Rota Ecológica em Alagoas: São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras

Já tínhamos visitado Maceió em 2009, e de lá fizemos alguns passeios bate-volta a Maragogi e às Dunas de Marapé. Sabíamos que a região costeira, fora da capital, também era belíssima, e aguardávamos um momento para voltar. E esta oportunidade aconteceu agora! Assim, aproveitamos o feriado do dia 07 de setembro, pegamos um voo para Maceió, e de lá seguimos com destino a Rota Ecológica de Alagoas, mais precisamente para São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. E é sobre este pequeno paraíso localizado na Costa dos Corais de Alagoas que compartilhamos agora.

Praia de Porto de Ruas, em São Miguel dos Milagres

A Rota Ecológica do Alagoas é uma área que foi preservada no Estado, graças a um desvio realizado na estrada a partir da Barra de Santo Antônio até Japaratinga. A Rota Ecológica do Alagoas está dentro da região da Costa dos Corais, que é considerada a segunda maior barreira de corais do mundo, que possui em torno de 131 km de extensão. Maragogi não participa da Rota Ecológica, pelo fato de que está depois da última cidade da região, que é Japaratinga, mas ainda está dentro da região da Costa dos Corais. Veja o mapa abaixo fornecido pelo Turismo Alagoas:

Mapa Turístico de Alagoas (Fonte: Turismo Alagoas)

Toda a área do mapa na cor laranja do mapa se refere à Costa dos Corais: Paripueira, Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto Calvo, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe Japaratinga, Maragogi.

A Costa dos Corais abrange dez municípios sendo oito deles litorâneos, o que a torna bem maior que a Rota Ecológica, e Maragogi é um dos destinos mais turísticos da região, diante de suas belíssimas piscinas naturais.

O que mais nos chamou a atenção da Rota Ecológica foi a quantidade de palmeiras e coqueiros que estão por todos os lados, além da cor do mar. Caso você viaje na época das chuvas, a água pode ficar um pouco mais turva. Mas a apesar de pegarmos alguns dias chuvosos (na verdade no último dia que o sol realmente abriu), a água não estava tão turva, e mesmo assim nos impressionamos com a beleza e similaridade com o Caribe. Quando o céu está limpo e o sol forte, a água do mar em alguns pontos da região fica em um azul incrivelmente lindo, motivo pelo qual muitos chamam de “caribe brasileiro”.

A melhor época para viajar para o Alagoas é de outubro a janeiro, período com menos chuvas. Fomos em setembro e pegamos bastante chuva. Mas é mais ou menos assim: um dia chove, no outro não.

Ao final, podemos dizer que a Rota Ecológica (ou falando de uma forma mais abranente a Costa dos Corais) é uma belíssima região alagoana, com praias paradisíacas, aonde o turismo de massa ainda não chegou (com exceção de Maragogi), povo carismático, hospedagens aconchegantes (e para todos os tipos de gosto e bolso) e gastronomia de dar água na boca!

Quem procura um lugar no Brasil para passar a lua-de-mel, pode olhar com carinho para o Estado de Alagoas, especialmente a Rota Ecológica, que é deslumbrante!

Localização:

A Rota Ecológica está a aproximadamente 100Km de Maceió. Como tínhamos 4 dias para conhecer a região, optamos em ficar em São Miguel dos Milagres, e de lá fazer passeios bate-volta até Porto de Pedras, Japaratinga e tínhamos, inclusive, agendado novamente um passeio nas piscinas naturais de Maragogi, mas que, infelizmente, não conseguimos fazer devido ao mau tempo.

No mapa abaixo, veja a localização dos principais municípios da Rota Ecológica:

Esta “barriga” no mapa é no caso de você optar não fazer a travessia de balsa para Japaratinga. Às vezes, pela estrada, pode ser mais rápido que de balsa, mesmo o trajeto por terra sendo mais distante.

Como chegar na Rota Ecológica de Alagoas (ou como chegar em São Miguel dos Milagres):

Aluguel de carro: Na nossa opinião, o custo/benefício de alugar um carro em Maceió para ir até São Miguel dos Milagres foi excelente! O aluguel de um carro básico, com ar condicionado e seguro total, ficou em menos de R$ 400,00 (preço em setembro de 2017). E pela comodidade e liberdade de locomoção, valeu muito a pena!

Alugamos o carro com antecedência pela internet, e você pode ver no site do Skyscanner o melhor preço para alugar um carro clicando AQUI. Do Aeroporto Internacional de Maceió seguimos com destino a São Miguel dos Milagres, em uma viagem que durou menos de duas horas, e a estrada relativamente boa (pois o problema é que em alguns trechos a pista era simples, o que torna um pouco mais perigoso se você for a noite, por exemplo).

Então, na nossa opinião, alugar um carro foi a melhor forma de conhecer a Rota Ecológica, diante do preço, da facilidade e liberdade de locomoção.

Táxi ou Uber: Ouvi uma hóspede da Pousada falando que foi de Táxi a partir de Maceió. Não perguntei o valor, mas acho que deve ficar bem mais caro, pois de Uber é em em torno de R$ 186,00 a R$ 200,00 o trecho (mas o retorno já vai ser complicado, pois ainda não tem Uber em São Miguel dos Milagres).

Motorista/Traslado: a Pousada Côté Sud, que ficamos hospedados, recomenda o serviço do Sandro, telefone (82) 99977- 0066, motorista de confiança, veículo novo e um serviço VIP, pelo preço de R$ 440,00, ida e volta, em carro privado para até 3 pessoas. Se for um número maior de pessoas, já é melhor ir de van ou ônibus, eles recomendam o Tonico Lima (82) 99933-7929 / 98814-3066, sendo que o preço por trecho para até 12 pessoas fica em R$ 500,00 (os valores podem sofrer alteração dependendo da época do ano).

Bate-volta: Caso você esteja hospedado em Maceió, pode ir a São Miguel dos Milagres através do Luck Receptivo em passeio de um dia, que custa a partir de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) por adulto. Veja mais sobre este passeio clicando AQUI.

Na primeira vez que estivemos em Maceió, em 2009, utilizamos o serviço da empresa para fazer alguns passeios. Ficamos bem satisfeitos naquela época. Desta vez, o Turismo Alagoas ofereceu um passeio às piscinas de Maragogi através do Luck Receptivo. E apesar de não termos conseguido fazer o passeio, diante do mau tempo, tivemos muito suporte do receptivo, além de termos sido muito bem tratados, tanto pelo Alejandro quanto pela Leda.

Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres:

Ficamos hospedados na Pousada Côte Sud (veja nosso review clicando AQUI). Mas é uma hospedagem que estamos completamente apaixonados e recomendamos a todos que queriam ter dias maravilhosos na Rota Ecológica de Alagoas. Trata-se de uma Pousada-boutique, de apenas 09 bangalôs, em meio a um coqueiral e à beira mar, com sistema de meia-pensão (café-da-manhã e jantar à la carte com três pratos). Caso você queira, pode trocar o jantar pelo almoço, caso queira jantar em um dos deliciosos restaurantes locais.

Piscina da Pousada Côté Sud, em São Miguel dos Milagres

Esta hospedagem fica a 400 metros do Centro de São Miguel dos Milagres, tem uma piscina linda de frente para o mar (Praia de Porto de Ruas, ao lado da Praia do Toque), e destaque para sua localização em meio a natureza, privacidade, excelente gastronomia e tratamento diferenciado pelo staff e proprietários. Corinne, uma francesa e uma das proprietárias deste paraíso, conversa com todos os hóspedes durante o café-da-manhã ou mesmo durante o dia. Esbanja simpatia, carisma, além de cuidado e amor pelo nosso País.

A Pousada é exclusivamente para adultos (não aceita crianças).

Endereço: Rua Pedro Calu, s/n, São Miguel dos Milagres, CEP 57940-000, Brasil

Para fazer uma reserva, clique AQUI.

O que fazer em São Miguel dos Milagres:

São Miguel dos Milagres é uma antiga Vila de Pescadores, considerada uma das mais antigas do país. Atualmente, a região abriga a maior quantidade de hospedagens de charme, sem falar das belíssimas praias, caracterizadas por grande faixa de areia (durante a baixa da maré) e muitos coqueiros, tudo sobre uma vibe de extrema tranquilidade e paz.

Lá você não vê nem turistas em multidão, nem tampouco ambulantes que te oferecem produtos e serviços insistentemente a todo momento. São Miguel dos Milagres é calma, a maioria dos lugares não possui estrutura de praia. Por isso, o motivo de tanta hospedagem de charme: para você curtir sua privacidade com toda a exclusividade possível!

Para quem pensa em lua-de-mel em São Miguel dos Milagres, a região não deixa em nada a desejar para outros lugares do Brasil (e do mundo).

Praias:

• Praia Porto de Ruas: é a praia de frente para a Pousada Côte Sud. Calma de areia branca e fina, Recifes de corais e, quando a maré está baixa, formam pequenas piscinas naturais próximas de água bem quente. Se você quer ver a maré mais baixa, curtir as piscinas etc., o melhor é ir no momento em que a maré estiver mais baixa. Para saber o melhor horário da maré, pergunte ao seu hotel, ou veja a tábua de marés clicando AQUI.
Praia Porto de Ruas, em São Miguel dos Milagres
  • Praia do Toque: características bem parecidas com a Praia Porto de Ruas. Mas ainda mais calma e paradisíaca. Das duas que visitamos em São Miguel dos Milagres, esta foi a que mais gostamos. É uma praia bem vazia. Por isso que a gente gosta tanto! 🙂
Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres

É de frente para a Praia do Toque que saem os passeios de jangada para as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres.

Barco esperando a maré subir na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres
  • Se tiver tempo, visite a Praia de São Miguel dos Milagres e a Praia do Riacho. Infelizmente não tivemos tempo de visitá-las e ficará para uma nova oportunidade.

Passeios:

• Andar de bicicleta: com a maré baixa, as condições ficam perfeitas para andar de bicicleta, pois a areia fica bem socada, além de garantir um cenário incrível. Informe-se com sua pousada aonde alugar uma bicicleta em São Miguel dos Milagres, inclusive algumas pousadas realizam o aluguel.
Andar de bicicleta em São Miguel dos Milagres
  • Passeio de jangada até as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres: também durante a maré baixa, quando o mar fica bem raso e acaba formando muitas piscinas naturais, jangadeiros levam turistas até as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres. Geralmente, cada pousada tem um jangadeiro de confiança, que oferecem o serviço aos hóspedes. O jangadeiro indicado pela Pousada Côte Sud foi o Júnior, sobrinho do José Nildo e da Vera que também trabalham na Pousada. Pessoas boníssimas, super educadas, respeitosas e atenciosas.
Passeio de jangada em São Miguel dos Milagres

O passeio de jangada até as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres custou R$ 35,00 por pessoa (não cobrou pelo aluguel do snorkel), e dura em média 2 horas. É bom levar uma água por que lá não tem nenhuma estrutura. Eu deixei a minha bolsa com câmera, água, e outros objetos na jangada com o Júnior. Ele ficou o tempo todo na jangada e cuidou dos meus pertences.

Para quem levar câmeras, telefones, ou objetos que não podem molhar, é bom colocar em uma sacola plástica, ou em uma sacola de material impermeável. E sempre deixar a sacola sobre os bancos da jangada.

Aproveitem para passar bastante protetor solar, leve um quebra-sol, e para quem tiver, é até bom levar um blusa de manga longa ou maiôs de manga longa. O sol é forte e mesmo com protetor solar, você fica muito exposto ao sol.

Apesar da cor da água ser incrível, não vimos tantos peixes como vimos em Maragogi, por exemplo. Mas acredito que os peixes acabam se escondendo, quando ficam mais turistas no local. Mas mesmo que não tivesse nenhum peixe: só a cor da água compensa! Veja o vídeo que postamos no Instagram, clicando AQUI.

Piscinas Naturais de São Miguel dos Milagres

O que fazer em Porto de Pedras:

Porto de Pedras é um vilarejo vizinho a São Miguel do Milagres que, de uma forma ou de outra, você acabará conhecendo.

• Associação do Peixe-boi:

Nele, está situada a sede da Associação do Peixe-boi, fundada em 2009, responsável por introduzir à natureza osanimais nascidos em cativeiros. O peixe-boi é um animal listado como “vulnerável a extinção”, e a Associação promove o Turismo de base comunitária, que consiste em “garantir a preservação ambiental por meio do turismo de observação e educação ambiental”. Tem que reservar o passeio com antecedência, pois existe um limite de visitantes diários no local e o passeio é realizado somente uma vez por dia. Custa R$ 50,00 por pessoa, e dura em média 1 hora.

Reservas com antecedência pelos telefones: (82) 3298-6247, (82) 99917-2146, ou pelo WhatsApp: (82) 99359-7473.

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua Luiz Ferreira Dorta, 25, Tatuamunha – Porto de Pedras – Alagoas

Praias:

Visitamos apenas duas praias em Porto de Pedras e ficamos apaixonados!

• Praia da Lajes (ou Praia de Lages, pois vimos escrito das duas formas): o caminho para esta praia já valeria nosso deslocamento. Pois você passa em um coqueiral maravilhoso, de cair o queixo! Mas como tinha chovido no dia, a estrada estava bem ruim, com muitos buracos, lama, e se não tomar cuidado o carro acaba atolando. A Praia de Lajes não possui estrutura para turistas. No dia que fomos, tinha apenas algum carrinho vendendo algumas bebidas.
Coqueiral a caminho da Praia de Lajes, em Porto de Pedras

A praia é lindíssima e é para quem gosta de praia mais deserta!

Praia de Lages, em Porto de Pedras
  • Praia do Patacho: é considerada uma das praias mais bonitas da região. É calma de areia branca e fina, Recifes de corais, que foram pequenas piscinas naturais próximas quando a maré estiver baixa. Inclusive, durante a maré baixa, você pode ir a pé até as piscinas naturais, ou se preferir, com um jangadeiro. Estivemos todos os dias na parte da tarde, quando a maré estava mais alta (naquele dia a tábua da maré apontava que o melhor horário era na parte da manhã.
Praia do Patacho, em Porto de Pedras
  • Outras praias para conhecer na região: Praia Porto de Pedras, Praia Croa do Tubarão e Praia de Tatuamunha.
  • Túnel verde: ao lado da Praia do Patacho (saindo da praia, siga na rua a esquerda) fica o túnel verde, que nada mais é que uma passagem de árvores e plantas naturais que se encontraram, fazendo um belíssimo túnel… verde! O local tem sido buscado por noivas para fazer uma sessão de fotos.
Túnel Verde, em Porto de Pedras (Alagoas)
  • Vila de Tatuamunha: é uma vila muito pacata e charmosa, cheia de casarões centenários. Você pode adquirir artesanatos de locais, além de peixes e frutos do mar.
Vila de Tatuamunha, em Porto de Pedras
  • Passeio de Buggy: são diversos tipos de passeios oferecidos: Litoral Norte, Litoral Sul, e tem o passeio que passa pelas praias de Lajes, Patacho, inclusive no Túnel Verde. Não fizemos o passeio por que estávamos de carro e já estávamos fazendo todos os passeios.

Onde comer em São Miguel dos Milagres:

Pensem em uma gastronomia incrível!!!! Saímos completamente apaixonados pelo sabor da gastronomia da Rota Ecológica. A maioria dos pratos serve duas pessoas, são muito fartos e dá para comer muito bem! Seguem nossos dicas de onde comer em São Miguel dos Milagres.

• Restaurante da Pousada Côte Sud: o restaurante é super aconchegante e apesar de aberto a não-hóspedes, nem sembre é possível realizar uma reserva, pois dependerá da quantidade de hóspedes na pousada. O restaurante é super aconchegante, charmoso, discreto e com uma iluminação, que, à noite, fica super romântico. Todos os pratos são feitos com produtos nobres. São pratos muito saborosos e fartos. Todos os dias da nossa estadia, optamos pela sugestão do dia, que eram pratos à base de peixes e frutos-do-mar. Abaixo, alguns dos pratos que experimentamos, como é o caso da massa abaixo, com camarões bem suculentos!
Restaurante da Pousada Côte Sud, em São Miguel dos Milagres

Aberto para almoço (a partir das 13h) e jantar (a partir das 19h).

Para reservas: Telefone: (82) 3295-1283 ou (82) 9942-7357, ou mande e-mail para [email protected].

Endereço: Pousada Côté Sud, Porto da Rua, São Miguel dos Milagres Alagoas – Brasil

• Restaurante do Enildo: comida muito saborosa e ambiente super aconchegante! O restaurante fica localizado de frente para a Praia de Porto de Ruas, e tem a opção de ficar no interior do restaurante e na parte externa. Para tirar gosto, peçam a macaxeira frita, que é bem crocante e sequinha. Também não deixe de pedir a “casquinha de siri“, que é muito suculenta farta! Um dos pratos principais mais servidos no restaurante é a “Peixada com molho de camarão” (em torno de R$ 100,00 para duas pessoas, serve com arroz, pirão e saladinha), que foi a nossa escolha. Mas caso escolha a “Chapa Mista” (camarão, peixe, lagosta), ou a “Lagosta Alagoana” também ficará bem satisfeito.

Endereço e reservas: R. Agnelo Joao dos Santos, 709, São Miguel dos Milagres – AL – Telefone: (82) 3295-1310.

Aberto para almoço: das 12h às 18h.

• Restaurante Manzuá: não é para menos que o Manzuá é considerado um entre os dez melhores restaurantes em São Miguel dos Milagres. Estivemos no restaurante junto com o Fábio e Cleber do Viagens Cinematográficas, a convite do Turismo Alagoas e do Veloso, o proprietário. O ambiente é rústico, aconchegante e cada detalhe você observa que é especial. Quando chegamos, Veloso veio nos cumprimentar de forma muito simpática. Claro observei para ver se o tratamento seria o mesmo com os outros clientes, e foi sim! De mesa em mesa, Veloso conversava com os clientes, perguntava se estava tudo certo e se precisávamos de alguma coisa. Adoro este cuidado do próprio dono! A equipe não fica de fora da simpatia, todos adoráveis!
Restaurante Manzuá, em São Miguel dos Milagres

Nossas escolhas foram o “Camarões à Manzuá” e “Peixes com legumes”, ambos pratos acompanhavam uma porção de arroz (novinho e super saboroso), sendo que para o camarão tinha um pirão de acompanhamento também. Os pratos servem duas pessoas, muito saborosos e com ingredientes especiais e nobres. Vale muito a pena fazer uma refeição lá.

De sobremesa, optamos por um “Petit Gateau Nordestino“, que consiste em um bolinho de cocada cremosa, sorvete de tapioca e cobertura de mel. Pensem em um negócio bom!!!!! É mais! Delicioso!!!!

Petit Gateau Nordestino, no Restaurante Manzuá, em São Miguel dos Milagres
Da direita para a esquerda: Fábio, Cléber, Veloso (proprietário do Manzuá), Fabi e Fábio

Não deixem de ir no Restaurante Manzuá! Realmente é um restaurante diferenciado e de excelente gastronomia!

Endereço: Avenida Nelson Leão Pirauá, s/n, Porto da Rua, São Miguel dos Milagres, Alagoas (na rotatória de São Miguel de Milagres, pegue a Rua Abelardo Cosa Raposa, sentido Praia do Patacho (estrada). É a primeira rua à direita.

Telefone para reservas: (82) 3295-1214

Aberto para jantar, a partir das 18h.

• Restaurante Quintal: apesar de não termos ido, recebemos muitas recomendações de seguidores e de outros blogueiros.

Endereço: Rua do Toque, s/n – Praia do Toque, São Miguel dos Milagres – AL

Telefone para reserva: (82) 99910-7078

Aberto para almoço e jantar.

Abaixo, colocamos um mapa com a localização dos restaurantes em São Miguel dos Milagres:

Onde comer em Japaratinga:

Nossa passagem por Japaratinga foi muito rápida, infelizmente. Pretendemos voltar e conhecer melhor a região, que os amigos do Viagem Cinematográfica tanto adoram, e compartilharam fotos lindas! Mas o que a gente pode recomendar de olhos fechados em Japaratinga é o Restaurante Divina Gula, Pousada Caiua, indicação dos meninos do Viagens Cinematográficas, também. Fomos sem fazer reserva, o que foi possível por que a casa não estava tão cheia.

O restaurante é super aconchegante e o atendimento excelente.

Nossa escolha foi um “Filé de badejo com molho de laranja, arroz de castanha e purê de banana”. Pensem em uma comida indescritivelmente boa! Amamos!

Endereço: Pousada Estalagem Caiuia, Japaratinga, Alagoas, Costa dos Corais

Telefone para reservas: (82) 3297 1381 ou (82) 9659 1313

Aberto para almoço e jantar.

**********

Então, estas são nossas dicas de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e de restaurante em Japaratinga.

Apoio: nossa viagem contou com o apoio do Turismo Alagoas, que deu tudo o suporte antes, durante e depois. Agradecemos por toda atenção, especialmente à Margarita!

Parceria: nossa hospedagem na Pousada Côte Sud em São Miguel dos Milagre foi através de Parceria, mas que em nada influenciou em nossa opinião sobre o lugar. Agradecemos à querida Corinne pelo carinho e apoio!

**********

Veja onde se hospedar em São Miguel dos Milagres clicando AQUI.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

5 thoughts on “Rota Ecológica em Alagoas: São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras

• 16 de setembro de 2019 em 13:45
    Permalink

Oi, vou nesta costa há 20 anos, em Japaratinga, recomendo a Pousada do Alto, a vista mais linda de toda a costa nordestina, com uma piscina de borda infinita maravilhosa, além disso, o dono Leopoldo é uma figura sensacional, Caiuia é super indicada para comida e pegar praia, tem tambem a pousada Camurim Grande muito bacana, pé na areia. Em São Miguel dos Milagres, tem muita coisa nova, Vila Milagres é uma deles e de pousada super recomendo a Casa Acayu que, apesar de não ser pé na areia tem uma estrutura na praia bem legal. Em Porto de Pedras não deixe de ir na Reservas do Patacho e na Pedras do Patacho, todas duas de tirar o fôlego.

• 17 de setembro de 2019 em 10:53

Oi, Ana Paula!!!
      Muito obrigada por compartilhar sua experiência!
      Espero que ajude outros viajantes! E quando eu voltar, vou usá-las com certeza.
      Beijos,
      Fabi

• 23 de novembro de 2018 em 21:36
    Permalink

Você falou que foi de carro para as praias…eu aluguei um carro também e gostaria de saber se tem limitação de local para passar, pois ele é um carro comum sem tração.

• 5 de dezembro de 2018 em 08:58

Oi, Giovana.
      Nosso carro era comum também. E com chuva, teve alguns lugares que foi meio chatinho passar. Mas conseguimos.
      Eu acho que se tiver como trocar para 4×4 melhor. Eu realmente tive medo em alguns momentos do carro atolar…

• 7 de novembro de 2017 em 10:17
    Permalink

Adorei o post, super completo e também adorei que pudemos encontrá-los por lá. Foi uma delícia jantar no Manzuá na companhia de vocês. Obrigadão.