Locações de Outlander em Glasgow, na Escócia

Confira neste post as locações de Outlander, seriado da Starz, em Glasgow e se apaixone por esta cidade charmosa e moderna que deve ser incluída em seu roteiro pela Escócia.

Quando visitamos a Escócia, em janeiro de 2017, eu ainda não tinha assistido Outlander. Inclusive, uma seguidora que estava acompanhando nossa viagem perguntou se iríamos em algum dos lugares das locações de Outlander na Escócia, e que eles estavam, inclusive, gravando uma temporada lá e naquele momento em que visitávamos o país.

Como disse, eu não tinha assistido ao seriado ainda, que atualmente encontra-se na terceira temporada, com estréia da quarta temporada para novembro deste ano (2018). E além disso, nosso roteiro estava super completo. Se eu tentasse acrescentar qualquer coisa fora do que já tínhamos planejado, nosso roteiro principal ficaria prejudicado. Então, infelizmente não foi daquela vez.

Atualização: veja as locações de todos os cenários de Outlander na Escócia clicando aqui.

Depois disso, comecei a assistir por duas vezes Outlander, e conseguia chegar, no máximo, aos 20 minutos do primeiro episódio. Sabe aquele tipo de filme/seriado que você não gosta de primeira? Bem, não bateu com o estilo de filmes que gosto, e não conseguia finalizar nem o primeiro episódio da primeira temporada. Na verdade, eu nem sabia do que se tratava o seriado, apenas que tinha muitas cenas gravadas na Escócia.

Foi então, em junho deste ano, que comecei a sentir vontade de retornar à Escócia e, para matar a saudade, lembrei de “Outlander!” Foi assim, que venci os 20 primeiros minutos do primeiro episódio e fiquei completamente apaixonada. Vi copiosamente as três temporadas já lançadas (no Netflix, ainda está na segunda temporada, mas para assinantes da Fox Premium, é possível assistir as três temporadas pelo aplicativo da Fox). Na verdade, eu tenho até vergonha de contar para vocês quantas vezes já assisti a estas três temporadas de Outlander, sem falar que conto os dias ansiosamente para o lançamento da quarta temporada.

Cartaz estreia de Outlander, em 09 de agosto de 2014, pela Starz (Foto Divulgação)

Outlander é um seriado britânico-americano do canal Starz, baseado nos livros de Diana Gabaldon, que conta a história de uma viajante do tempo interpretada por Caitriona Balfe (Claire), e também pelos protagonistas – o galã – Sam Heughan (como James Fraser, ou apenas Jaime) e Tobias Menzies (Frank e Jack Black Randall).

A sinopse, basicamente, é de que a inglesa Claire, que foi enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial, viajou com seu marido Frank Randall em uma segunda lua-de-mel pela Escócia, depois de alguns anos separados pela guerra. Só que, levada a uma espécie de “portal” durante uma magia realizada no Samhaim – Dia das Bruxas Gaélico, uma lenda/história do folclore das Terras Altas da Escócia, Claire volta ao ano de 1743 (ou seja, 200 anos antes) durante os levantes jacobitas, um marco histórico para o país. E foi então que Claire conhece um jovem guerreiro escocês, James Fraser (Jaime), e o antepassado de seu esposo Frank, o temido capitão inglês Jonathan Randall (ou apenas Black Jack Randall).

Se você conseguiu chegar nesta parte, ainda no primeiro episódio da primeira temporada, você ficará extremamente curioso e decidido a assistir todos os episódios disponíveis (e o mais breve possível).

Outlander é uma série apaixonante que mostra belíssimas paisagens da Escócia, inclusive, algumas delas, mesmo sendo retratadas como sendo em outros lugares (Paris e Estados Unidos), também foram gravadas na Escócia. E além disso, Outlander retrata os costumes dos Highlanders, a história da Escócia, o uso do Kilt e do Tartan, Whisky, casamentos escoceses e a língua gaélica.

Depois de ficar completamente viciada e apaixonada por Outlander, observei que alguns dos lugares que visitamos durante nossa viagem à Escócia, em janeiro de 2017, coincidentemente foram locações do seriado, motivo pelo qual, compartilho neste primeiro momento as locações de Outlander em Glasgow, localizada a uma hora de trem de Edimburgo, que foi a cidade que mais visitamos locações do seriado na Escócia.

Se você não assistiu às três primeiras temporadas de Outlander, a partir de agora, contém um pouco de

SPOILER!

Se você é como eu e ama música escocesa, fiz uma playlist de músicas escocesas (além de músicas Celta) no Spotify. Para ouvir ou seguir a playlist de música escocesa, clique AQUI

Locações de Outlander em Glasgow

Antes de tudo, gostaria de dizer que Glasgow vale muito a pena visitar, independente do fato de ter sido (ainda é e poderá continuar sendo) um dos grandes lugares de locações de Outlander. Glasgow é uma cidade apaixonante, vibrante e moderna – tudo isso em contraste com a história medieval local, que se deu por volta do ano de 1119. Apesar de nem todos os turistas incluírem-na em seu roteiro pela Escócia, a cidade merece entrar para sua wishlist, e ao longo deste post você vai entender o porquê.

Antes de tudo, existem alguns rumores de que Sam Heughan (autor escocês que interpreta Jaime em Outlander) vive em Glasgow. Ele sempre está postando em suas redes sociais atividades que participa em Glasgow. Alguns tabloides e sites de fofoca internacional, também já falaram sobre isso. Em 2016, ele chegou a dar uma entrevista onde alega morar em Glasgow quando está gravando (mas mesmo quando ele não está gravando, ele costuma ficar por lá! Então…). Entretanto, não consegui confirmar esta informação nos dias atuais, apesar de – no momento exato de publicação deste port – ele estar lá agora (primeira quinzena de agosto de 2018).

Pedido de casamento de Claire e Frank (Historic George Square/Glasgow City Chambers), na Primeira Temporada: 

Desde o primeiro instante que passamos por estes “pórticos”, eu já tinha me apaixonado por Glasgow! E é na primeira temporada, no episódio sete, “The Wedding”, apesar do foco ser o casamento entre Jaime e Claire, que passa uma cena do primeiro casamento de Claire, onde Frank a pede em casamento. A breve cena demonstra a empolgação de um casal apaixonado.

A cena do pedido de casamento de Frank a Claire, em Outlander se passou em Glasgow City Chambers – um quarteirão de prédios municipais da cidade (utilizado como City of Westminster – Register Office), mais especificamente na John Street, ao lado da George Square, em Glasgow.

Veja a foto da cena abaixo:

Cena do pedido de casamento de Frank a Claire, de Outlander (Foto de Outlander do Canal Starz)

O cenário de Outlander está um pouco modificado para retratar a cidade naquela época (entre 1930 a 1940). Mas o importante é que o lugar é muito conservado e um dos mais belos que visitamos em Glasgow:

John Street, locação de Outlander em Glasgow (pedido de casamento de Frank a Claire)

Esta locação, que retrata este momento romântico da vida de Claire e Frank, fica próximo da George Square, a principal praça cívica e de suma importância histórica em Glasgow, e não tão longe do famoso Merchant Square, uma zona revitalizada cheia de restaurantes e bares. Em ambos dá para circular a pé!

John Street, locação de Outlander em Glasgow (pedido de casamento de Frank a Claire)

Abaixo, o mapa com a locação exata de John St., locação de Outlander em Glasgow:

O local é gratuito, já que se trata de uma rua pública na região central de Glasgow.

L’Hospital des Anges (Glasgow Cathedral), na segunda temporada:

Já na segunda temporada, depois que o casal Claire e Jaime fogem da Escócia para morar durante um tempo em Paris, momento em que tentam impedir o levante jacobita e consequentemente a Batalha de Culloden, tão sangrenta na Escócia e que acabou com a cultura Highlander 🙁 eles continuam realizando as gravações na Escócia, mais precisamente em Glasgow.

Atualização: veja as locações de todos os cenários de Outlander na Escócia clicando aqui.

Durante este período em que Jaime estava tão ocupado tentando mudar a história de seu país, Claire se sentiu sem ocupação ou sem algo que a motivasse diariamente. E assim, Claire oferece para trabalhar voluntariamente com os doentes no L’Hospital des Anges, onde as cenas foram gravadas na cripta da Catedral de Glasgow.

Veja um pouco das cenas abaixo:

A Catedral de Glasgow foi construída em estilo gótico e uma das poucas igrejas medievais a sobreviver depois da Reforma Escocesa, que foi parte da Reforma Protestante na Europa, no ano de 1560.

Glasgow Cathedral: um belíssimo exemplar de igreja medieval que sobreviveu depois da reforma escocesa

Visitando seu exterior, aprecie sua belíssima arquitetura interna e não deixe de admirar os vitrais, em que cada um é mais impressionante que o outro.

Abaixo, a belíssima cripta da Catedral de Glasgow, que serviu de locação para a segunda temporada de Outlander em Glasgow. A partir do terceiro episódio, da segunda temporada, já é possível assistir as cenas que se passaram na Catedral de Glasgow, representando o L’Hospital des Anges, em Paris.

Cripta da Catedral de Glasgow, que foi utilizada como locação de Outlander na Escócia

Para chegar o horário de visitação da Glasgow Cathedral, acesse AQUI. A visitação é gratuita, mas aprecia as doações dos visitantes.

Se você visitou a Glasgow Cathedral, aproveite para visitar a Glasgow Necropolis (não foi locação de Outlander em Glasgow) que está localizada ao lado da catedral. É estranho dizer que um cemitério é uma atração turística, e confesso que sempre fico um pouco incomodada quando na cidade existe um cemitério “turístico”. No começo estava até resistente para visitá-lo. Mas ele realmente merece uma visita (com todo o respeito, claro), até por quê, é de lá que se tem um belíssima visita da cidade e da Catedral de Glasgow do alto de uma colina.

Glasgow Necropolis situada ao lado da Glasgow Cathedral

As fotos abaixo foram tiradas do cemitério com vista para a cidade e a Catedral:

Abaixo, uma foto do interior do cemitério (Glasgow Necropolis) que foi uma das únicas que tirei por lá.

Glasgow Necropolis

A visita ao cemitério de Glasgow, ou Glasgow Necropolis, é gratuita. E você também pode agendar um dos tours que estão disponíveis e são descritos neste site.

E abaixo, voltando ao tema das locações de Outlander na Escócia, segue o mapa com a localização da Catedral de Glasgow:

Universidade de Glasgow (Faculdade de Havard), terceira temporada:

Outro ponto utilizado para locação de Outlander em Glasgow foi a Universidade de Glasgow, figurando como a Universidade de Harvard (Harvard University), localizada perto de Boston nos Estados Unidos, que inclusive já visitamos em agosto de 2010.

Harvard, em Outlander, era o local onde Frank lecionava depois que o casal mudou para Boston, nos Estados Unidos. Para representá-la, Outlander utilizou a Universidade de Glasgow (University of Glasgow), que foi estabelecida em 1451, é a quarta universidade de língua inglesa mais antiga do mundo e uma das mais importantes universidades da Grã-Bretanha. Se a sua história não fosse tão importante, sua arquitetura em estilo gótico já seria o bastante para valer a visita.

Atualização: veja as locações de todos os cenários de Outlander na Escócia clicando aqui.

Abaixo, uma das cenas gravadas na Universidade de Glasgow, como Harvard, onde Brianna mostra e apresenta para Roger Harvard, que também era o local onde ainda estudava antes de Claire voltar pelas pedras para reencontrar Jaime:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não tínhamos muita certeza de como seria a visitação à Universidade de Glasgow. Então, só percorremos o pátio da entrada principal. Era fim do dia e o clima escocês instável se fazia presente.

Obs.: a entrada na Universidade de Glasgow é gratuita.

Locação de Outlander em Glasgow: Universidade de Glasgow
Locação de Outlander em Glasgow: Universidade de Glasgow (esta parte facilmente dá para ser identificada das cenas acima)

Tenho certeza de que você ficará um bom tempo admirando o entorno da Universidade de Glasgow.

Universidade de Glasgow

A foto abaixo foi tirada quando estávamos no caminho para a Universidade de Glasgow. Olhem como a cidade é belíssima!

A caminho da Universidade de Glasgow, na Escócia

Abaixo, a localização da Universidade de Glasgow:

Perto da Universidade de Glasgow, você também não pode deixar de visitar o Kelvingrove Art Gallery & Museum de Glasgow, que abriga uma das grandes coleções europeias de arte cívicas. Inclusive, o Kelvingrove Park também foi utilizado como locações de Outlander para representar os jardins e parques de Boston, que Claire frequentemente caminhava, durante a terceira temporada.

Acima, compartilhei as locações de Outlander em Glasgow, durante a primeira, segunda e terceira temporadas. Mas durante as gravações da quarta temporada, e já viciada na série, acompanhei algumas fotos em redes sociais, grupos de fãs e mídia de algumas locações de Outlander para a quarta temporada, que também foram em Glasgow.

Uma das locações de Outlander para a quarta temporada, que fica bem perto do Merchant Square, foi a St. Andrews Square, que infelizmente não visitei! Quem sabe em uma próxima visita à cidade? Mas a gente só vai ficar sabendo o que se passou lá, depois da estréia da temporada. Por enquanto, ficam somente suposições.

Outro ponto que também foi citado como locação de Outlander para a quarta temporada, foi o Calderglen Country Park, que fica um pouco mais afastado da região central e dos pontos que compartilhei acima. Também não se sabe o motivo da locação. Mas logo que for divulgado, atualizo aqui.

Roteiro Outlander em Glasgow:

Abaixo, compartilho um mapa com a localização das locações de Outlander em Glasgow, utilizadas na primeira, segunda e terceira temporadas.

O Visit Scotland também compartilhou um mapa com todas as locações de Outlander na Escócia (da primeira à terceira temporada), para ajudar qualquer fã da série, inclusive espero em breve visitar e compartilhar todas as dicas aqui no Blog.. Para baixar o mapa das locações de Outlander na Escócia, clique AQUI.

Atualização: veja as locações de todos os cenários de Outlander na Escócia clicando aqui.

Enquanto isso, você pode ver como foi nosso passeio nas Highlands e Lago Ness, na Escócia. Pode também se inspirar em nosso roteiro de trem durante um mês pela Grã-Bretanha.

Se gostou do post, compartilhe com os apaixonados tanto pela Escócia quanto pela série Outlander!

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

3 thoughts on “Locações de Outlander em Glasgow, na Escócia

  • 17 de agosto de 2018 em 09:39
    Permalink

    Amei o post ! Você como sempre compartilhando informações maravilhosas e com riqueza de detalhes! Bjosss

    Resposta
    • 19 de agosto de 2018 em 12:19
      Permalink

      Que bom que gostou do post, Daia!
      Tento sempre colocar o máximo de informações que possa ajudar os viajantes!
      Beijos

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »