Roteiro de 15 dias de trem na Inglaterra

Neste post, compartilhamos uma sugestão de roteiro de 15 dias de trem na Inglaterra, passando por 11 cidades!

 

O Reino Unido possui uma excelente malha ferroviária que abrange a Inglaterra, País de Gales e Escócia. Dá para o turista conhecer diversas cidades, até mais de uma por dia para aquele mais ousado. Em janeiro de 2017, tivemos uma experiência incrível com o transporte público no Reino Unido, quando conhecemos mais de vinte cidades ao longo de um mês. A viagem foi prática, cômoda e segura. Sem falar que alguns dos trechos não custou nem 10 Libras, o que é bem barato para se locomover de uma cidade para a outra!

Apesar de sermos apaixonados por road trips – é cada uma que a gente planeja – e sempre recomendarmos este tipo de viagem, nem todo mundo gosta de dirigir no exterior, especialmente quando se fala em mão-inglesa (circulação pela esquerda da via, volante e marcha invertidos). Mas o nosso cérebro é tão incrível que ele ajusta toda esta inversão em pouquíssimo tempo, e logo a gente se acostuma com aquela situação contrária. Ao final, você vai ver que mão-inglesa não é o bicho de cabeça como alguns imaginam ser.

Nossa primeira experiência de dirigir na mão-inglesa foi em Barbados. Depois dirigimos de Londres a Stonehenge e depois na África do Sul. Mas em 2017, o objetivo era realmente de conhecer e testar o serviço ferroviário britânico, além do mais, nossa intenção era não ter que preocupar em localizar hotéis com estacionamento, nem tampouco com aquela cervejinha no final do dia – em que sempre um de nós dois deve ser o motorista da vez. E assim compartilhamos um roteiro de 30 dias de trem pelo Reino Unido, que é um dos posts mais acessados do blog.

Mas muita gente acabou perguntando sobre sugestões de roteiros para 15 dias, e então, decidi compartilhar este roteiro de 15 dias de trem na Inglaterra, e oportunamente, compartilharei outras opções de roteiros.

A ideia deste roteiro é de conhecer algumas das principais cidades da Inglaterra e ter uma visão geral do país. Assim, não é um roteiro que você vai ficar expert em “o que fazer” nesta ou naquela cidade. Mas vai conseguir abstrair a essência da Inglaterra além de Londres!

Roteiro de 15 dias de trem na Inglaterra:

Coloquei no mapa abaixo a localização de todas as cidades para dar uma visão geral da logística desta viagem. Quando eu viajo no mesmo país, eu sempre tento fazer um caminho circular, pois poderei conhecer mais do país sem passar pelos mesmos lugares. Então, este roteiro, que começa e termina em Londres, ficou assim:

 

Londres – bate-volta a Windsor – volta para Londres – Stonehenge – Bath – bate-volta a Castle Combe (ou pela Cotswolds) – Bristol – Oxford – Liverpool – Manchester – York – Cambridge – Londres.

Quantos dias ficar em cada cidade: 

A divisão de dias para cada cidade deste roteiro ficou assim:

Londres: 3 dias

Windsor: 1 dia (Você pode conhecer o Castelo de Windsor na parte da manhã, e voltar para explorar um pouco mais de Londres  na parte da tarde, ou então, também pode ficar a parte da tarde explorando apenas Windsor).

Stonehenge: 1 dia

Bath/Castle Combe: 2 dias

Bristol: 1 dias

Oxford: 1 dia

Liverpool: 2 dias

Manchester: 2 dias

York: 1 dia

Cambridge: 1 dia

Para este roteiro funcionar bem, o ideal é que os deslocamentos de trem sejam realizados bem cedo, por volta das 07h, no máximo, pois como os deslocamentos são até rápidos (os mais longos são de Oxford a Liverpool, e de York a Cambridge), você vai conseguir chegar cedo, deixar as malas no hotel (geralmente não coloco uma diária extra para conseguir fazer o check in na parte da manhã, mas os britânicos são super gentis e sempre permitem que a gente deixe as malas no hotel até o horário do check in, ou se o quarto já estiver vazio, pode até ser que consiga um early check in), e sair para conhecer a cidade, por volta das 10h, no máximo. Se chegar depois do almoço, por exemplo, já começa a ficar tarde para explorar a cidade, e o roteiro vai ficar prejudicado. (Lembre que está no Reino Unido, pagando sua viagem em Libra Esterlina! Dormir até mais tarde pode não ser uma boa ideia!)

Eu amo viajar no inverno do Hemisfério Norte, porque é uma época mais fácil tanto para mim no trabalho, quanto para o Fábio, sem falar dos preços que ficam bem mais em conta, as atrações mais vazias e a possibilidade de ver neve (adoro!). Se fizer este roteiro durante o inverno, tenha em mente que os dias serão mais curtos (na verdade, já começa em novembro e vai até março), já que o sol se põe por volta das 16h. Mas se conseguir fazer esta viagem em outra época, por exemplo, de maio a outubro, os dias são bem mais longos e você conseguirá aproveitar ainda mais cada cidade.

Na nossa viagem de janeiro de 2017, conseguimos aproveitar muito todas as cidades, apesar dos dias curtos. Isso porque os deslocamentos de trem eram cedo, e durante a luz do dia, não parávamos nenhum minuto! rsss

Passagens de Trem na Inglaterra:

Para os tickets de trem no Reino Unido, eu gosto de comprar por apenas dois sites: National Rail ou Virgin Train. Estas foram as duas empresas que utilizamos durante nossa viagem em janeiro de 2017.

Mas o Visit Britain disponibiliza um passe de trem que pode ser muito interessante dependendo da sua viagem. O BritRail GB Pass é um passe que dá acesso ilimitado ao serviço ferroviário britânico, por um determinado número de dias. Ele só é vendido antes da viagem, ou seja, fora do Reino Unido, e garante um valor melhor do que o valor das passagens individualizadas.

Mas acho o ideal, antes de comprar este passe, fazer uma cotação de todos os trechos para saber uma estimativa do valor, e então, saber se vale a pena ou não adquiri-lo (dependendo do número de deslocamentos, não vale a pena). Mas pelo fato de ser ilimitado o número de viagens de trem, pode valer muito a pena! E o bacana deste passe, também, é que para cada adulto pagante, ele dá direito a uma criança free (de 5 a 15 anos).

Você pode comprar o BritRail England, que dá acesso somente à Inglaterra. E o bacana deste passe é que ele dá direito ao transfer de alguns aeroportos até o centro de Londres (Heathrow Express, Gatwick Express e Stansted Express).

Dia 01 a 03 – Londres:

Londres é tão incrível e tem tanta coisa para fazer e conhecer, que três dias será bem básico mesmo! Vai dar para conhecer um pouco dos principais e mais visitados pontos da cidade. Vou fazer um roteiro de 3 dias em Londres e compartilharei oportunamente aqui. Mas se tiver mais tempo, fique pelo menos 5 dias em Londres. Você não se arrependerá!

Veja todos os posts sobre Londres clicando AQUI.

Para escolher um hotel em Londres, clique AQUI.

Para adquirir o London Pass*, clique AQUI. (Para três dias na cidade, vale a pena ter o London Pass + Oyster, se for visitar as atrações cujos valores de entrada ultrapassem o valor do London Pass, caso contrário não vale a pena. Faça uma cotação do valor das atrações que pretende visitar).

Para adquirir o Hop on off London Sightseeing Bus, clique AQUI.

Para adquirir o London Visitor Oyster Card, clique AQUI.

Dia 04 – de Londres à Windsor de trem:

Tempo da viagem de trem: em torno de 50min a 1h.

Para esta proposta de roteiro de 15 dias de trem na Inglaterra, para visitar Windsor, você pode fazer apenas um bate-volta a partir de Londres. Foi exatamente o que fizemos, e é a coisa mais simples do mundo visitar o Castelo de Windsor e conhecer um pouco da cidade por conta própria. Como estávamos com o London Pass, ele tanto permitia o deslocamento de trem entre Londres / Slough / Windsor  (ida e volta), quanto garantia a entrada no Castelo.

Todos os detalhes de como ir e de como visitar o Castelo de Windsor estão neste post.

Se você tiver o London Pass, ele dará direito a entrada no Castelo de Windsor. Se não tiver o London Pass, compre o ticket para visitar o Castelo de Windsor AQUI.

Se pretende pernoitar em Windsor, pesquise os hotéis clicando AQUI.

Dia 5: De Londres a Stonehenge:

Tempo de viagem de trem e ônibus: 1:30h + 33 min

Tem muita gente que faz um passeio bate-volta a partir de Londres para visitar Stonehenge, Bath e Oxford. Não consigo imaginar como isso pode dar certo! Mas isso porque eu realmente gosto de conhecer os lugares, e só para Stonehenge, eu já fiquei um dia inteiro! Então, realmente sugiro que você reserve um dia para conhecer todo o complexo das pedras mais enigmáticas do planeta!

Para chegar em Stonehenge de trem, você vai sair da estação London Waterloo e seguir até Salisbury (em torno de 1:23h). De lá, você pode pegar um táxi até Stonehenge, que está a apenas 15km de Salisbury. Ou então, pegar o Stonehenge Tour, na Railway Station, até o Visitor Center de Stonehenge. Veja o horário dos ônibus clicando AQUI.

Você deve ficar atento ao horário do último ônibus de Stonehenge a Salisbury, que o horário depende da estação do ano (inverno fecha mais cedo).

Para ver nosso post sobre como visitar Stonehenge e todas as informações sobre este lugar incrível, clique AQUI.

Para procurar por um hotel em Salisbury, clique AQUI.

Dia 6: de Stonehenge a Bath:

Tempo de duração da viagem de trem: de 50min a 1 hora.

Bath ficou conhecida por abrigar os famosos banhos termais romanos. Mas a cidade é cheia de história e possui uma arquitetura de cair o queixo. Passamos um dia na cidade, e ficamos impressionados com tanta beleza e romantismo. A cidade, que é um verdadeiro charme, foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco, e por todos estes motivos, merece estar neste roteiro de 15 dias de trem pela Inglaterra.

Para ver nosso post sobre a cidade de Bath, clique AQUI.

Para fazer uma cotação no hotel que ficamos hospedados, clique AQUI.

Para ver outros hotéis em Bath, clique AQUI.

Para comprar o City Sightseeing Bath, clique AQUI.

Dia 7: de Bath a Castle Combe (ou Cotswolds)

Tempo de viagem de ônibus: em torno de 40 minutos 

Bath também é um dos pontos de partida para Cotswolds (Oxford também é um excelente ponto de partida), que é uma cadeia de colinas com aldeias/vilas tipicamente inglesas. Infelizmente ainda não tivemos oportunidade de conhecer esta parte tão charmosa da Inglaterra. Mas ainda vamos conhecer, e em breve!

Apesar de ser possível ir de ônibus (Bath City Centre, Grand Parade – via Coachstyle, 29km, 19 paradas, até Castle Combe – em torno de R$ 30,00 a passagem de ida), eu alugaria um carro para tirar o dia para conhecer algumas das vilas mais lindas de Cotswolds.

Mas para visitar somente Castle Combe, a melhor maneira é a partir de Bath.

Mas se tiver esta oportunidade de alugar um carro em Bath, eu faria um roteiro de um dia pelas Cotswolds da seguinte forma: Castle Combe, Tetbury, Bibury, Northleach, Broad Campden e Snowshill. Todo este trajeto tem em torno de 59 milhas, passando por vilas bem pequenas (não tem muito o que fazer senão fotografá-las) mas extremamente charmosas.

Para ver mais informações sobre Cotswolds clique AQUI.

Dia 8: de Bath a Bristol:

Tempo de viagem de trem: em torno de 10 a 15 minutos.

Das cidades turísticas da Inglaterra, Bristol e Cambridge são as únicas que não conhecemos. Fundada em 1155, é uma das maiores cidades inglesas que, além de muitas atrações, é conhecida por ser uma das mais escolhidas para intercâmbio na Inglaterra.

Veja mais informações sobre a cidade clicando AQUI.

Para pesquisar hotéis em Bristol, clique AQUI.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dia 09: de Bristol a Oxford

Tempo de viagem de trem: 1:20h 

Estivemos por duas vezes em Oxford. A primeira, fomos depois que visitamos Stonehenge, ou seja, já no fim do dia. Desta vez, fomos basicamente para jantar no restaurante italiano do Jamie’s Oliver. Mas o gostinho de voltar e conhecer a cidade melhor ficou ainda maior depois deste jantar. E então, na viagem de janeiro de 2017, decidimos pernoitar na cidade, e foi uma excelente ideia!

Oxford possui a faculdade mais antiga da Grã-Bretanha, e é daquelas cidades que fazem você se imaginar dentro de um filme, mais especificamente, dentro de Harry Potter. A cidade merece pelo menos um dia do seu roteiro pela Inglaterra.

Você pode trocar um dia em Bath, para ficar um dia a mais em Oxford, e de lá fazer um passeio a Cotswolds, no sentindo inverso do que falei quando estiver em Bath.

Para ver mais informações sobre Oxford, clique AQUI.

Para pesquisar um hotel em Oxford, clique AQUI.

Dia 10 e 11: de Oxford a Liverpool

Tempo de duração da viagem: em torno de 3:20h

É um dos mais longos deslocamentos desta viagem (mais de três horas). Por isso, coloquei dois dias para conhecer Liverpool, o que já vai ser bem apertado! Liverpool foi uma cidade tão agradável da nossa viagem em 2017, que eu poderia ficar por mais um ou dois dias na cidade. Primeiro, porque a cidade transborda a energia dos Beatles. Segundo, porque ela tem muito mais para oferecer do que atrações ligados aos “Fab Four”.

Veja todos os posts sobre Liverpool clicando AQUI.

Para reservar um hotel em Liverpool, clique AQUI.

Dia 12 e 13: de Liverpool a Manchester

Tempo de duração da viagem: 52 minutos

Muita gente perguntou qual a cidade que mais gostamos da viagem de um mês pelo Reino Unido. Não consigo declarar a nossa preferida, mas a que mais surpreendeu, sem sombra de dúvidas, foi Manchester. Desde a arquitetura, à história e receptividade, sem falar que é sede de um dos times de futebol mais famosos do mundo, Manchester ganhou nosso coração.

Veja um pouco mais sobre a cidade clicando AQUI.

Para reservar um hotel em Manchester, clique AQUI.

Dia 14: de Manchester a York

Tempo de duração da viagem: em torno de 1 hora

York é uma cidade medieval incrivelmente preservada e que já foi território Viking! É daquele tipo de cidade muito fácil de se conhecer a pé, e que você sairá completamente apaixonado!

 Veja mais sobre York clicando AQUI.

Para comprar o Yorkshire Pass, clique AQUI.

Para reservar um hotel em York, clique AQUI.

 

Dia 15: de York a Cambridge

Tempo de duração da viagem: de 2 a 2:30h

Lamentavelmente ainda não conhecemos Cambrdge, uma das cidades mais visitadas a partir de Londres. É uma cidade universidade, dividida entre várias faculdades, com uma arquitetura de cair o queixo! Você pode tirar o dia para conhecer as principais faculdades, degustar um afternoon tea, fazer um passeio de barco, ou caminhar pelo Jardim Botânico. Cambridge é uma cidade que você vai fechar com chave de ouro seu último dia, depois de 15 dias de trem na Inglaterra.

Para mais informações sobre Cambridge, clique AQUI.

Para comprar o Cambridge City Sightseeing Bus, clique AQUI.

Para escolher um hotel em Cambridge, clique AQUI.

Se quiser ganhar um dia em Londres, ou em qualquer outra cidade, mas acho que Londres vale muito a pena, você pode fazer um passeio de um dia (a partir de Londres) para Oxford e Cambridge. Este passeio é oferecido pelo Visit Britain, assim como todos os tickets, passes e outros passeios que compartilhei neste post. Você não precisa ter nenhum receio de comprar, o site é super seguro! Já que somos afiliados ao Visit Britain Shop, posso auxiliá-los em qualquer dúvida sobre passes, passeios, etc.

De Cambridge a Londres:

O último dia infelizmente é de retorno a Londres, em um trajeto de menos de uma hora de trem, onde você poderá se despedir das paisagens incríveis da Inglaterra.

Espero que tenham gostado desta sugestão de roteiro de 15 dias de trem na Inglaterra, onde você terá a oportunidade de conhecer 11 das cidades mais visitadas no país.

************************

Para cotar e reservar hotéis: somos parceiros do Booking.com. Quase sempre as reservas podem ser canceladas, sem cobrança de nenhuma taxa, o que possibilita que o viajante altere sem ser prejudicado. Ao reserva pelos links do blog, a gente ganha uma pequena comissão que ajuda na manutenção do blog. Para reservar hotéis na Inglaterra, clique AQUI.

Para cotar e contratar seguros de viagem: já falamos várias vezes sobre a importância de contratar um seguro de viagem quando viaja para o exterior. Se o seu cartão de crédito não fornecesse o seguro de viagem gratuitamente, faça sua cotação com nosso parceiro Seguros Promo, uma empresa de BH que cota os melhores preços de seguro para a modalidade que você pesquisa. Para fazer sua cotação clique AQUI, e digite o código VIVENCIAS5 para ganhar 5% de desconto.

Para comprar chip de dados para viagem internacional: não dá para viajar para o exterior sem internet no celular. Até que dá… mas torna tudo mais difícil. Se a gente pode simplificar, então vamos simplificar. Somos parceiros do Easysim4you, que é um revendedor da T-mobile e oferece chips de dados com internet ilimitada para mais de 140 países. Para comprar seu chip, clique AQUI.

 

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

6 thoughts on “Roteiro de 15 dias de trem na Inglaterra

  • 2 de julho de 2019 em 17:46
    Permalink

    Boa tarde, Fabiane! Sou Virlânia e moroem Belo Horizonte também. Estarei viajando para a Inglaterra no dia 06 de agosto. Pretendo ficar de 06 de agosto até 01 de setembro conhecendo algumas cidades. Depois farei um curso de inglês em Cambridge por 8 semanas, de 02 de setembro à 25 de outubro. E ainda terei até o dia 07 de novembro pra conhecer outros locais.

    Estou com receio de fazer um roteiro muito extenso porque me informaram que as ferrovias foram privatizadas e as passagens de trem estão muito caras. Você tem ideia do quanto gastou com passagens nesse roteiro?

    Muito Obrigada!

    Virlânia.

    Resposta
    • 7 de julho de 2019 em 17:35
      Permalink

      Olá, Virlânia!
      Que delícia de cidade você mora heim? <3
      E que delícia de viagem você irá fazer!
      Também volto para no Reino Unido no final de outubro, e ficaremos até começo de novembro.
      Já estou morrendo de saudades destas bandas...
      Você vai poder conhecer muita coisa, heim?
      Olha, não acho que os tickets sejam caros. O ideal é comprar com antecedência que é bem mais barato que comprar na hora.
      Eu continuo achando a melhor forma de viagem pelo Reino Unido.
      Se você já tiver datas confirmadas de alguma viagem, pode comprar os tickets com antecedência (no máximo 3 meses).
      Dependendo do lugar, você também pode ir de ônibus.
      Você conhece o http://www.rome2rio.com? Eu sempre dou uma olhadinha por lá, para ter ideia dos preços de todos os meios de transportes.
      Ah… tem passagens de avião bem baratinhas também…
      Acho que compensa olhar tudo! Claro que vai ficar mais caro, não tem jeito por causa do nosso Real desvalorizado e esta Libra nas alturas…
      Vamos nos falando.
      Beijos

      Resposta
  • 8 de abril de 2019 em 20:48
    Permalink

    Oi Fabiane sigo vc no insta e começando a pesquisa sobre londres.gostaria de dicas sobre as compras das passagens de setembro a dezembro (pretendo ficar de 22a30dias

    Resposta
    • 10 de abril de 2019 em 12:24
      Permalink

      Oi, Vera!
      Que bom que acompanha a gente pelo Instagram também!
      Olha, recomendo acompanhar dois sites que compartilham promoções de passagens aéreas constantemente: Passagens Imperdíveis e Melhores Destinos.
      Eles têm compartilhado umas promoções boas para a Inglaterra.
      Uma boa também, é verificar os voos pela https://www.norwegian.com/. Os preços são bem mais atrativos. Só fique atenta às questões das bagagens.
      Se eu ver uma promoção boa, compartilho no IG também.
      Abs,

      Resposta
  • 18 de março de 2019 em 09:36
    Permalink

    Fabiane… sou de BH também e já conheci Londres, Edimburgo, Cardiff 1 vez, sozinho, em 2014. Quero agora em julho levar a minha esposa para conhecer, além dessas outras cidades do Reino Unido. Gostei de suas dicas. Uma pergunta: tem agora, a partir do Brasil a cia aérea Norwegian. Você conhece? Vale a pena o vôo, por ser mais barato? Obrigado. Abrs.

    Resposta
    • 18 de março de 2019 em 14:58
      Permalink

      Oi, Jorge Luiz! Tudo bem?
      Que bacana que você também é de BH. BH é um ovo, qualquer dia a gente “tromba” por aí.
      Então, se eu não me engano ela estreia a rota Rio/Londres agora no final de março, não é?
      Eu nunca utilizei o serviço desta Cia em outros destinos, mas espero muito utilizar ainda este ano! 🙂
      Entretanto, o pessoal do Visit Britain já tinha mencionado sobre ela comigo.
      O preço é bom mesmo, só tem a questão negativa da mala de bordo. O que nem todo mundo consegue viajar só com mala de mão (isso para o preço dela valer a pena…).
      Agora para nós de BH, tem a opção de pegar um promoção para Lisboa, e de lá para Londres.
      Tenho visto muitas promoções de até 1800 para Londres, e saindo de BH, vai para uns 2300.
      Se puder levar sua esposa pela região de Cotswolds… é tão romântica e linda!
      Abs, e depois me conte se gostou da cia!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »