Conheça em BH: Museu das Minas e do Metal

Com este post inauguramos mais uma seção no Blog Viagens e Vivências: “Conheça em BH“, que tem como principal finalidade compartilhar com nossos leitores dicas e experiências envolvendo gastronomia, eventos, festivais e pontos turísticos na própria cidade de origem do Blog, nossa cidade de Belo Horizonte.

O que fazer em Belo Horizonte em um final de semana, veja AQUI.

Começaremos pelo Museu das Minas e do Metal, que visitei na semana passada quase que por acaso, quando caminhava para outro compromisso nas proximidades da Praça da Liberdade (tanto que as fotos foram tiradas do celular, por isso estão em baixa resolução). Confesso que o assunto abordado pelo Museu (Minas e Metal) nunca me interessou e que a visita foi uma grata e agradável surpresa!

O Museu está localizado no famoso “Prédio Rosa” da Praça da Liberdade, prédio este que foi construído juntamente com a capital mineira e a própria Praça da Liberdade, em 1897, e projetado para ser a Secretaria do Interior.

Em 1930 passou a abrigar a Secretaria de Educação de Minas Gerais até a década de 90, sendo que em 2010, com a transferência das Secretarias de Governo para a Cidade Administrativa, o Museu foi inaugurado, possuindo atualmente no seu acervo uma gama enorme de  informações históricas, exposições e exemplos de materiais envolvendo principalmente mineração e metalurgia, que sempre foram duas das principais atividades econômicas do Estado de Minas Gerais.

Separe pelo menos uma hora para uma rápida visita, como foi o meu caso, ou um tempo um pouco maior, caso seja adepto da proposta abordada pelo Museu.

Logo na entrada, você é recebido por atendentes muito solícitos, que explicam de forma bem resumida os atrativos do Museu, dividido nas seções “Minas” e “Metais“, localizados em andares distintos.

No início da visita, apreciar a decoração do museu já é um espetáculo à parte, lembrando que a entrada é gratuita!

Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte – Bela decoração!
Interior do Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte

Na seção específica sobre “Minas”, o Museu nos leva a um verdadeiro passeio pelas principais minas do Estado, mostrando a localização, história, particularidades, processo de fusão de materiais, semelhanças, além de informações interessantes como o processo de exploração das minas e sua recuperação quando desativada, tudo com a utilização de muita tecnologia e interatividade.

Interior do Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte

Neste corredor temos uma excepcional exposição, que conta com parte do acervo do “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães“, além das mais recentes aquisições do Museu.

Interior do Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte

Na seção específica sobre os “Metais”, temos a abordagem sobre a importância do metal para a humanidade, a importância da água no processo de mineração, a relação da humanidade com os metais existentes, diversos vídeos sobre os metais do passado e presente e até uma balança que apresenta uma estimativa da quantidade de substâncias minerais presentes no nosso corpo, levando-se em conta inclusive o peso da pessoa.

Muito interessante!!

Nas próximas 3 fotos, exemplos dos metais que fazem parte da exposição, tudo muito bem organizado e com informações detalhadas.

Interior do Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte
Interior do Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte
Interior do Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte

Abaixo, uma pequena maquete  interativa, que apresenta o caminho percorrido pelo minério, desde sua extração na lavra até sua chegada ao porto.

Interior do Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte

Na próxima foto, tubos metálicos que projetam no chão “símbolos” dos elementos químicos, cortesia do Professor Mendeleev, que conta sua história e fala sobre a criação da Tabela.

Interior do Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte

Ao final de 1 hora e 15 minutos de uma visita muito proveitosa, parada obrigatória para um delicioso café.

Na verdade, fiquei bastante impressionado com a qualidade do Museu, tudo muito bem organizado, limpo, sinalizado, com excelente ar condicionado (que faz uma diferença danada!!) e atendentes atenciosos em todos os andares, não perdendo em nada para os melhores museus do mundo.

Um Museu que merece ser visitado e divulgado!!

Interior do Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte

O “Museu das Minas e do Metal” possui uma programação eclética, que é possível acompanhar em um mural localizado na parte externa, ou pelo site oficial AQUI.

Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte
  • Informações básicas:
  • Para acessar o site do museu, clique AQUI
  • Gratuito
  • E-mail: [email protected]
  • Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 12h às 18h, 5ª das 12h às 22h
  • Visitas de grupos agendados acontecem de terça a sexta, a partir de 8h, e aos sábados, em horário especial.
    Outras informações: (31) 3516-7200

Onde se hospedar em BH: Mercure BH Lourdes

Onde se Hospedar em BH: Promenade Toscanini

Onde se Hospedar em BH: Radisson Blu Belo Horizonte

Reserve seu hotel pelo Booking.com AQUI. Você não paga nada por isso, e nós recebemos uma pequena comissão que ajuda bastante na manutenção do Blog. 🙂

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »