Um convite especial da Feitoria Inglesa, no Porto

IMG_7326Esta é uma experiência que temos a honra de compartilhar com vocês, mas que só é possível mediante convite de algum dos membros da Feitoria Inglesa, no Porto. Durante nossa press trip pelo #Douro15 tivemos o privilégio de um convite para conhecer as dependências de seu belíssimo prédio situado ao lado da Ribeira, seguido de um delicioso almoço, regado a muita conversa boa, excelentes vinhos e até brincadeiras ou seria um papo sério? para adivinhar a idade do Vinho do Porto! Na verdade, tudo foi de acordo com a tradição da Casa.

Antes de mais nada, nosso mais sincero agradecimento ao Sr. José Alvares Ribeiro pelo convite e por nos conceder um momento tão agradável em Porto! 🙂

A Feitoria Inglesa (ou Factory House) é uma prova da aliança Luso-Britânica e do peso da comunidade britânica na cidade, ensejada pelo comércio de Vinho do Porto. Trata-se de um belíssimo edifício neo-clássico, concluído em 1790, localizado na zona histórica do Porto, em Portugal. O termo “Feitoria” é utilizado para caracterizar uma associação ou estabelecimento de comerciantes ou empresários que exercem sua atividade em um país estrangeiro.

Na verdade, desde 1811, com a extinção das Feitorias, a Feitoria Inglesa tornou-se mais uma sede da British Association, funcionando com as mesmas regras e respeito anteriores.

Logo que chegamos ao Edifício, nos deparamos com esta belíssima escadaria, de onde seguimos para conhecer a adega, a cozinha original mantida, e o elegante e discreto salão de baile.

IMG_5638

E mesmo depois de passarmos por várias vinícolas e caves, ficamos surpresos com sua vasta coleção de Vinhos do Porto Vintage:

IMG_5641

Também fomos apresentados à sua Biblioteca Inglesa, com seus diversos livros ingleses, em versões originais e inclusive, das primeiras edições. Alguns contam com mais de dois séculos de história! Uma verdadeira relíquia e tesouro!

IMG_5650

Os membros da Feitoria Inglesa podem receber seus convidados nas dependências do prédio. E como falamos anteriormente, tivemos o privilégio do convite realizado pelo membro José Álvares Ribeiro, o 1º Tesoureiro Português da Feitoria Inglesa. Ser o Tesoureiro da Factory House, é o mesmo que ser seu Presidente.

IMG_5659

IMG_5677

Não sei se conseguirei expressar o que senti durante este momento em que estivemos na Feitoria Inglesa. Foi um misto de respeito, com gratidão, mas ao mesmo tempo que me via diante de uma situação de requinte, vinha a elegância do Sr. José Álvares Ribeiro nos deixando extremamente à vontade, como se estivéssemos em um encontro do clube da cidade o que de fato era.

IMG_5672

Quando recebemos a notícia deste Convite mais que Especial, e de que a vestimenta deveria ser diferenciada por trata-se de um clube reservado e de muita tradição, fui tomada por um sentimento de curiosidade e um frio na barriga! Queria digerir e curtir cada segundo daquele momento para que o mesmo ficasse para sempre em nossas mais belas recordações de viagens e vivências.

IMG_5675
Staffordshire Dessert Service – 1836

Antes do almoço, mas logo depois de apresentado o prédio, tivemos um momento de pré-almoço com vários petiscos, como biscoitos de queijo, bolinho de bacalhau, risole de peixe e croquete.

IMG_5680

E então, seguimos para nosso almoço estilo buffet, precedido de um Vinho do Porto Branco.

IMG_5685

A entrada foi uma deliciosa sopa de legumes! E depois, cada um dirigiu-se a um aparador onde estavam a salada, batatas assadas, quiche e um filé, servindo seu próprio prato.

IMG_5688

IMG_5689

E depois do prato principal, tivemos um momento tradicionalmente delicioso na Feitoria, que na verdade, ocorre todas as quartas-feiras, no encontro dos “gentlemen“: o Vinho do Porto é servido em Decanter, de forma a camuflar seu rótulo. Na verdade, foram servidos dois Vinhos do Porto: um Tawny e um Vintage. E foi neste momento que colocamos nossos mais profundos conhecimentos pelo menos tentamos para adivinhar a data dos vinhos servidos.

IMG_5690

E mais uma tradição: o Vinho do Porto é seguido da esquerda para a direita! Tudo muito formal!

Os vinhos foram servidos com as melhores trufas de chocolate que já comemos nesta vida, além de biscoitos de chocolate e queijo de ovelha.

IMG_5693

E por fim, seguindo mais uma deliciosa tradição, nosso almoço findou-se com um café (detalhe para a porcelana e talher).

IMG_5694

Gostaríamos de agradecer, uma vez mais, este momento tão especial que tivemos o privilégio de passar na Feitoria Inglesa. Agradecemos ao Sr. José Álvares Ribeiro por toda atenção, pelas informações passadas e por esta oportunidade única! Nós adoramos!!! 🙂

Já viram os outros posts sobre a press trip #Douro15? Acesse os links abaixo:

 

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

4 comentários em “Um convite especial da Feitoria Inglesa, no Porto

  • 7 de julho de 2016 em 14:08
    Permalink

    Ah essa viagem… sempre com experiências e privilégios sensacionais! <3
    Feliz que vocês puderam participar!
    Beijinhos

    Resposta
  • 3 de julho de 2016 em 19:09
    Permalink

    Este blog é de primeira, sempre com ótimas matérias e fotos sensacionais! Parabéns!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »