Como visitar o Principality Stadium, em Cardiff

O Principality Stadium surgiu no nosso roteiro em Cardiff ao acaso, pois na verdade a intenção era conhecer o Cardiff City Stadium, “casa” do Cardiff City Football Club, tradicional clube de futebol da cidade e que já disputou por diversas vezes a Premier League inglesa, e que atualmente encontra-se na 2 divisão.

Durante nossa visita ao “Castelo de Cardiff“, numa manhã fria e nublada, visualizamos do alto da “torre de menagem normanda” do Castelo a bela estrutura vermelha e branca de um moderno estádio, com a certeza que seria o estádio do Cardiff Club.

É bom relembrar que Cardiff é uma cidade bastante compacta, e o Estádio fica a apenas 10 minutos de caminhada do Castelo de Cardiff, passando pela “Millenium Walk”.

Ao chegarmos na entrada do Estádio, a surpresa: lugar errado, mas não menos interessante, afinal de contas, estamos falando do principal Estádio do País de Gales, com capacidade para mais de 74 mil pessoas e um dos 6 Estádios do Reino Unido a receber a qualificação 5 estrelas da UEFA.

Principality Stadium, Cardiff, País de Gales

Outras curiosidades:

  • Além da utilização eventual para jogos de futebol, o Estádio é utilizado principalmente para jogos de rugby, um dos esportes mais populares no País de Gales;
  • O Principality Stadium já foi o maior estádio de futebol do Reino Unido, sendo que nos últimos anos perdeu o título após a reforma e ampliação do Old Trafford e para o novo Wembley Stadium;
  • O estádio é o segundo na Europa com teto móvel, sendo o maior do mundo com essa característica;
  • Boa parte dos jogos de futebol da Olimpíada de Londres em 2012 foi realizada no Estádio, sendo que no próximo dia 3 de junho, será palco da finalíssima da Liga dos Campeões da Europa/2017;
  • O estádio foi construído para acolher os jogos da Copa do Mundo de Rugby de 1999, em que o País de Gales era a principal sede.

Iniciamos nosso “tour” pela loja de materiais esportivos do Estádio, muito bem organizada e com inúmeras opções de camisas, tanto da seleção de rugby quanto de futebol do País de Gales, além de flâmulas, jaquetas, bonecos dos jogadores, chaveiros, bolsas, tudo para agradar todo tipo de cliente, do mais fanático ao mais isentão.

Principality Stadium, Cardiff, País de Gales

O ingresso para o “tour” pode ser adquirido diretamente nos caixas da Loja, como foi o nosso caso, ao preço de 12,5o Euros cada, com preços especiais para crianças, idosos e estudantes. Caso prefira, existe a possibilidade de compra com agendamento de horário pela internet. Para mais informações, clique AQUI.

Antes do início das atividades, durante o período de espera do guia, uma agradável surpresa: um quadro com fotos de craques do futebol e rugby do Reino Unido, acompanhados do saudoso e inesquecível mito brasileiro Ronaldinho Gaúcho.

Para o início do tour, fomos recebidos por um guia muito bacana, falante e bem-humorado, fã do Brasil e exímio conhecedor de… Rugby!! E acredite: participamos de um tour particular, pois éramos os dois únicos fanáticos sedentos por futebol e rugby!

Primeira atividade do dia: Assistir um pequeno filme sobre a construção do Estádio e alguns jogos inesquecíveis ali realizados. Preste atenção no craque galês Bale no 2 vídeos, hoje jogador do Real Madrid.

A partir desse momento, uma verdadeira aula de história sobre rugby e futebol, começando pelas camisas das seleções que participaram do “The 2012 Six Nations Championship”, mais conhecido como “2012 RBS 6 Nations”, torneio de rugby que envolveu as melhores seleções do mundo, como Inglaterra, França, Irlanda, Itália, Escócia e País de Gales, vencido pelo País de Gales na ocasião.

Principality Stadium, Cardiff, País de Gales

Sala de imprensa do Principality Stadium!! E claro, a camisa alvinegra mais linda do mundo sempre presente!

Principality Stadium, Cardiff, País de Gales

Pequeno vídeo que mostra um pouco da história do Estádio:

Passagem obrigatória pelos vestiários…

Principality Stadium, Cardiff, País de Gales

Antes de visitar as arquibancadas do estádio, nova parada obrigatória para fotos com o famoso dragão vermelho, da bandeira do País de Gales. Na verdade, trata-se de um dragão caminhando em um campo verde e branco, sendo que existem diferentes interpretações. Vale relembrar que a bandeira foi oficializada em 1959, e no entanto o dragão é associado ao país há séculos.

Duas curiosidades: A teoria mais aceita para o dragão é a de que os romanos tenham trazido o emblema durante sua ocupação da Grã-Bretanha, e vale salientar ainda que Gales é a única nação britânica cuja bandeira oficial não é formada por uma cruz.

Principality Stadium, Cardiff, País de Gales

Agora sim, visita às arquibancadas inferiores e ao gramado! Ficamos impressionados com a estrutura, organização e as instalações do Estádio, realmente muito moderno, bonito e com design sensacional, facilmente um dos mais modernos do planeta! O teto móvel é um deleite a parte!

Principality Stadium, Cardiff, País de Gales

Agora visita ao vestiário utilizado pela seleção galesa de futebol.

Existe um espaço específico onde estão eternizados os jogos realizados no Estádio durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, com destaque para Brasil 3×2 Egito pelo futebol masculino e 3 partidas da seleção canarinho de futebol feminino: Brasil 5×0 Camarões, Brasil 1×0 Camarões e Brasil 0x2 Japão.

Aqui iniciamos a última parte do tour, pelas arquibancadas superiores, momento para apreciar a belíssima vista, imaginar como seria assistir um jogo com o Estádio lotado e tirar fotos, muitas fotos…

Principality Stadium, Cardiff, País de Gales

No vídeo abaixo, a experiência de caminhar do túnel que liga os vestiários até o gramado, numa simulação muito bacana de um Estádio lotado com 75 mil pessoas fazendo a festa.

E para encerrar as atividades com chave de ouro, a oportunidade de levantar uma taça, como se fosse o capitão Réver após a conquista da Libertadores da América em 2013.

Principality Stadium, Cardiff, País de Gales

Para outros posts sobre Estádios que visitamos:

Para saber sobre Amsterdam Arena, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio Rose Bowl, Pasadena, Los Angeles, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio Bayern de Munique, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio do Wembley, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio Vicente Calderón, veja AQUI.

Para saber sobre o Estádio Camp Nou, veja AQUI.

Para mais informações sobre o Principality Stadium, clique AQUI.

——————————————————————————————–

Principality Stadium

Westgate St, Cardiff CF10 1NS, Reino Unido

Fábio Almeida

Major, 43 anos, conhece 38 países, viajante inveterado, cinéfilo, apreciador de vinhos e cervejas especiais, fotógrafo amador, viciado em natação, corrida e quadrinhos! Força na Luta! Sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »