Como visitar o The Cavern Club, em Liverpool

Neste post terei o prazer de compartilhar a realização de um dos nossos mais antigos sonhos: conhecer de perto, apreciar o repertório de músicas, vivenciar a atmosfera local e até degustar uma breja onde tudo começou para a maior banda de todos os tempos: THE CAVERN CLUB!!

Durante nossa passagem por Liverpool (veja a matéria do nosso roteiro AQUI), resolvemos separar uma noite exclusiva para o “Cavern Pub”, após um dia de intensas e prazerosas atividades pelo “Magical Mystery Tour“, afinal de contas, Liverpool respira THE BEATLES 24 horas por dia.

Só para relembrar: o “Cavern Club” foi inaugurado exatamente no dia 16 de janeiro de 1957, e a proposta inicial era a criação de um clube de jazz. Com o tempo, o local foi mudando seu estilo, com apresentações de bandas de “Blues”, “Beat Music”, dentre outros estilos, dentre eles as bandas “The Quarrymen”, liderada por John Lennon e “Rory Storm and The Hurricanes”, onde tocava Ringo Starr.

Mas a verdadeira grande revolução ainda estaria por vir: no dia 9 de fevereiro de 1961, uma quinta-feira, um quarteto que mudaria a história do mundo se apresentava pela primeira vez, com a seguinte formação: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best na bateria. A partir dali, o “Cavern Club” assume definitivamente seu lado “Rock and Roll”.

Os Beatles se apresentaram com shows regulares até 1963, somando um total de 292 apresentações.

Separe pelo menos uma hora do seu tempo e se delicie com detalhes interessantes da história do “Cavern Club” clicando AQUI.

Localização:

Chegar no “The Cavern Club” é muito fácil: está localizado bem no centro da cidade, na 10 Mathew St., Liverpool L2 6RE:

Curiosidades:

É bom ficar atento a alguns detalhes que fazem do Caverno Club um local diferente da maioria dos Pubs do mundo:

  • Acredite, a música começa a rolar solta a partir das 12hs, TODOS OS DIAS. Para saber informações atualizadas sobre e o calendário completo das apresentações, clique AQUI.
  • Outra dúvida frequente: a entrada na grande maioria dos dias é simplesmente GRATUITA, excluídas as noites de quinta e sexta e finais de semana, e mesmo assim, os preços para entrada são muitos acessíveis, variando de 2,5 a 5 libras. Para o “Cavern Live Lounge”, o camarote deles, os preços também são diferenciados, e aqueles que adquirirem ingressos para o “Magical Mystery Tour” recebem uma cortesia para o “Cavern Club”. Resumindo: não será por falta de grana que você deixará de visitar o lugar!! Para mais detalhes sobre preços, clique AQUI.
  • Dicas importantes: veja com antecedência o calendário de shows, e se for o caso, faça uma reserva de “tickets”. O Cavern Club não oferece reservas de mesas, e infelizmente não possui acesso específico para pessoas com necessidades especiais, sendo necessária a utilização de um elevador privativo. O estabelecimento não oferece “descontos” para estudantes, idosos e afins, não existe “lista” de convidados, muito comum no Brasil e tampouco você conseguirá “furar” fila caso seu amigo, amiga, namorado ou namorada esteja no interior do Club e você do lado de fora. Estamos falando do Reino Unido, amigo!!
  • Dentro da política do local, há a sugestão para os frequentadores utilizarem roupas mais formais, evitando-se camisas de clubes de futebol (imagina um cidadão com a camisa do Manchester United!!), menores de 18 anos são permitidos até as 20hs e existe um estacionamento conveniado localizado a cerca de 5 minutos do local.

Antes da nossa viagem, li em alguma revista que agora não me recordo que o Cavern Club de hoje não seria o mesmo dos idos dos anos 50 e 60. LENDA URBANA!! Descobrimos que trata-se do MESMO lugar de 1957, e que devido a uma decisão do município, a estrutura do Pub fora derrubada nos anos 70 e construída novamente nos anos 80, tudo com o mesmo design e a maioria dos tijolos originais.

Como visitar o Cavern Club:

É muito fácil visitar o The Cavern Club. Você pode ir sozinho, sem guia e comprar o bilhete na portaria (ou com antecedência pelo site), ou fazer gratuitamente depois do Magical Mistery Tour, que inclusive é gratuito. Apesar de termos feito o tour, optamos por voltar mais tarde, no mesmo dia, para visitar o The Cavern Club. Geralmente, as pessoas que fazem o tour, conhecem o Pub depois do término do tour, que geralmente é mais cedo.

Pois bem, e como foi a nossa FANTÁSTICA experiência? Logo na entrada, o manto canarinho da seleção brasileira de futebol, ainda da época do tetra, assinadas pelos craques Pelé e Zico.

The Cavern Club, The Beatles e… Brasil!!

Nossas primeiras impressões: além da emoção pelo fato de estar no local, é fácil constatar que trata-se de local bem amplo, com dois palcos e que estão muito bem adaptados para receber turistas. Fotos e ítens da maior banda de todos os tempos estão espalhados por toda parte e é possível adquirir diversos ítens expostos nas paredes, como magnéticos, copos e camisas. É o capitalismo na sua versão rock n’roll!!

Meus amigos, só estando no lugar para realmente sentir o seu astral. Quando uma “banda cover”, dentre as várias que assistimos, subia no palco e tocava Beatles, a impressão era que os “The Fab Four” estavam de volta. Que energia! Que lugar magnífico!

Confesso: Foi uma noite inesquecível, regada a muita música, brejas britânicas, alto astral, muita animação e que ficará na memória para sempre!!

The Cavern Club, Liverpool
The Cavern Club, Liverpool

De segunda-feira a quarta-feira, o Cavern Club abre a partir das 10h da manhã, e é gratuitamente. Da quinta-feira em diante, os horários de abertura e valores são diferentes, veja AQUI.

Para fechar este post com chave de ouro, veja o vídeo com uma “palhinha” da atmosfera fantástica do lugar!!

 

Veja todos as matérias sobre a Inglaterra AQUI.

Nossa viagem contou com o apoio do Visit Britain e Visit Liverpool.

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

One thought on “Como visitar o The Cavern Club, em Liverpool

  • 23 de março de 2018 em 00:42
    Permalink

    Boa noite Fábio, me tire uma dúvida, por favor.
    Pretendo ir ao Cavern para ver o cover dos Beatles uma quinta-feira, em 28/06/2018 (meu aniversário).
    De acordo com o site: “Admission free until 7pm, then £4 on the door and in advance”.
    Isso significa que após às 19h, são cobradas 4 libras, mas se eu entrar antes é grátis e posso ficar até o show ou teria que sair/pagar as 4 libras de qualquer jeito?

    Obrigado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »