Como visitar o Estádio Camp Nou, em Barcelona

Se você é fã, ou então apenas gosta e aprecia, ou pelo menos “simpatiza” com este esporte chamado futebol, a visita ao lendário Estádio Camp Nou é programa obrigatório na cidade de Barcelona, casa de um dos maiores e melhores clubes de futebol de toda história: o poderoso Barcelona F.C.

Estádio Camp Nou – FC Barcelona

 

Confesso que sempre tive uma simpatia enorme pelo Barcelona, seja pela quantidade de craques brasileiros que passaram e fizeram sucesso por lá (Ronaldo Fenômeno, Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho) e agora Neymar, seja pelo fato de até poucos anos atrás o clube não estampar em sua camisa qualquer tipo de patrocínio, ou seja pelo bom futebol sempre praticado pela equipe ao longo dos anos, verdade seja dita, o “Barça” é o meu primeiro time na Europa.

Vou ser sincero: separe pelo menos 4 horas para uma imersão total no “mundo Barça”, com direito a visita às instalações do Estádio, ao fantástico museu e à “Megastore”.

Como chegar no Estádio do Camp Nou

Chegar no “Camp Nou” é muito fácil. O Estádio está localizado no distrito residencial de “Les Corts”, uma das regiões mais bacanas da cidade, na parte alta da “Avenida Diagonal”, formado por 3 bairros: “Les Corts”, “La Maternitat i Sant Ramon” e “Pedralbes”. Para visualizar a região, clique AQUI. 

Mesmo não possuindo estação de metrô própria, existem algumas estações nas imediações, como as estações “Les Corts”, “Maria Cristina”, “Palau Reial” e “Zona Universitária” (Linha 3 – Verde), ou ainda as estações “Badal” e “Collblanc” (Linha 5 – Azul). O grande “macete” é analisar no mapa do metrô da cidade a sua localização inicial para então decidir qual o melhor trajeto.
Caso seu deslocamento seja pelo “ônibus turístico” da cidade, vale lembrar que existe um ponto bem em frente o Camp Nou.
Estádio Camp Nou – FC Barcelona 
Algumas informações e curiosidades sobre o “Camp Nou”:
  • Seu nome oficial é “ESTADI FUTBOL CLUB BARCELONA”, e é considerado 05 estrelas pela UEFA;
  • Inaugurado em 24 de setembro de 1957, quando o FCBarcelona abandonou seu antigo “Estádio de Les Corts”, por ser muito pequeno. A primeira partida no novo estádio foi um amistoso entre o Barcelona e a seleção da Varsóvia, com vitória catalã por 4 a 2;
  • Já o primeiro jogo oficial, válido pela Segunda Rodada do Campeonato Espanhol da temporada 1957/58, ocorreu na vitória do Barcelona sobre o Real Jaén por 6 a 1;
  • O Estádio também é famoso pela frase “MÉS QUE UN CLUB”, que significa um clube defensor dos direitos e das liberdades democráticas, pois o Barcelona foi duramente perseguido pela ditadura de Primo de Rivera, a partir de 1925, e posteriormente pelo Franquismo, até a intervenção fascista no clube. Esses fatos reforçaram a identidade catalã e a luta pela democracia.  
  • O estádio foi projetado por Francesc Mitjans (1909/2006), nascido na própria cidade de Barcelona e trata-se de figura chave para interpretar a renovação da arquitetura catalã a partir da década de 50. 
  • O “Camp Nou” passou por algumas reformas. Em 1981 o estádio foi ampliado para 150 mil lugares visando a COPA DO MUNDO DE 1982, disputada na Espanha. Em 1998, obedecendo normas da UEFA, substituiu as áreas onde torcedores ficavam em pé por assentos, diminuindo sua capacidade para 99.354 pessoas, segundo a página sobre o Camp Nou no site do Barça. Do total de sócios (mais de 173.000), cerca de 86 mil são “abonados”, ou seja, contam com carnê para toda a temporada. Comprar ingresso para jogos decisivos não é nada fácil!
Més Que un Club – Estádio Camp Nou – FC Barcelona

 

Outro fato interessante é que no próprio estádio estão localizados tanto a sede social quanto administrativa do clube, além de um excepcional museu. O complexo esportivo conta ainda com outro estádio, o “Mini Estadi” (capacidade para 20 mil pessoas) utilizado pelo Barcelona B e um ginásio multiuso para  8 mil pessoas, além de dormitórios para os jogadores das categorias de base. O CAMP NOU também é palco de diversos eventos (esportivos, sociais e culturais).
Estádio Camp Nou – FC Barcelona
Chegamos ao estádio pelo “ônibus turístico” já no final da manhã, e a expectativa era enorme, afinal de contas, teria a oportunidade de conhecer “in loco” um dos mais famosos templos do futebol mundial,  visitado por cerca de 1,3 milhão de pessoas todos os anos.

Comprar o ticket de entrada é muito fácil, e nossa opção foi pela própria bilheteria do estádio, ao preço de 25 Euros cadaExistem outras alternativas, como adquirir o ingresso “on line” ou através de máquinas com vendas automáticas. Para saber os locais e preços atualizados, clique AQUI.

 

Do lado externo do estádio estátua do ídolo búlgaro Kubala, cujo talento levava muitos adeptos do futebol ao antigo campo de LES CORTS, que se tornou rapidamente pequeno para tantos apaixonados pelo seu futebol. Esse foi um dos fatores que levou o Barça a construir o CAMP NOU.
Estádio Camp Nou – FC Barcelona

No site do Barcelona, a visita ao Estádio tem o nome de “Camp Nou Experience”, e é dividida em 3 partes, a contar:  o Museu, o Tour e a “Zona Multimídia”. Iniciamos nossa “viagem” pelo museu, logo após uma rampa ao lado da bilheteria, e nada mais óbvio e convidativo para a recepção do Barça:  o próprio escudo do Barça.

A próxima hora foi de puro deleite: muitas curiosidades sobre o clube, tais como o primeiro escudo, uma camisa imortalizada pelo Capitão Puyol, fotos antigas de jogadores, chuteiras, bolas e camisas imortalizadas.
Camp Nou – FC Barcelona

Mais adiante, parada obrigatória na sala de troféus, onde deparamos com as grandes conquistas da história do Barcelona, dentre Campeonatos Espanhóis, Copas do Rei, Ligas dos Campeões, e outros, muitos outros títulos.

Destaque especial para as 6 copas levantadas pelo Barça em 2009: Liga Espanhola, Copa do Rei, Champions League, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa e Mundial Interclubes (ah, eles também valorizam o Mundial Interclubes, ao contrário do senso comum!). Você pode ouvir o imponente hino do Barça, com tradução da letra para vários idiomas.
Estádio Camp Nou – FC Barcelona

Camisas comemorativas!!

Camp Nou – FC Barcelona

Destaque especial para os craques do passado, dentre eles os brasileiros Ronaldo e Romário, além de Suarez (o outro, não o atual uruguaio), e Cruyff.

O mais interessante no museu, na minha opinião, é a “Zona Multimídia”.

Uma mesa enorme cheia de telas “touchscreen” permite ao visitante saber mais sobre 200 (duzentos!) capítulos importantes da história “blaugrana”, como o primeiro clássico Barça-Real Madrid, o primeiro título, os primeiros ídolos, as mais antigas “samarretas” (camisetas, em catalão) e muitas outras opções interativas.

Permaneci simplesmente por cerca de 40 minutos nesse local, visualizando gols dos brasileiros Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, o gol do primeiro título do Barça na Champions League, além de lances de Maradona, Messi, Laudrup dentre tantos outros craques que vestiram a camisa do Barcelona.  É necessário apenas um toque na tela e o lance ou gol aparece à sua frente.
Sensacional!!
Após nos deliciarmos com toda estrutura do museu e da Zona Multimídia, iniciamos o “tour” pelas arquibancadas do Estádio.
Estádio Camp Nou – FC Barcelona

Verdade seja dita: Sim, o Estádio é realmente de arrepiar, mas a verdade é que a “mística” do Barcelona se confunde com a própria cidade de Barcelona, devido a toda uma história que resumimos no início deste post. Não há como negar que o “Camp Nou”, em comparação com o Mineirão, Itaquerão ou Alianz Park, e tantos outros estádios construídos para a Copa 2014, em alguns aspectos encontra-se bastante ultrapassado, principalmente nas arquibancadas.

Saindo das arquibancadas, temos uma tela enorme que exibe um mosaico de torcedores de todo o mundo cantando o hino do Barcelona. É de arrepiar até o mais incrédulo torcedor de futebol, mesmo aquele que não tenha qualquer simpatia pelo clube!! 

Abaixo imagens dos craques no formato “figurinhas”. Jogadores e seguidores, todos unidos pelo Barça!!
Simplesmente espetacular!!
Estádio Camp Nou – FC Barcelona

Lembrando que a visita ao “Estádio Camp Nou” não é guiada. Caso queira, o interessado pode alugar um audioguia. Na última etapa da visita, é possível conhecer o gramado, passando antes pelos vestiários e pela capela do estádio.

Estádio Camp Nou – FC Barcelona

Última parada: Espaço reservado para a imprensa.

Estádio Camp Nou – FC Barcelona

Finalizamos o tour na loja do clube, onde comprei mais um adesivo para minha coleção, por 6 Euros (uma camisa do Barça custa cerca de 105 Euros).

Experiência sensacional e plenamente recomendada!!
Para horários atualizados de visita ao Estádio, clique AQUI.

Para saber sobre Amsterdam Arena, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio Rose Bowl, Pasadena, Los Angeles, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio Bayern de Munique, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio do Wembley, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio Vicente Calderón, veja AQUI.

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »