estão distribuídos em dois andares do imóvel, e você encontra produtos e alimentos frescos de peixarias, frutas, hortaliças, flores, e muitas delícias típicas de Porto. Já na parte externa do Mercado do Bolhão, você encontra alguns artesanatos, roupas, tecidos, rouparia, perfumaria…

IMG_4887
Mercado do Bolhão
IMG_4896
Embutidos no Mercado do Bolhão
IMG_4909
Embutidos no Mercado do Bolhão

A primeira degustação no Mercado do Bolhão foi um Paio de Lombo. Delicioso!!

IMG_4911
Degustando Paio de Lombo no Mercado do Bolhão

Nas fotos abaixo, as frutas locais!

Depois de experimentarmos o Paio de Lombo, que é um delicioso aperitivo, partimos para outro ponto, e experimentamos deliciosas sardinhas ao óleo, queijadinha e um Moscatel do Douro, que é um tipo de vinho mais doce. Nós, não somos muito fãs deste tipo de vinho, mas vale a pena experimentar o Moscatel do Douro, para ver a diferença com o Moscatel de outras regiões.

IMG_4921
Degustação de Sardinha Georgette no Mercado do Bolhão

Esta sardinha era totalmente diferente das sardinhas que estamos acostumados! Apesar de ser no óleo, é uma sardinha leve, saborosa, e diferente, também, por que são pequenos pedaços da Sardinha, não postas maiores como vimos aqui no Brasil.

IMG_4917
Sardinhas ao óleo
IMG_4924
Moscatel do Douro
IMG_4926
Queijadinha

Como devem ter observado, o nosso Tour ainda estava no começo e já tínhamos experimentado várias comidinhas deliciosas! Até agora, nada reprovado! 🙂

A Terceira Parada: foi em um restaurante super aconchegante, rústico, acolhedor. Degustamos um dos melhores sanduíches da nossa vida: o pão era bem tostado, levemente apimentado com lombo marinado, presunto defumado e envelhecido durante 24 meses. Simplesmente sensacional e delicioso! Foi servido com um vinho tinto.

IMG_4960

IMG_4963

IMG_4965

Quarta parada: seguimos para nossa próxima parada, em um estabelecimento do ano de 1933. Nele, degustamos o café da marca Delta, que era bem aromático e saboroso. Foi essencial para darmos uma “paradinha” e recomeçarmos novamente as degustações de comidinhas.

IMG_4977
Hora do Café
IMG_4978
Hora do Café!

Vocês verão que o guia sempre contará a história e curiosidades dos estabelecimentos visitados, e durante os deslocamentos, de um para outro estabelecimento, também contará algo da arquitetura e da cidade do Porto.

Quinta parada: foi um lugar para degustação de doces! Pense em uma casa de Éclair de todos os tipos: doces e salgados! Experimentamos dois tipos doces: de chocolate e de limão. A de limão é um espetáculo!

IMG_4988
Uma casa cheia de Éclair!
IMG_4991
Éclair de Limão e de Chocolate
IMG_5000
Outros tipos de Éclair doce
IMG_5001
Éclair salgado

E depois, antes de seguirmos para nossa última parada do tour, tivemos uma parada para fotos com esta vista incrível para Vila Nova de Gaia!

IMG_5022

IMG_5025

Sexta e última parada: o ambiente por si só já era uma delícia! Lugar aconchegante, discreto, meio escondido… degustamos Tremoço (que está entre as leguminosas), além de azeitonas, pães, queijos defumados com pimento (pimentão), e com pimenta, embutidos e choriço. Acompanhados de Vinho Verde Orgânico, da Encostas da Cabana/2014; Vinho branco, Herdade dos Coteis/2014; e um Tinto Aneto, Douro 2010.

IMG_5045

IMG_5047

Fechamos o passeio com chave de ouro!!!! Adoramos o passeio e recomendamos a todos que tiverem mais de um dia em Porto. Aliás, fiquem mais de um dia! A cidade vale muito a pena! É linda e cheia de atrações.

(Maiores informações sobre o tour, acesse aqui)

Para ver outros posts sobre nossa press trip pelo #Douro15, acesse aqui:

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »