4 Lugares para degustar Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia e Porto

No começo dos posts sobre nossa press trip ao #Douro15, explicamos que os Vinhos do Porto são produzidos na região demarcada do Douro e armazenados em Caves na cidade de Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do Rio Douro, a partir de Porto. Ir em Porto e não visitar uma cave ou participar de uma degustação de Vinhos do Porto, é como ir a Roma e não ver o Papa.

Visitamos quatro lugares em Porto e Vila Nova de Gaia, que oferecem degustações de Vinho do Porto, e todos valem muito a pena! Impossível escolher qual deles é melhor! Mas vamos contar um pouco de cada uma destas visitas, e você escolhe um deles para conhecer.

1 – Sogevinus

O grupo Sogevinus produz e comercializa Vinhos do Porto de cinco marcas, sendo que degustamos 4 destas marcas: Kopke, Burmester, Cálem e Barros.

Kopke: surgiu de uma família alemã de mesmo nome. De 1670 a 1680, foi uma das marcas líderes de Vinho. Em 1895, passou a ser dirigida por outro família em Londres, que com a II Guerra Mundial, e consequentes crises, vendeu para o então Manuel Barros, no ano de 1953. Barros, já acostumado com Vinhos do Porto, manteve os negócios até 2006, quando, finalmente, vendeu a empresa para o grupo Sogevinus.

Burmester: em 1730, Henry Burmester e John Nash fundaram a Brumester & Nash, em Londres, que era dedicada ao comércio de cereais. Só em 1750, em Vila Nova de Gaia, que decidiram e iniciaram a exportação de Vinho do Porto para a Europa e Ilhas Britânicas. Por volta de 2000, o Grupo Sogevinus adquiriu a marca e continuou garantindo a tradição da marca, satisfazendo aos seus mais exigentes clientes.

Cálem: fundada em 1859 por Antônio Alves Cálem, que, aproveitou o regime de liberdade comercial na área vinícola do Douro, e demonstrou intenções comerciais com o Brasil. Somente em 1998, foi adquirida pelo Grupo Sogevinus que segue com o objetivo da empresa de abrir novos horizontes.

Barros: fundada em 1913, com o único objetivo de comercializar exclusivamente Vinhos do Porto. Sendo em 2006, adquirida pela Grupo Sogevinus.

A degustação, ou melhor, o passeio, começou nas Caves de Cálem, onde pudemos ler um pouco da história da empresa. Só depois, nos dirigimos até um salão privado para as degustações dos vinhos.

IMG_5125

Só a vista já era de encher os olhos de alegria! A sala onde realizamos as provas era privilegiada: com vista para o Porto! Ainda mais no final do dia, quase no pôr-do-sol. Era belíssimo e renderam várias fotos! 🙂

IMG_5151

Quem conduziu nossa degustação, foi a querida Tânia Branco, que de forma clara e simples, apresentou cada um de seus vinhos, suas peculiaridades e especialidades.

IMG_5152

Como podem ver da foto abaixo, foram 10 vinhos degustados, dentre eles um Kopke, Colheita 1941. Observem a cor dos vinhos, que quanto mais envelhecido, mais claro, e uma verdadeira pérola!

IMG_5155

IMG_5498

IMG_5507

IMG_5173

IMG_5172

Sogevinus Fine Wines

Avenida Diogo Leite, 344-4400-111, Vila Nova de Gaia – e-mail: [email protected]

2 – Sandeman:

Na mesma noite teríamos um jantar com o próprio Mr. George Sandeman, em uma das Caves mais emblemáticas da região, a Sandeman, precedido de uma visita ao museu com a história da Marca (que mesmo pequeno, tem grandes histórias), às caves, com degustação de Vinhos do Porto direto dos tonéis e servido pelo próprio Sr. George Sandeman, um londrino nascido em 1953, e um verdadeiro gentleman!

IMG_5200

Sandeman foi criada em 1790, quando o, também, George Sandeman, um jovem escocês, decidiu comercializar Vinhos do Porto e de Jerez. E assim, a marca se tornou uma das produtoras mais procuradas na região.

Na foto abaixo, enquanto apresentava o Museu da Casa, Mr. George nos conta um pouco da história de Sandeman, enquanto um delicioso Drink com Vinho do Porto é servido.

IMG_5221

IMG_5223

E a impressionante Cave de Sandeman, onde repousam seus deliciosos Vinhos do Porto (em tempo, este era apenas um de seus corredores!!!! Existiam vários outros, com a mesma quantidade de tonéis):

IMG_5226

O momento mais que esperado: degustar os Vinhos da Casa!

IMG_5242

IMG_5247

Sandeman oferece quatro tipos de tour:

  • Classic Tour (6 Euros): uma equipe leva os visitantes para conhecer a adega, explicando um pouco sobre o Vinho do Porto e seu processo de envelhecimento. Depois do tour, podem ser apreciados dois tipos de Vinho do Porto, um Ruby e um Tawny.
  • 1790 Tour (16 Euros): os visitantes terão um tour mais aprofundado sobre o Vinho do Porto. Ao final, em um espaço especial para este tour, cinco vinhos serão degustados.
  • Old Tawny Tour (35 Euros): é o mais completo dos tours oferecidos, com uma explicação ainda mais detalhada, e oportunidade de degustar Tawnies de 10, 20, 30 e 40 Anos.
  • Outros Tours (sujeito a consulta): foi o nosso tour, que é adequado conforme a necessidade, vontade e disponibilidade de cada um.

IMG_5253

IMG_5256
A vista da janela do salão especial onde nosso jantar foi servido

O grandioso jantar que tivemos nesta Cave ficará para o próximo post! Hoje, é só para falar sobre os melhores lugares para degustar Vinho do Porto.

Para maiores informações sobre o tour, acesse aqui, ou encaminhe um e-mail para [email protected] ou pelo telefone +351 -223-470 533/34/35.

3 – Graham’s

Um outro excelente local para se degustar Vinho do Porto é na Graham’s, que possui uma história desde 1820. Um negócio familiar independente conhecida por produzir os melhores vinhos do Porto. Todo o processo desde a plantação até no momento de engarrafar o vinho é pessoalmente supervisionado, o que é um grande diferencial!

Tradição, conhecimento e experiência são repassados de geração em geração, mas a busca pela inovação continua ano após ano.

IMG_5632
Um Graham’s do ano do meu nascimento 1982

Fizemos um breve tour na adega, onde observamos seus quase 2.000 tubos em cascos de carvalho, quase 40 tonéis, além das diversas garrafas para envelhecimento do Vinho do Porto Vintage!!!! E para garantir uma temperatura ideal e constante, paredes de quase meio metro de granito! 🙂

IMG_5613

IMG_5616

IMG_5621
Tudo por uma adega desta em casa! 🙂

Além dos excelentes vinhos e organização das visitas à adega, um elogio à parte para a vista que se tem para o Porto e Vila Nova de Gaia. Enquanto o visitante degusta um vinho, pode ter esta bela vista das duas cidades vizinhas!

IMG_5627

A Graham’s realiza diversos tipos de provas que podem ser agendadas por aqui:

  • Na Sala de Provas Principal: Prova Clássica (8 Euros); Prova Premium Port (12 Euros); Prova Premium Port (12 Euros).
  • Provas Privadas na Sala Vintage: Prova Graham’s (20 Euros); Prova Super Premium Tawny (30 Euros); Super Premium Porto Vintagem (30 Euros); e a Visita Privada (75 Euros).

Mas se não quer realizar as provas, pode degustar uma taça de Vinho do Porto, a partir de 2.5 Euros.

IMG_5628

Ou então, ter um delicioso almoço com os vinhos da casa e a belíssima vista que falei anteriormente!

IMG_5634

————————————————————————————–

Graham’s Port

 R. de Rei Ramiro 514, 4400 Vila Nova de Gaia, Portugal

Para visitar o Lodge, envie e-mail para [email protected]

4 – IVDP (Instituto de Vinhos do Douro e Porto):

Por fim, nossa última indicação para degustar diversos tipos de Vinhos do Porto é no próprio Instituto de Vinhos do Douro e Porto, localizado no Porto, bem pertinho da Ribeira.

O IVDP é o órgão que fiscaliza os vinhos produzidos na região demarcada do Douro. É um órgão muito sério, e que desenvolve um trabalho maravilhoso para garantir a qualidade dos vinhos.

Inclusive, se for conhecer a região do Vinho do Porto, ou antes de realizar qualquer visita a alguma Cave, o ideal é visitar o IVDP e conhecer a história do Vinho do Porto e diversas informações sobre a região. Fizemos uma visita guiada ao Instituto pelos modernos laboratórios de análise, que também pode ser realizada por outros visitantes, que foi importantíssimo para entendermos toda a “burocracia” para garantir e fiscalizar os Vinhos do Porto.

IMG_5606

Inclusive, o IVDP também organiza o My Port Wine Day que é um evento com degustações e provas de vinhos. Vale a pena acompanhar a agenda deles e saber quando acontecerá o evento (mande e-mail para [email protected]). Mas se não quiser degustar vinhos, pode comprar uma garrafa e levar para degustar depois! O Instituto conta com várias marcas de excelentes vinhos!

IMG_5586

IMG_5581

IMG_5580

—————————————————————————————

Instituto de Vinhos do Douro e Porto – IVDP

Rua de Ferreira Borges, 27, Porto, Portugal

Já viram os outros posts sobre a press trip #Douro15? Acesse os links abaixo:

 

 

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 thoughts on “4 Lugares para degustar Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia e Porto

  • 15 de agosto de 2017 em 18:55
    Permalink

    Minha filha gostaria de realizar uma experiencia de trabalho temporario em dezembro e janeiro em Porto. Pensamos na possibilidade de trabalho em uma cave, pois possui fluencia em ingles, uma boa aparencia e uma boa desenvoltura. Ela cursa o ensino medio e estara de ferias neste periodo. Aguardamos uma resposta…

    Resposta
    • 17 de agosto de 2017 em 10:39
      Permalink

      Oi, Rita!
      Infelizmente não tenho informações sobre intercâmbios nas Caves.
      Destas que indicamos no post, você pode tentar entrar em contato e ver se há possibilidade de intercâmbio.
      Mas nós desconhecemos esta informação.
      Abs,

      Resposta
  • 2 de maio de 2017 em 12:37
    Permalink

    Oi Fabi, estou montando meu roteiro e terei a oportunidade de fazer apenas 1 degustação. Estava praticamente decidida pela Graham, mas seu post me deu vontade de conhecer a Sogevinus. Qual você gostou mais?

    Obrigada por compartilhar suas experiencias, adorei o post!

    Resposta
    • 3 de maio de 2017 em 20:50
      Permalink

      Oi, Ale!
      Que pergunta difícil! Não faça isso comigo! rsssss
      Os quatro são muito bons, e cada um tem um ponto especial. Difícil te dizer qual mais gostamos.
      🙁
      Pode escolher qualquer um que você vai ficar feliz! 🙂

      Resposta
  • 26 de fevereiro de 2017 em 18:56
    Permalink

    Boa noite,

    Muito esclarecedor seu texto. Porém ainda tenho uma dúvida: Em todas essas caves é necessário agendar com antecedência a visita?

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2017 em 10:12
      Permalink

      Olá, Cristiane!
      Geralmente nem todas precisam de reservas (somente tour mais especiais, com jantares, por exemplo).
      Mas a reserva é sempre bom para garantir no caso de muitos turistas no mesmo dia da visita!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »