9 cidades para conhecer de trem a partir de Londres

Já pensou em conhecer várias cidades do Reino Unido de trem, a partir de Londres?

 

Não precisamos dizer o quanto somos apaixonados pelo Reino Unido, e que ficamos ainda mais apaixonados depois que rodamos tanto a Inglaterra, quanto País de Gales e Escócia de trem. Andar de trem no Reino Unido é uma facilidade enorme que nós viajantes adoramos! Claro que para quem utiliza o serviço no dia-a-dia pode encontrar algum problema. Mas para nós dois, que estávamos de viagem, e utilizamos este meio de transporte para diversos trechos ao longo de um mês, foi perfeito e não teria outra maneira melhor de nos locomover.

Mas nem todo mundo tem facilidade ou a possibilidade (ou até mesmo gostaria) de viajar por um mês para o Reino Unido. Então, vamos contar a partir de agora 9 cidades que você pode conhecer de trem a partir de Londres.

 

Já segue o Blog Viagens e Vivências nas redes sociais? 

Instagram: @blogviagensevivencias

Facebook: @viagensevivencias

Twitter: @blog_vv

YouTube: Viagens e Vivências

 

BritRail Pass

O Visit Britain Shop disponibiliza para vendas vários tipos de passes do BritRail, que possibilitam viagens ilimitadas a um valor fixo.

Na nossa viagem, compramos os passes individuais, porque foram apenas 9 trechos ao longo de um mês (Oxford, Bath, Cardiff, Pembroke, Liverpool, Manchester, York, Edimburgo e Glasgow) . Mas dependendo de como será sua viagem, vale muito a pena comprar algum dos passes. Confiram os tipos e valores de cada um clicando aqui.

Nota: este passe somente é disponibilizado para compras online, e antes da sua viagem.

Tickets de Trem no Reino Unido

Gostamos de duas empresas para comprar tickets de trem no Reino Unido, que são bem mais em conta que outras empresas conhecidas de compra de passagens de trem na Europa. Uma delas é a National Rail e a outra é a Virgin Trains.

Mas é sempre bom conferir todas as rotas, pois pode ser que para uma determinada rota, somente a Virgin Trains esteja operando e vice-versa.

1 . Windsor de trem à partir de Londres:

  • Em torno de 30 minutos de trem + 15 min de ônibus 

Windsor é uma cidade da Inglaterra aonde está localizado o Castelo de Windsor, uma das mais famosas residenciais oficiais da Rainha Elizabeth II. A maioria das pessoas faz um bate-volta a partir de Londres, de trem, o que é muito fácil e nem precisa de guia. Se você não estiver com o London Pass, que também está incluso a ida e volta de trem a partir de Londres, você pode comprar o ticket de trem de Londres para Windsor ou na National Rail ou na Virgin Trains.

Castelo de Windsor, Windsor, Inglaterra
Castelo de Windsor, Windsor, Inglaterra

2 . Oxford de trem a partir de Londres:

  • Em torno de 1:30h de trem

Oxford é uma cidade da Inglaterra famosa por suas inúmeras Universidades, inclusive tem a mais antiga das Universidades de língua inglesa, também considerada uma das 10 melhores Universidades do Mundo. Mas espere aí? Só tem Universidade esta cidade? Além das Universidades, que são excelentes pontos de visitação, a cidade, que por si só já é um charme, possui outras atrações e tudo muito cheio de história. Já visitamos duas vezes Oxford, e na última vez preferimos pernoitar. É uma das cidades que realmente valem muito a pena visitá-la!

Você pode comprar o ticket de trem de Londres para Oxford ou na National Rail ou na Virgin Trains.

Oxford, Inglaterra
Oxford, Inglaterra

3 . Bath de trem a partir de Londres

  • Em torno de 1:40h de trem

A partir de agora, os deslocamentos entre as cidades começam a ficar um pouco maiores. Mas é irrisório comparado com a beleza das paisagens inglesas que você pode ver ao longo do caminho. Bath é comumente ligada a bate-voltas com Stonhenge, inclusive Oxford. Realmente acho estes passeios absurdos para um dia, já que são lugares de muita beleza e história. Mas também, sou do tipo que adora ler tudo, tirar 1001 fotos e curtir todos os cantos da cidade. Então este passeio não me atrai bate-volta a três cidades de muito história!

Mas Bath é uma delícia de cidade da Inglaterra! Ficou famosa por seus banhos termais, e foi o local que Jane Austen, autora inglesa, viveu por alguns anos. A cidade foi merecidamente declarada com Patrimônio Mundial da Unesco, e conhecer a cidade observando sua belíssima arquitetura neoclássica palladiana já deve ser o foco do seu roteiro.

Você pode comprar o ticket de trem de Londres para Bath ou na National Rail ou na Virgin Trains.

Bath, Inglaterra
Bath, Inglaterra

4 . Liverpool de Trem a partir de Londres:

  • Em torno de 2:30h de trem

Liverpool é uma cidade da Inglaterra que ficou super famosa por ser a cidade natal dos Beatles. A cidade possui uma energia contagiante, super divertida e com atrações que vão além dos “Garotos de Liverpool”. Inclusive, a cidade possui museus incríveis, e uma das Catedrais mais extensas do mundo!

Você pode comprar o ticket de trem de Londres para Liverpool na Virgin Trains.

Liverpool, Inglaterra
Liverpool, Inglaterra

5 . Manchester de Trem a partir de Londres

  • Em torno de 2:30h / 2:40h de trem

De todas as cidades que conhecemos no Reino Unido, talvez Manchester seja a que mais nos surpreendeu. Manchester é uma cidade da Inglaterra, que abriga arte, teatros, museus, arquitetura impressionante, vida noturna, melhor custo-benefício para intercâmbio no Reino Unido, e foi aonde visitamos as duas bibliotecas mais incríveis de todos os tempos e viagens. Sem falar que abriga dois dos excelentes times de futebol do mundo, o Manchester United e Manchester City.

Geralmente, todo mundo que conhece Manchester, acaba dando uma esticadinha até Liverpool, já que elas são quase vizinhas. Sugiro muito a inclusão de Manchester em seu roteiro de viagens pelo Reino Unido.

Você pode comprar o ticket de trem de Londres para Manchester na Virgin Trains.

Manchester, Inglaterra
Manchester, Inglaterra

6 . York de trem a partir de Londres

  • Em torno de 1:50h a 2:20h de trem

York é uma cidade murada da Inglaterra, fundada em 71 d.C pelos Romanos e que ainda mantém muitas tradições inglesas além de uma forte herança Viking. Na cidade você vai encontrar castelos, igrejas, torres e vai se sentir literalmente nos cenários de filmes medievais. Mas não faça bate-volta! A cidade é um charme e merece mais que um dia!

Você pode comprar o ticket de trem de Londres para York na Virgin Trains.

York, Inglaterra
York, Inglaterra

7 . Cambridge de trem a partir de Londres

  • Em torno de 45 min a 55 min de Trem
Cambridge, Inglaterra (Foto: Visit Britain)

Uma das poucas cidades que não conhecemos na Inglaterra e que queremos muito conhecê-la. Cambrigde é uma antiga cidade universitária da Inglaterra, que inclusive abriga uma das universidades mais prestigiadas do mundo.

Assim como em Oxford, o passeio pelas faculdades da Universidade de Cambridge é imperdível e cheio de histórias!

Espero poder conhecer em breve esta cidade que se localizada a menos de uma hora de trem de Londres.

Para comprar os tickets de trem de Londres para Cambridge, clique na National Rail ou na Virgin Trains.

8 . Cardiff de trem a partir de Londres

  • Em torno de 2:10h a 2:40h de trem a partir de Londres

Cardiff é a capital do País de Gales, vizinho da Inglaterra, e está localizada a pouco mais de duas horas de trem a partir de Londres. O País de Gales está no topo de lugares para conhecer nos últimos anos, inclusive foi declarado pelo Lonely Plant como um dos destinos para conhecer no ano passado. Ficamos somente entre Cardiff, Pembroke (que é mais distante da capital, e famosa por ter sido palco de alguns filmes, como o romântico e triste “Como eu era antes de você), e Caerphilly.

O povo galês está entre os povos mais gentis do mundo e nós amamos conhecer um pouquinho do país. Claro que ele ainda está em nossa lista para ser melhor desbravado. Mas já deu para sentir bem o gostinho das belezas do País.

Para comprar os tickets de trem de Londres para Cardiff, clique na National Rail ou na Virgin Trains.

Cardiff, País de Gales
Cardiff, País de Gales

9 . Edimburgo de trem a partir de Londres

  • Em torno de 4:20h de trem 

Edimburgo é a capital da Escócia, e foi simplesmente maravilhoso poder conhecê-la. É o destino mais distante de Londres que sugiro neste post para vocês irem de trem. Edimburgo está localizada em cima de vários vulcões extintos, ou seja, é uma cidade cheia de montanhas. Mas é cada construção que você vê no topo delas! Seja no Castelo de Edimburgo ou no Calton Hill, andando pelo cidade velha, ou pela cidade nova (que também é velha), parando em um Pub tipicamente inglês, ou comendo em um restaurante estrelado pelo Guia Michelin, você vai amar esta vibrante cidade!

Para comprar os tickets de trem de Londres para Edimburgo, clique na Virgin Trains.

 

Edimburgo, Escócia
Edimburgo, Escócia

E estas são apenas algumas cidades que recomendamos de trem a partir de Londres. Existem várias outras, já que a linha férrea no Reino Unido é super ampla, o que vale a pena deixar o estresse dos aeroportos e trocar pelo charme das estações de trem e das paisagens do Reino Unido.

 

Se vai viajar: 

  • Reserve seu hotel pelo Booking.com. Por este link você não paga nada a mais, e nós recebemos uma pequena comissão que ajuda na manutenção do blog. E caso mude de ideia e não queria mais se hospedar lá, a maioria das reservas podem ser canceladas sem custo;
  • Faça seu seguro de viagem escolhendo os melhores valores com o Seguros Promo, e ganhe 5% de desconto utilizando o cupom VIVENCIAS5;
  • Compre o Chip Easysim4u para utilizar internet no exterior sem nenhuma burocracia e dificuldade, e fique sempre conectado! 

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

2 thoughts on “9 cidades para conhecer de trem a partir de Londres

  • 24 de março de 2018 em 20:46
    Permalink

    Pretendo fazer um pequeno roteiro de trem pelo interior da Inglaterra em janeiro de 2019 e embora tenha algumas outras cidades em mente, gostei muito do artigo, das informações e sugestões.
    Além de Cambridge e York, Castlecombe, Winchester e Stratford-upon-Avon também fazem parte de nossa vontade. Edimburgo é um sonho, mas temos uma semana apenas e não sei se seria possível, viável. A base deve ser Londres, mas não temos hotéis em vista. Também gostaria de saber sobre pequenos hotéis nessas cidades, se for o caso de permanecer alguma noite em alguma delas.
    Será que você poderia me ajudar com alguma dica, sugestão?
    Agradeço muito

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »