Roteiro de trem pelo Reino Unido (Inglaterra, Gales e Escócia e Irlanda do Norte), finalizando em Dublin, na Irlanda

Quem nos acompanhou nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) viu que viajamos de trem pelo Reino Unido/Grã Bretanha e Irlanda ao longo de um mês, onde passamos por mais de 20 destinos, incluindo 15 cidades base, onde ou pernoitamos ou passamos alguns dias. O único trecho que não utilizamos trem foi de Glasgow (na Escócia) a Belfast (na Irlanda do Norte), onde optamos por utilizar ônibus e balsa. Então, compartilhamos agora nosso Roteiro de trem pelo Reino Unido.

Antes de explicar o motivo pelo qual decidimos realizar esta viagem de trem, vejam abaixo o mapa das cidades e como ficou a logística entre cada uma delas:

Londres -> Windsor -> Londres -> Oxford -> Bath -> Cardiff -> Pembroke -> Cardiff -> Caerphilly -> Cardiff -> Liverpool -> Manchester -> York -> Edimburgo -> (Fort William) Lago Ness e Highlands -> Edimburgo -> Glasgow -> Belfast -> Causeway Coast -> Belfast -> Dublin.

Foi uma viagem incrível, onde pudemos conhecer bastante de cada um dos países. É claro que alguns deles precisaremos voltar para conhecer outras cidades. Mas conseguimos visitar as capitais de cada país, e um pouco do que cada um deles oferece.

Veja também um roteiro de 15 dias de trem na Inglaterra, clicando AQUI.

Veja dicas para economizar em uma viagem pelo Reino Unido clicando AQUI.

Quanto tempo separar para cada cidade? 

Decidir quanto tempo ficar em cada cidade é sempre uma questão tão difícil! Apesar de termos conhecido muita coisa, sentimos a necessidade de conhecer um pouco mais de algumas cidades (como Oxford, York, Edimburgo, Glasgow, Belfast e arredores de Dublin).

Mas nosso roteiro de dias em cada cidade ficou assim:

Londres: 4 dias (teríamos encaixado Cambridge a partir de Londres)

Windsor: 1 dia sem pernoite

Oxford: 1 dia com pernoite (teríamos ficado dois dias)

Bath: 1 dia com pernoite (teria ido até Castle Comble)

Cardiff: 2 dias

Pembroke: 1 dia sem pernoite

Caerphilly: 1 dia sem pernoite

Liverpool: 3 dias

Manchester: 3 dias

York: 1 dia com pernoite (teríamos ficado 2 dias)

Edimburgo: 2 dias (teríamos ficado 3 ou 4 dias, mas optamos para conhecer o Lago Ness e acabou sobrando apenas dois dias para a cidade)

Lago Ness e Highlands: 1 dia sem pernoite (teríamos explorado melhor a região, como por exemplo pernoitar na cidade de Inverness, ou ficar por mais tempo na região das Highlands).

Glasgow: 2 dias (teríamos ficado 3 dias)

Belfast: 1 dia (teríamos ficado 2 dias, mas optamos por em um dos dias disponíveis conhecer o Norte do País)

Game of Thrones Tour e Calçada dos Gigantes: 1 dia (mas ficamos empolgadíssimos em fazer um roteiro de carro por esta rodovia cênica da Irlanda do Norte, parando em vários pontos ao longo do caminho).

Dublin: 3 dias (mas teríamos ficado mais tempo e realizado passeios até Wicklow, Cork e Cliffs of Moher).

Por que fazer a viagem de trem pelo Reino Unido?

Na verdade, o motivo inicial foi que gostaríamos de ficar longe de aeroporto durante este tempo. Aeroporto cansa sim! Chegar com antecedência, fazer check in, despachar bagagem, desembarcar, retirar bagagem de esteira… etc.

Estação de Trem em Oxford
Letreiro da Estação de Trem em Oxford
Local destinado para bagagens em alguns dos trens no Reino Unido

Nosso objetivo era mais facilidade, mais comodidade. E foi muito mais do que a gente imaginava! Veja por quê:

    • A linha ferroviária no Reino Unido é extensa, ou seja, vai em todos os lugares que vocês imaginarem (Acessem o mapa oficial da National Rail clicando AQUI);
  • O custo é excelente! Alguns trechos pagamos menos de 10 Libras;
  • Não tem nenhuma burocracia! Compramos as passagens pelo site, recebemos o comprovante pelo e-mail, chegamos 30 minutos de antecedência na estação, retiramos os bilhetes na máquina que se chama Ticket Collection (nenhum dia enfrentamos fila para isso), observamos qual a plataforma de partida do trem, esperamos o trem chegar, entramos em nosso vagão, colocamos as malas no lugar destinado, viajamos até o nosso destino, dois minutos antes levantamos para retirar as bagagens do local de armazenamento (pois é tudo muito rápido em viagens de trem), descemos na estação, e pronto;
  • Não tem atrasos como em aeroportos. Apenas um dia tivemos um atraso de dois minutos, pois tinha acontecido algum problema na linha;
  • Você curte a paisagem no interior do país e se inspira em inúmeros outros destinos (ficamos apaixonados por algumas cidades que passamos e que até então nunca tínhamos ouvido falar);
  • Os trechos foram muito rápidos, sendo que os mais longos foram de Cardiff a Liverpool, e de York a Edimburgo.

Então, se tiverem oportunidade, vale muito a pena conhecer o Reino Unido de Trem!

Onde comprar as passagens de trem no Reino Unido?

Inicialmente, você pode optar por um passe de trem pelo Reino Unido (BritRail Pass). Ele pode sair muito mais em conta que comprar os tickets separadamente. Veja os tipos de passes e valores, clicando AQUI.

Você pode comprar as passagens de trem pelo site oficial da National Rail, mas nós compramos todos os trechos pela Virgin Trains (atualizando sobre a Virgin Trains abaixo):  Chega um e-mail de confirmação com um número FastTicket para coletar na estação de trem, isto por quê, com endereço no Brasil, é a maneira mais fácil para recebermos os tickets. E lá, no Ticket Collection é só seguir o passo-a-passo.

Atualizando março/2019: recentemente, comecei a receber mensagens sobre o bloqueio para compras da Virgin Trains para a região do Brasil. Apesar deles indicarem outra empresa, eu não usei o serviço desta outra empresa então não sei dizer sobre a sua eficiência. Mas provavelmente é.

O bloqueio parece que é temporário. Enquanto isso, sugiro que comprem pelo site da National Rail. 

Com quanto tempo de antecedência é possível comprar os tickets de trem no Reino Unido? 

Você conseguirá comprar o ticket de trem no Reino Unido normalmente com 12 semanas antes da viagem – é possível comprar antes deste tempo, mas os preços podem não ser tão atrativos, pois acabam sendo do tipo flexíveis – sem hora marcada. Os melhores preços costumam sair 12 semanas antes da viagem. Mais informações:

National Rail: http://www.nationalrail.co.uk/times_fares/ticket_types/44703.aspx

Virgin Trains: https://www.virgintrains.co.uk/our-blog/tickets/2016/09/save-with-24-week-advance-bookings

Onde comprar a passagem de ônibus de Glasgow, na Escócia, para Belfast, na Irlanda do Norte?

Como falamos, da Escócia, optamos por ir de Ônibus e Balsa para a Irlanda do Norte e não de avião (Para comprar o ticket de ônibus, clique AQUI). E foi muito tranquilo! Nosso objetivo era não perder tempo, já que os dias eram curtos. Então, optamos por sair de Glasgow no ônibus das 16:40h, por quê era o horário que o sol se punha. E de Glasgow Buchanan Bus Station até Cairnryan Stena Ferry Terminal foi em torno de 2h10 de ônibus normal. A gente até tentou tirar fotinho da estação, mas tinha uma placa informando que não era permitido naquele local do embarque (então vamos respeitar né?). Mas era uma estação comum. Nada demais!

Como estávamos em Glasgow, encontramos uma empresa que vende todo o pacote “ônibus + balsa” que saiu por 64 Libras para dois, compramos clicando neste site, recebemos e-mail de confirmação, levamos impresso e apresentamos no dia do embarque. Lembrando que o deslocamento de ônibus ficou assim:

Já a travessia de balsa é feita neste trecho:

Chegando em Cairnryan Stena Ferry Terminal, retiramos nossas bagagens do ônibus e nos dirigimos até o local de “check in” da balsa. Apresentamos passaportes, comprovante da compra das passagens e recebemos os tickets de embarque. O policial da imigração fez algumas perguntas bem básicas, e muito gentil finalizou o diálogo com um OBRIGADO, nos indicando onde deveríamos colocar nossas bagagens. E pronto! Colocamos, seguimos as indicações e logo já estávamos naquela balsa enorme!!!

Importante esclarecer que há uma espécie de “posto de checagem” – não é bem uma imigração propriamente dita (apesar de isso provavelmente mudar com o Brexit), mas sim uma forma de checar a identidade dos passageiros e garantir que estejam todos dentro dos conformes – ou seja, ninguém procurado pela polícia, por exemplo. Estes procedimentos de segurança entre a ilha da Grã-Bretanha e as Irlandas vem se intensificando pois perceberam quer muitos imigrantes estavam entrando justamente por Dublin – Belfast, e então pegavam um ferry até o Reino Unido.

Como tínhamos pouco tempo disponível para estas locomoções, optamos por fazer esta travessia à noite. Mas não temos dúvidas que de dia seja um passeio bem bacana! Então, se tiver tempo, opte pelo dia!

Se tiver problemas com enjoo, melhor tomar um remédio antes do embarque. Pois mesmo com o tamanho da balsa, em alguns pontos sentimos um balanço muito pequeno (e mesmo sem nada ver lá fora).

O Stena Line é uma balsa que vai da Escócia à Irlanda do Norte, e vice-versa, com um tempo de 2:15h, e, como uma balsa, leva pessoas, carros, ônibus e caminhões. Só que no dia que viajamos, além do frio, era noite, tarde e estávamos bem cansados. Portanto, nem conhecemos muito para mostrarmos a vocês. Mas ele é enorme, tem Free Shop, Lanchonete, sala de jogos, parece um navio de cruzeiro!

Interior do Stena Line de Cairnryan Stena Line Ferry até Belfast

Se estiver em outro ponto da Escócia e quiser acompanhar os cinco horários diários do Stena Line para Belfast, são estes (veja os horários atualizados AQUI):

Onde comprar a passagem de trem de Belfast, na Irlanda do Norte, para Dublin, na Irlanda?

A empresa que faz a ida de Dublin para Belfast (Irish Rail), não é a mesma que faz a ida de Belfast para Dublin. Coisa mais estranha que já vimos! E custamos a descobrir! Compramos pela empresa Enterprise, que vende tickets com tarifas promocionais. Mas eles não realizam troca, nem cancelam. Por isso, vocês devem ter o dia e horário bem correto da viagem da viagem para não perder dinheiro!

Você deve comprar de Belfast Central para Dublin Connolly.

Outro ponto importante: não existe assento reservado. Então, é bom chegar com antecedência na estação para se posicionar e não perder tempo para entrar no trem. Mas não é aquela confusão, corre-corre, empurra-empurra. É só para te explicar para ficar mais esperto, ok?

Antes da viagem:

  • Plano de Internet (chip de internet no Reino Unido):

Não dá para viajar sem plano de Internet ilimitada no Celular. Pela terceira vez, viajamos com o plano ilimitado da Easysim4u e amamos! Já contamos neste post como ele funciona, e temos a dizer que em todos os países (Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte e Irlanda) e cidades ele funcionou plenamente. A única cidade que ele funcionou um pouco mais reduzido foi em Pembroke, interior do País de Gales. Super recomendamos!!!!!

Para contratar um plano, acesse AQUI.

  • Seguro de Viagem:

Vocês não imaginam o quanto o Seguro de Viagem (ou Seguro Saúde) é importante. Já viajamos muito antigamente sem contratar um plano. E de um tempo para cá, não viajamos sem. Só que até então nunca tínhamos precisado. E desda vez, tive um problema de saúde e tive que acionar o seguro. Foi tão prático, rápido, seguro e eficaz, que ficamos impressionados! O suporte foi em menos de duas horas, e até pouco depois do dia eu já tinha consultado e já estava medicada!

Somos parceiros do Seguros Promo, que é uma plataforma que busca as melhores cotações de seguro, conforme sua busca. Para fazer sua cotação, clique AQUI. e use o cupom VIVENCIAS5 (em maiúsculo, sem acento) para conseguir 5% de desconto.

Então, um pouco sobre cada cidade, o deslocamento e nossas hospedagens:

  • Londres, Inglaterra:

Londres sempre estará em nosso roteiro de viagens pelo Reino Unido. Primeiramente, pela quantidade de voos diários a partir de qualquer cidade da Europa. Segundo, pelo fato de que Londres é porta de entrada para qualquer outra cidade do Reino Unido. E por último, por que Londres sempre será Londres, uma das cidades mais incríveis do mundo!

Vista para o Big Ben, em Londres

Nossa primeira viagem a Londres foi em novembro de 2015 (vejam os posts que já escrevemos sobre a cidade AQUI, quando ficamos 5 dias na cidade (o que é suficiente para conhecer apenas o básico), mas o desejo por desbravá-la continuou tão forte, que depois de pouco mais de um ano, conseguimos retornar e conhecer muito mais. Mas ainda ficou um gostinho de quero mais! 🙂

Londres é a maior metrópole da União Europeia, com uma bagagem histórica de vários séculos, possui quatro Patrimônios Mundiais da Unesco (Palácio de Westminster/Abadia de Westminster, Torre de Londres, Greenwich Marítima e o Royal Botanic Gardens. Além disso, possui uma infinidade de atividades e atrações para fazer, sendo que a grande maioria dos Museus é gratuita.

E desta vez, ficamos surpresos com os excelentes descontos oferecidos nas lojas, que acontecem depois do Boxing Day (um dia depois do Nata), mas acaba se arrastando por todo o mês de janeiro.

Veja o que fazer em Londres AQUI.

Onde se hospedar em Londres:

  • Luxo

Shangri-la Hotel, At The Shard London, The Arch London, St. James Court, a Taj Hotel, Mandarin Oriental Hyde Park (apesar de não termos nos hospedado, tivemos a oportunidade de conhecer as acomodações durante um chá-da-tarde, e que show!)

  • Intermediário

The Melita

  • Básico

Ibis London Blackfriars: amamos a localização deste hotel e o custo benefício! Ficamos nele apenas por um dia deste última vez e adoramos!

  • Outros hotéis

Caso não se interessem pelos hotéis recomendados, reservem nosso link de afiliados do Booking.com recebemos uma pequena comissão, você não paga nada por isso, e ajuda na manutenção do blog! 😉

  • Windsor, Inglaterra:

O principal objetivo de visitarmos à cidade era para conhecer o Castelo de Windsor que não tínhamos conseguido visitar da última vez em que estivemos em Londres. Mas a cidade também tem várias atrações que valem a pena conhecer. Fizemos um bate-volta a Windsor com o London-Pass fornecido pelo VisitBritain a partir de Londres (incluso trem ida e volta, além do ticket de entrada do Castelo). Foi muito cômodo e prático! O Castelo de Windsor é digno de uma Rainha e a cidade é vale a visita! Lembrando que vamos contar todos os detalhes nos posts específicos de cada cidade!

Leia sobre nossa visita ao Castelo de Windsor clicando AQUI.

Windsor, Inglaterra

Leia como visitar o Castelo de Windsor AQUI.

  • Oxford, Inglaterra:

Oxford está localizada a 1 hora de trem de Londres, e, na verdade, passamos na cidade em novembro de 2015, quando voltamos de Stonehenge. O objetivo era de conhecer os dois lugares no mesmo dia. Mas gostamos e curtimos tanto Stonehenge, que chegamos bem mais tarde em Oxford, e acabamos só dando uma voltinha na cidade. Mas para terem ideia do tanto que a cidade é bacana, nossa vontade foi de ter ficado por mais um dia, apesar de termos pernoitado na cidade. Oxford abriga a Universidade mais antiga da Grã-Bretanha, e serviu de palco para várias cenas dos filmes da saga Harry Potter. Perca-se pelas ruas da cidade!

Oxford, Inglaterra
Oxford, Inglaterra

Onde se hospedar em Oxford:

As hospedagens são mais caras em Oxford, especialmente quanto mais no Centro da cidade. Ficamos hospedados no Best Western Oxford Linton Lodge, que fica em torno de 20 minutos a pé do Centro. Mas gostamos tanto deste hotel. Pois além do preço, o quarto é super aconchegante, a equipe super atenciosa. E existem alguns pequenos detalhes que cativam muito os hóspedes, como por exemplo, deixaram um lip gloss de bálsamo, um toalha, água e isotônico de cortesia no quarto.

É uma cidade muito conhecida por suas águas termais, que os Romanos apaixonados pelos Banhos Romanos e querendo fazer algo parecido na cidade, construíram esta belezura abaixo, que hoje está aberta somente para visitação. Mas Bath não é famosa somente pelos Banhos Romanos, dentre várias outras atrações, destaca-se também, o fato de ter sido a cidade onde viveu Jane Austen, uma famosa autora britânica do romance “Orgulho e Preconceito”. Ficamos um dia na cidade, e conseguimos conhecer bastante coisa. Mas claro, andando sem parar! 🙂

Banhos Romanos de Bath, Inglaterra

Onde se hospedar em Bath:

Ficamos hospedados no Holliday Inn Express Bath, fora do Centro Histórico também, mas muito perto a ponto de irmos a pé, em uma caminhada de 20 a 30 minutos.

Holliday Inn Express Bath

Para conhecer Stonehenge veja nosso post completo AQUI.

  • Cardiff, País de Gales

Outro objetivo desta viagem era de pelo menos conhecer a capital de cada país. A viagem de trem a partir de Bath foi de 1:20h, bem rápido e sem burocracia a questão de passar da fronteira da Inglaterra para o País de Gales, pelo fato de que fizemos os trâmites da imigração em Londres, e o visto concedido foi de 6 meses de entrada no Reino Unido. O País de Gales poissui mais de 600 Castelos, sendo que o Norte do País foi eleito pelo Lonely Planet como um dos melhores destinos em 2017. Adoramos Cardiff, a capital do País de Gales, e ela é a porta de entrada para conhecer o restante do país. E como ficamos com vontade conhecer o restante do país!

Castelo de Cardiff, em pleno Centro da cidade

Onde se hospedar em Cardiff:

Ficamos hospedados no Ibis Budget Cardiff Centre, excelente localização, a dez minutos da estação central, além de excelente custo benefício, e ainda possui funcionários que falam em português! Adoramos!

  • Pembroke, País de Gales

Apesar de um mês ao redor do Reino Unido, não tínhamos muito tempo para conhecer o País de Gales, e a logística e o tempo (estação do ano, inverno) não estava tão favorável para fazer alguns passeios que gostaríamos muito. Mas a gente queria conhecer mais do país, e descobrimos a cidade de Pembroke, no Condado de Pembrokeshire, e conseguimos adquirir as passagens de trem e fazer um bate-volta até lá. A cidade é cheia de história e foi muito importante para o país. Também serviu de cena para as filmagens do filme “Como eu era antes de você”. Apesar do trem que escolhemos ser super lento, a paisagem valeu a pena as quase 4 horas de ida e o mesmo horário para a volta. A cidade de Pembroke, uma vila medieval, em nada deixou a desejar! Fofa e ficamos encantados! Em breve colocaremos todos os detalhes aqui no blog para vocês!

Pembroke City, Pembrokeshire, Wales

  • Caerphilly, País de Gales

Bem próximo a Capital do País de Gales, nem parece que é outra cidade, compramos as passagens lá mesmo em Cardiff e em menos de 30 minutos estávamos a poucos quarteirões do majestoso Castelo de Caerphilly, um dos mais belos que visitamos durante a viagem. E ao final da visita, ainda curtimos um pouco da cidade, e da loja chamada “Poundland” que possui produtos a 1 Pound (1 Libra)!!!! Uma delícia para comprar uns presentinhos e lembrancinhas da viagem!

Castelo de Caerphilly, Wales

  • Liverpool, Inglaterra

Foi um dos trechos mais longos de trem da nossa viagem. Foram quase 4 horas de trem a partir da estação Central de Cardiff, mas também foi um dos dias mais lindos, já que foi em um dia de neve na região, e estava tudo branquinho. Foi muito lindo!

Mas é impossível a magia dos garotos de Liverpool não te contagiar na cidade, mesmo que você não goste dos Beatles, mesmo que você não goste de música. Mas nem tudo gira em torno da banda, a cidade oferece muito mais atrações, vários museus gratuitos (o Museu Marítimo é excelente!!!), inclusive, a Catedral de Liverpool é uma das mais impressionantes que já vimos!! Você vai querer ficar para sempre em Liverpool!

Veja todas as nossas matérias sobre Liverpool clicando AQUI.

Ficamos hospedados em um hotel bem diferente que já foi um presídio: Caro Short Stay Main Bridewell. Foi no mínimo muito diferente! Excelente localização, a pouquíssimas quadras da Cavern Quarter, o Staff muito atencioso, só um único inconveniente: a acústica! Um quarto para o outro, assim como para os corredores sem comunicam bastante no barulho. Então, os fanfarrões que chegam de madrugada acordam todo mundo! E a gente que acorda cedo para fazer um monte de coisa, também acaba acordando que dorme tarde 🙁

Nem todos os quartos também são aqueles das celas. Observem na hora que forem reservar no site. O nosso infelizmente não era e não observamos isso… ah, blogueira! Mas o hotel é limpo e a cama super confortável!

Caro Hotel, Liverpool
  • Manchester, Inglaterra:

Uma das cidades que mais nos surpreendemos na viagem. Fica bem próximo de Liverpool, em torno de 1 hora de trem até a estação Central de Manchester. E como chegamos bem cedinho, logo começamos a curtir o dia. A cidade é bem fácil de se locomover seja a pé ou de tram. É a casa de um dos times mais queridos do mundo, o Manchester United. Descobrimos o Museu do Futebol que foi uma missão quase impossível tirar o Fábio de lá. E dentre várias atrações incríveis que visitamos, destaque para a Catedral de Manchester e as duas bibliotecas mais incríveis que já visitamos no mundo, pelo menos até agora!

Onde se hospedar em Manchester:

Ficamos hospedados Ibis Manchester Centre Portland Street e nos surpreendemos muito com este tipo de Ibis! Este Ibis vai mudar totalmente seu conceito de Ibis, e sua localização é perfeita! Poucas quadras do City Hall.

  • York, Inglaterra

Nossa última cidade na Inglaterra antes de partir para a Escócia, o terceiro país do Reino Unido. Que cidade fofa! Fábio não gosta que eu chame as cidades de fofas! Ele fala que este é um vocabulário meu e não dele. Mas não tenho uma palavra para caracterizar a cidade. York já foi capital de um território Viking, e somos vidrados nestes temas, nestes assuntos, nestas cidades… Foi ótimo ter conhecido e gostamos tanto da cidade, que teríamos fácil ficado por mais um dia, apesar de termos pernoitado! York está a apenas 1h30 de Trem a partir de Manchester. Daquelas cidades pequenas fáceis de explorar a pé. No post detalhado, vamos contar todos os detalhes, como por exemplo, um tour delicioso do chocolate de York que realizamos, onde pudemos inclusive fazer nosso próprio chocolate. Amamos a cidade! A cidade oferece o York Pass que vale muito a pena. Compre AQUI.

York, UK

Onde se hospedar em York:

Nos hospedamos no Jorvik Hotel, um hotel super aconchegante e também muito bem localizado na cidade. Como falamos no começo deste post, esta viagem foi muito bem planejada, e graças a Deus, tivemos muita sorte! Nossos hotéis foram ótimos!!!!

Jorvik Hotel, York, UK
  • Edimburgo, Escócia:

De York seguimos para Edimburgo, na Escócia, numa viagem de trem que durou cerca de 2:40h. Foi o segundo trecho mais longo da viagem. Mas estávamos tão empolgados com o trecho belíssimo da Escócia, que nem vimos o tempo passar. Conforme o determinado no roteiro, passagens compradas para bem cedo, chegamos bem cedo na cidade também, e logo começamos a conhecer o destino. Edimburgo é a capital da Escócia e um dos melhores lugares para conhecer um pouco da história do país. A cidade é marcante e logo no começo nos emocionamos com os tocadores de gaita de fole, que de longe é possível escutar em vários pontos da cidade. Ficamos apenas dois dias intensos na cidade, mas teríamos ficado três ou quatro! Ansiosos para compartilhar tudo que visitamos na cidade!

Vista de Edimburgo da Câmera Obscura

Onde se hospedar em Edimburgo:

Mais uma excelente escolha na viagem: o Motel One Edinburgh-Royal. Excelente custo-benefício e localização!

Motel One Edinburgh-Royal
  • Lago Ness (Fort William), Escócia:

Quando ouvíamos falar em Escócia, logo pensávamos em Edimburgo, Highlands, Lago Ness, Inverness e Glasgow. Ir em Edimburgo e não conhecer o Lago Ness estava fora de cogitação. Como vimos na Loja do Visit Britain um passeio de um dia até o Lago Ness passando pelas Highlands, e vimos que isso era possível, mesmo que de forma bem breve, conversamos com a equipe e eles concederam o passeio ao Blog. Pensem na alegria do casal que desde pequenos eram empolgados com a tal história sobre o monstro do Lago Ness! Para quem tem pouco tempo, como era o nosso caso, o passeio vale muito a pena! Mas quem puder e tiver mais tempo para conhecer a região, vale a pena estabelecer como base a cidade de Inverness, ou até até mesmo Fort William. A região tem muito turismo de aventura, trilhas e caminhas! Ficamos loucos para retornar e conhecer melhor!

O nosso passeio saiu bem cedo de Edimburgo, às 07:45h, e voltou quase às 20h. Chegando no Lago Ness, há a possibilidade de fazer um cruzeiro pelo Lago Ness, pago à parte, que vale muito a pena. Vamos contar todos os detalhes no post detalhado oportunamente.

Lago Ness, Escócia

Para comprar o passeio pelo Visit Britain, veja AQUI.

  • Glasgow, Escócia

A apenas uma hora de Edimburgo de trem chegamos em Glasgow, uma cidade que nem muitos brasileiros acabam vistando. A cidade é excelente! Muita atrações interessantes, muito museu de arte, e uma Escócia bem diferente de Edimburgo para conhecer!

Kelvingrove Museum and Art Gallery, Glasgow

Onde se hospedar em Glasgow:

Em Glasgow, ficamos hospedados no Hallmark Hotel Glasgow, em torno de 10 minutos do centro da cidade. O quarto bem espaçoso e confortável, staff atencioso e dedicado.

Hallmark Hotel Glasgow
  • Belfast, Irlanda do Norte

Contamos no começo do post como foi que chegamos da Escócia à Irlanda do Norte de ônibus e Balsa (veja o ticket para ônibus e balsa clicando AQUI). Apesar de termos tido apenas um dia para conhecer Belfast, conseguimos conhecer bastante da cidade. Mas teríamos ficado por mais um dia. A maioria dos turistas fazem bate-volta. Mas a cidade merece mais pelo menos dois dias. Belfast está em plena ascensão. É até estranho falar, mas é uma cidade muito amistosa apesar de ainda existir um muro que impõe de maneira silenciosa uma crise política-religiosa. A capital da Irlanda do Norte foi o local de nascimento do Titanic, e de onde o mesmo partiu para nunca mais voltar. A cidade também é porta de entrada para inúmeros passeios para o Norte do país e é um dos lugares mais procurados pelos turistas.

Museu do Titanic, em Belfast

Onde se hospedar em Belfast:

Nos hospedamos no Ibis Belfast City Centre, que também possui excelente localização e custo benefício. E como sempre o padrão da rede Accor que nunca desaponta!

Vista do sol nascendo do quarto do Hotel em Belfast
  • Game of Thrones e Calçada dos Gigantes Tour:

O intuito maior deste passeio foi realmente de conhecer um pouco do Norte da Irlanda do Norte. E você nem precisa necessariamente ser amante do seriado Game of Thrones (como nós) para fazer este passeio, que foi uma cortesia do Visit Britain e que você pode adquirir sem nenhuma burocracia e receio AQUI. Foi um dia incrível onde tivemos uma pequena amostra das belezas da Irlanda do Norte. Vale a pena o passeio, por quê você passa pela Causeway Coastal Route, uma das estradas mais cênicas do mundo, conhecemos as falésias brancas da Irlanda do Norte (Ballintoy Harbour), que estão ao lado da famosa ponte de cordas, Carrick-a-Rede Rope Bridge, caminhamos pela Calçada dos Gigantes, vimos e tiramos um milhão de fotos das belíssimas e bucólicas Dark Hedges, dentre outros pontos que vamos contar no post específico deste passeio.

Veja a matéria completa do nosso tour AQUI.

Dark Hedges, Irlanda do Norte

  • Dublin, Irlanda

E por fim, nossa última cidade da viagem, antes de voltar para o Brasil. Ficamos três dias em Dublin, na Irlanda, e não quisemos fazer nenhum passeio bate-volta por quê realmente estávamos muito cansados depois de 30 dias ziguezagueando por quatro países. E com três dias em Dublin, nem dá para falar nos principais passeios que as pessoas fazem quando estão na cidade. Foi a melhor decisão. Curtimos muito a cidade, com calma, encontramos os amigos do Perca a Novela, que moram atualmente em Dublin, e deixamos para uma outra oportunidade.

Dublin é uma cidade bem “abrasileirada”. Escutamos muito o português do Brasil na cidade. Tanto que é cheio de lojas e restaurantes brasileiros espalhados por todos os cantos. A cidade tem um clima super gostoso e amistoso. O Pubs são super divertidos… fechamos com chave de ouro, mas com um super gostinho de querer conhecer Wicklow, Cork e Cliffs of Moher. 

O trem a partir de Belfast até Dublin durou cerca de 2:15h, e também rendeu belíssimas imagens.

Onde se hospedar em Dublin:

Ficamos hospedados mais próximos do Aeroporto, já pensando no voo de volta ao Brasil. Mas foi tão tranquilo que se voltarmos em Dublin, é provável que a gente fique novamente lá. O Metro Hotel Dublin Airport está localizado em torno de 25 minutos de ônibus até o Centro de Dublin. A passagem custou 2,40 Euros por pessoa. E pelo preço do hotel, conforto, valeu a pena!

Então, nosso roteiro é este! Esperamos que seja útil para todos vocês e em breve vamos liberar os posts com as informações sobre cada cidade.

Cheers!

*******

Agradecemos ao Apoio do Visit Britain durante nossa viagem pela Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Fabiane Teixeira

Brasileira, Mineira de Belo Horizonte, 35 anos, conhece 38 países, é Advogada e Professora de Direito Civil, e nas horas vagas Viajante e Blogueira. Junto com meu Fábio vamos conhecer e te apresentar o mundo!

167 thoughts on “Roteiro de trem pelo Reino Unido (Inglaterra, Gales e Escócia e Irlanda do Norte), finalizando em Dublin, na Irlanda

  • 18 de abril de 2019 em 23:55
    Permalink

    Adorei o seu roteiro! Tenho 15 dias em julho e gostaria de fazer a partir de Londres (que já conhecemos bem) a Escócia e as Irlandas e talvez Pais de Gales. É possível fazer tudo de carro? Queremos incluir Liverpool e York. Londres será somente para chegar e partir. Qual o roteiro q vc sugere? Agradeço sua ajuda!

    Resposta
    • 19 de abril de 2019 em 07:41
      Permalink

      Oi, Marcia!
      Que bom que gostou do post! Fico feliz que ele ajude a tantas pessoas.
      Fazer um roteiro de carro no Reino Unido seria incrível! Mas acho 15 dias pouco tempo para conhecer todos estes países de carro.
      Se realmente se interessar por uma road trip a partir de Londres, sugiro que faça uma road trip apenas pela Inglaterra, pois assim conseguirá aproveitar muito melhor a viagem.
      Talvez você possa avaliar se compensa alugar um carro nos principais países que pretende visitar, e fazer o deslocamento entre os países de trem (da Escócia para a Irlanda do Norte de ônibus e balsa). Alugar carro em uma cidade e devolver em outra, especialmente em outro país, é bem mais caro.
      Sugiro que você separe todas as cidades que pretende visitar em cada país, coloque no mapa e veja a distância que daria, tente fazer um roteiro em circulo, pois aí você devolve na mesma cidade.
      Vai conhecer bem pouco das principais cidades/capitais. Mas dá para ter uma ideia bem boa de cada país, e aumentar a vontade de voltar rssss
      Outra coisa, em julho, os dias são longos, então dá para aproveitar mais.
      Beijos,

      Resposta
  • 27 de fevereiro de 2019 em 16:12
    Permalink

    Agradeço a rápida resposta, a qual não havia localizado, por isso enviei novamente a pergunta por engano.
    Vou refletir aqui sobre suas valiosas dicas… adoro essa parte do planejamento das viagens. Parabéns pelo blog! Abraços.

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2019 em 10:54
      Permalink

      Olha… não sei o que é mais gostoso em uma viagem: o planejamento, o durante, ou quando voltamos e tenho que colocar tudo no papel.
      Depois me conte o que decidiu.
      Beijos,

      Resposta
  • 27 de fevereiro de 2019 em 15:46
    Permalink

    Olá Fabiane e Fábio!
    Agradeço todas as valiosas informações e a disponibilidade de vocês. Tenho 1 semana a ser dividida entre Edimburgo, Belfast e Dublin e gostaria de umas orientações. Já vou ter ido antes a Londres.
    Que tal?
    Edimburgo 3 dias (sendo 1 dia para Highlands) (ida de trem de Londres para Edimburgo ?)
    Belfast 1 dia (ônibus+ferry ou avião de Edimburgo para Belfast?)
    Dublin 3 dias (trem ou ônibus de Belfast para Dublin?)
    Acha que está muito corrido o roteiro? Posso também ficar só na Irlanda e fazer os passeios próximos. Retorno de Dublin para o Brasil.
    Obrigada. Abraços.
    Adriana

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2019 em 17:53
    Permalink

    Olá, Fábio e Fabiane! Adoramos sua informações da viagem ao Reino Unido, claras e úteis. Temos 7 dias em julho para distribuir entre Edimburgo, Belfast e Dublin de onde retornamos ao Brasil. Antes disso já teremos ido a Londres.
    Pensei em:
    Edimburgo: 3 dias (trem Londres a Edimburgo) – talvez 1 desses dias nas Highlands…
    Belfast: 1 dia (vôo ou trem +ferry de Edimburgo a Belfast)
    Dublin: 3 dias (trem ou ônibus de Belfast para Dublin)
    Aguardamos suas sugestões.
    Abraços

    Resposta
    • 26 de fevereiro de 2019 em 19:59
      Permalink

      Olá, Adriana!
      Que bom que gostou do post!
      Ficamos muito felizes com estes comentários.
      Porque você quer visitar Belfast nesta viagem? A Irlanda do Norte é tão incrível que merece ser explorada com calma.
      Se for só para conhecer a capital, em julho, com os dias mais longos, dar para aproveitar bastante.
      Se tirar Belfast do roteiro, eu colocaria 3 dias em Edimburgo. 1 nas Highlands e Lago Nesse e 3 em Dublin.
      Agora se manter Belfast nesta viagem, acho que seu roteiro está bem equilibrado para conhecer um pouco de ambas cidades!
      Beijos,

      Resposta
  • 1 de fevereiro de 2019 em 22:38
    Permalink

    Parabéns pelo post! Excelentes dicas…
    É fácil de se locomover internamente nas cidades?
    Estou preocupado com Liverpool, York e Cambridge… É fácil usar um Uber ou se faz tudo de trem mesmo?

    Resposta
    • 3 de fevereiro de 2019 em 11:35
      Permalink

      Que bom que gostou, Thiago!
      Fácil demais se locomover entre as cidades!
      Estamos falando de um dos melhores transportes públicos do mundo – que é do Reino Unido.
      Liverpool tem metrô, ônibus, uber e táxi. Mas na região central, fizemos tudo a pé mesmo. Usamos táxi para ir da estação central até nosso hotel, depois usamos ônibus para ir até o Anfield Stadium, e o tour dos Beatles, fizemos com a empresa específica do tour.
      O metrô em Liverpool tem o nome de Merseyrail (site https://www.merseyrail.org/)
      Já em York, também usamos táxi para ir da estação até nosso hotel, e de lá, fizemos tudo a pé. A cidade é super tranquila para fazer tudo a pé. Mas lá tem Uber, conforme consta no site da empresa https://www.uber.com/pt-BR/cities/york/ (mas não utilizamos, pelo fato de que fizemos tudo a pé).
      Não fomos em Cambridge ainda 🙁 Mas pelo que já vi, é muito fácil de andar por lá também, a pé ou de bicicleta. E também existe a possibilidade de se locomover de ônibus. Uber eu não consegui confirmar se tem na cidade.
      Mas não precisa ficar preocupado com transporte público em UK.
      É tudo muito fácil e tranquilo de usar!

      Resposta
  • 16 de janeiro de 2019 em 20:28
    Permalink

    Olá, Fabiane! Seu post foi sensacional, me ajudou bastante na definição do meu roteiro, dicas excelentes! Valeu mesmo por compartilhar tudo isso. Queria só fazer uma perguntinha, na viagem de trem de Belfast pra Dublin vocês passaram por controle de imigração? Se sim, como foi? É que com essa possibilidade do brexit agora pra março, mês que farei a viagem, estou um pouco preocupado com isso. Obrigado de novo. Abraço!

    Resposta
    • 21 de janeiro de 2019 em 20:21
      Permalink

      Olá, Ricardo!
      Fico muito feliz que o post tenha ajudado!
      Este é o objetivo de manter um blog! 🙂

      Bem, sobre sua pergunta, não teve imigração entre Belfast e Dublin, pelo fato de que faziam/fazem parte da União Européia. Mas, hoje mesmo, eu atualizei o post com uma informação extra oficial que fiquei sabendo. A Escócia e Inglaterra tem recebido muito imigrante que chega em Dublin e Belfast. Então, acaba que eles estão cada vez mais exigentes. Não ficarei surpresa se daqui a um tempo, tiver pelo menos um controle de checagem de passaporte, como foi nosso caso da Escócia para Belfast.
      Vamos sondando a situação do Brexit, aí atualizo aqui.
      Abs,

      Resposta
  • 10 de janeiro de 2019 em 22:22
    Permalink

    Oi Fabiane,

    Já te mandei 2 comentários rsrsrs
    Estou muito animada após ler o blog de vocês.
    Estou pensando em 20 dias. Que roteiro você sugere pensando em locais em que o sol estará mais “aparente” (dias mais longos) rs A data seria mais ou menos 16/03 a 5/04 (quero chegar por Dublin e pegar o St Patricks dia 17/03) e a volta seria por Londres.

    Pode ignorar meu último comentário perguntando sobre o custo, pois encontrei sua resposta sobre isso para outra pessoa.
    Grata

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2019 em 21:20
    Permalink

    oi Fabiane,
    Mais uma perguntinha.
    Quanto vc sugere levar em espécie por dia/pessoa?
    E se não for muito invasivo – neste caso não precisa responder rs -, vc poderia dizer mais ou menos o orçamento por pessoa de uma viagem como a sua? Pensando em todos os custos, exceto aéreo?

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2019 em 20:12
    Permalink

    Gostei muito dos roteiros sugeridos.
    Apos 24 dias de cruzeiro aportamos em Dublin, onde o navio fica como hotel na cidade por 2 noites, é o tempo que teremos ( 4 adultos) de conhecer o que puder.
    De Dublin iremos a Edimburgo onde ficaremos 5 dias, ai esta minha solicitação de ajuda, tenho hotel pago, mas queremos ir a Inverness, mas não temos interesse no Lago Ness, podem sugerir que trem compramos para u bate e volta??

    grata

    Jacira Assmann

    Resposta
    • 15 de janeiro de 2019 em 21:49
      Permalink

      Oi, Jacira!
      Que bom que gostou do roteiro!
      Você pode comprar o ticket de trem para apenas este trajeto Edinburgh/Inverness/Edinburgh neste link:

      http://www.nationalrail.co.uk/

      Se por um acaso o seu navegador traduzir automaticamente, coloque para “mostrar original”. Pois dá uma incompatibilidade, e sempre vai dar erro nas datas, no destino, etc.

      Mas este trajeto para Bate-volta é bem longe… Já pensou em ficar 4 dias em Edimburgo e pernoitar em Inverness?

      Resposta
  • 9 de janeiro de 2019 em 20:02
    Permalink

    Oi Fabiane,
    Adorei seu blog e especialmente este post.
    Vc achou que valeu a pena incluir a Escócia no frio?
    Vou viajar em meados de março e não me recomendaram.
    Mas vi que vc foi no período mais frio ainda do que eu iria(irei)
    E é tranquilo passar por todas essas cidades pra quem não domina o inglês e viaja sozinho?
    Obrigada

    Resposta
    • 10 de janeiro de 2019 em 22:25
      Permalink

      Oi Fabiane,

      Já te mandei outros 2 comentários rsrsrs
      Estou muito animada após ler o blog de vocês.
      Estou pensando em 20 dias. Que roteiro você sugere pensando em locais em que o sol estará mais “aparente” (dias mais longos) rs A data seria mais ou menos 16/03 a 5/04 (quero chegar por Dublin e pegar o St Patricks dia 17/03) e a volta seria por Londres. E quero muito conhecer a Irlanda do Norte.

      Pode ignorar meu último comentário perguntando sobre o custo, pois encontrei sua resposta sobre isso para outra pessoa.
      Grata

      Resposta
      • 15 de janeiro de 2019 em 21:38
        Permalink

        Oi de novo, Rebeca!
        Mas deixa eu entender. Estes 20 dias você teria inteiros para passar na Escócia?
        Se for, vai dar para conhecer bastante coisa!
        Deixa eu entender se é só na Escócia, ou se vai passar por algum lugar da Inglaterra também…
        Ai penso em algo para te ajudar!

        Resposta
        • 15 de janeiro de 2019 em 22:04
          Permalink

          Oi Fabiane,
          Obrigada pela resposta
          Estou pensando em 20 dias total no Reino Unido, pra distribuir entre inglaterra, escócia e Irlanda. Que roteiro você sugere pensando em locais em que o sol estará mais “aparente” (dias mais longos) rs A data seria mais ou menos 16/03 a 5/04 (quero chegar por Dublin e pegar o St Patricks dia 17/03) e a volta seria por Londres.
          Ou estou pensando de 26/03 a 16/04 (pra tentar alguns graus a mais na temperatura) e aí nesse caso, a ordem do roteiro não importaria.
          Vc mencionou que no frio algumas atrações ficam fechadas, mas há algum destino em especial que vc não recomendaria pela possibilidade de praticamente tudo não funcionar?

          Muito obrigada

          Resposta
          • 21 de janeiro de 2019 em 21:33
            Permalink

            É quase impossível prever céu azul no Reino Unido! rsss
            Os dias são muito instáveis por lá!
            E a questão do anoitecer e amanhecer será praticamente a mesma coisa em todos os lugares no Reino Unido…
            Em 20 dias eu sugiro quase a mesma coisa que fizemos, mas para encaixar nos 20 dias, eu faria assim:
            Dublin – Belfast – Passeio de Game of Thrones e Calçada dos Gigantes (vê muita coisa em pouco tempo), Glasgow, Edimburgo (passeio bate-volta Highlands e Lago Ness), Manchester, Liverpool, Cardiff e Caerphilly (se quiser conhecer o país de Gales), Londres (de Londres você pode fazer bate-volta como Oxford, Stonehenge e Windsor).
            Se você tiver um tempo, vale muito a pena conhecer as Cotswolds. É a coisa mais fofa!
            Sobre horários, não são todas as atrações, a grande maioria fica com horário reduzido.
            Já vi alguns castelos que ficam fechados, por exemplo. Mas em Março, com certeza já estarão abertos!

            Resposta
            • 3 de fevereiro de 2019 em 20:12
              Permalink

              Oi Fabiane
              Obrigada pelas respostas
              A partir das suas dicas, bolei meu roteiro.
              Pensei em 4 dias em Londres, 1 dia em stonehenge, 1 dia em Bath (e aí eu queria descobrir um modo de, a partir de Bath, passar um dia pelas Cotswolds e que esse tour me deixasse em Stratford rs). Ja pesquisei um monte, mas acho mtas opções saindo de londres. E a minha ideia era ir seguindo sempre em frente. Sem bate-volta.
              Não há chance de eu alugar carro (estarei sozinha e mal falo inglês. Dirigir em mão inglesa já seria demais rs)
              As opões de transporte publico de bath até stratford têm conexões e não me dariam chance de parar em cotswolds).
              Será que teria alguma agência pra indicar ou seria viável contratar algum “uber” em bath (Penso que não, pois sairia uma fortuna ne? rs)
              Alguma ideia?

              Resposta
              • 4 de fevereiro de 2019 em 08:53
                Permalink

                Oi, Rebeca!
                Tudo bem?
                Acho que seu roteiro vai ficar bacana…
                Você já viu este post que fiz com sugestão de roteiro na Inglaterra para 15 dias?
                http://viagensevivencias.com.br/2018/09/roteiro-15-dias-trem-inglaterra.html
                Nele, coloquei como ir de Bath passando pelas Cotswolds.
                Para você que vai estar sozinha, fala pouco inglês, acho o ideal não usar carro, e tentar priorizar os trens.
                É muito prático e fácil. Não tem erro!
                Veja o post que te falei, e me diga o que achou…
                Beijos,

                Resposta
                • 4 de fevereiro de 2019 em 21:36
                  Permalink

                  Oi Fabiane
                  Eu vi sim.
                  Mas entendi que, de trem, só dava pra ir pro Castelo. Vou ver o que dá pra fazer.
                  Acha muito arriscado deixar pra comprar as passagens de trem desses trechos só na hora ? pq ai tenho como opção encontrar um tour diferenciado por la, de repente.
                  Obrigada.
                  Bjos

                  Resposta
                  • 5 de fevereiro de 2019 em 09:10
                    Permalink

                    Rebeca,
                    Não entendi! Para Windsor? Você disse o castelo de Windsor?
                    Você pode pensar também na possibilidade de ficar mais um dia em Londres, e de lá fazer o passeio disponível no Visit Britain (veja nas caixinhas de pesquisa ao lado, aqui no blog) de Londres a Oxford e Cotswolds. O passeio é de um dia e acho excelente custo benefício.
                    Você já viu?

                    Resposta
    • 14 de janeiro de 2019 em 07:44
      Permalink

      Oi, Rebeca! Tudo bem?
      Que bom que você gostou do blog e do post!
      Eu particularmente gostei de viajar em janeiro, pois para mim é mais fácil no trabalho, e as atrações ficam mais vazias, algumas coisas mais baratas (hotéis), mas em contrapartida, algumas atrações ficam fechadas, os dias são curtos, e o tempo bem mais instável.
      Então, depende do que vc gosta ou seu objetivo nesta viagem… mas eu não tive qualquer problema. O frio é super tolerável…
      Quanto ao idioma, o inglês não deixa de ser uma língua universal. E então, é a melhor forma de comunicação…
      Você não fala nada? Ou apenas o básico? Pois com o básico você consegue se virar sim…
      Bjos

      Resposta
      • 16 de janeiro de 2019 em 07:57
        Permalink

        Oi Fabiane
        o bem básico do inglês eu até consigo falar rs
        mas comecei um curso pra me ajudar
        De todo modo, estando sozinha, dá pra fazer tranquila os passeios pelo seu roteiro? Ou vc indica entrar numa excursão? Neste caso, é preciso entrar numa já aqui no Brasil, ou por lá eu encontrarei opções “de última hora”, nos próprios hoteis/hostels?
        Muito obrigada

        Resposta
        • 21 de janeiro de 2019 em 20:37
          Permalink

          Rebeca,
          Desculpe a demora para responder. Tive dias corridos por aqui…
          Bem, pode ser que você tenha dificuldade para entender o que os guias vão falar… Eles falam muito rápido! E tem horas que, até um fluente em inglês, tem dificuldade de entender (ainda mais com o sotaque). Mas dá para se virar. Leia antes sobre os passeios, o local de visita, entenda a história etc… isso vai ajudar bastante! Eu acho que você deve se atentar aos horários e ponto de encontro do grupo, se for o caso, até escreva para não ter erro e confira com o guia.
          Quanto as “excursões” eu não sei de alguma aqui no Brasil… se souber, eu até compartilho aqui.
          Mas existem vários passeios que você já pode fechar daqui mesmo no Brasil.
          Inclusive, somos parceiros do Visit Britain Shop (veja os links, caixas de pesquisas, aqui no blog).
          Eu posso dar apoio no que precisar fechando aqui pelo blog, já que tenho o canal direto com eles, devido ao programa de afiliados.
          Um ou outro passeio, você vai acabar fechando lá. Sempre tem alguma coisa nova que a gente não sabia, e descobre na hora!
          🙂

          Resposta
  • 6 de dezembro de 2018 em 14:25
    Permalink

    Oi Fabiane, então, eu e meu marido estamos planejando uma viagem de 30 dias para Inglaterra, Escócia (A que mais quero conhecer) e Irlanda (A que ele mais quer conhecer) rs. Queria saber, qual a melhor época (data) para podermos ir, de maior beleza e clima agradável, e também quais cidades e pontos turísticos são os mais legais para fazermos nossa 1ª viagem para fora do Brasil! E claro, como vc faria? oq sugere pra gente? Obrigada desde já s2

    Resposta
    • 6 de dezembro de 2018 em 19:25
      Permalink

      Oi, Marcelle!
      Nem me fale da Escócia! Eu amoooooooooo este país. Desde quando visitei a Escócia, em janeiro do ano passado, eu tive uma conexão fora do comum.
      Ai, somente este ano, em junho, vi Outlander. Pronto! Apaixonei ainda mais! Então, estou louca para voltar.
      Apesar de eu gostar de viajar durante o inverno, por causa do meu trabalho, viagens para o Hemisfério Norte durante o inverno significam dias curtos (geralmente a luz do sol é de quase 9h até umas 16h, no máximo).
      Então, para vocês que é a primeira viagem para fora do Brasil, eu acho que compensa ir de maio a setembro. São as melhores épocas, já que os dias ficam mais longos e o tempo mais estável (se bem que a Escócia é uma coisa a parte… o tempo é quase sempre instável.
      As cidades que visitei neste roteiro são as principais… tipo que você deve conhecer!
      Mas eu tentaria conhecer as Cotswolds, na Inglaterra. Um sonho! Dois dias lá valem a pena.
      Como você vai ficar entre Inglaterra, Escócia e Irlanda dá para você aproveitar bastante!
      Na Escócia, sugiro muito ir além de Edimburgo e Glasgow, visite Inverness (visitar o Lago Ness, Culloden).
      A região de Abeerdenshire é belíssima de castelos!
      Mas se fizer só a região de Edimburgo, Highlands até Inverness, você já verá um monte!
      Faça de trem esta viagem, para não se preocupar com direção em mão inglesa.
      Por enquanto, é o que penso é isso!
      Mas estou às ordens para trocarmos figurinhas!
      Beijos,
      Fabi

      Resposta
  • 19 de novembro de 2018 em 18:25
    Permalink

    Oi Fabiane, tudo bem?
    Eu vi bastante posts do seu blog, e me apaixonei!
    Eu to indo pro Reino Unido dia 9, e vou ficar até dia 21!
    Queria fazer um roteiro Inglaterra/País de Gales/Escócia/Irlanda.
    Me da uma ajudinha?
    Como você faria o roteiro?

    Resposta
    • 21 de novembro de 2018 em 13:04
      Permalink

      Oi, Amanda!
      Ahhh… fico muito feliz de ajudar! 🙂
      Bem, 21 dias para os 4 países fica um pouco apertado.

      Eu faria assim:

      Inglaterra:

      Londres – 7 dias (5 dias em Londres + 1 Windsor + 1 dia de passeio em Stonehenge + Bath + Salisbury)

      1º Bate-volta: Windsor – bate-volta (ou você pode visitar o castelo pela manhã e na parte da tarde, você conhece a cidade, que é super charmosa! Ou você também pode visitar o Castelo na parte da manhã, e na parte da tarde voltar para Londres.

      2º Bate-volta: Stonehenge – Bath – Salisbury – passeio de um dia a partir de Londres (https://www.visitbritainshop.com/australia/golden-tours-bath-stonehenge-and-salisbury/?cid=bddb80d240e94bc1ba70d3fda8116bb423574&utm_medium=affiliate&utm_content=referrer&utm_source=viagens_e_vivencias&utm_campaign=affiliate)

      País de Gales:

      Cardiff e Caerphilly (2 dias)

      Depois voltaria para a Inglaterra:

      Liverpool – 1 dia

      Manchester – 1 dia

      Escócia:

      Edimburgo – 3 dias

      Inverness (Lago Ness) / Culloden / Highlands – 2 dias. Ou pode fazer um passeio bate-volta a partir de Edimburgo às Highlands e Lago Ness, e você ficaria 4 dias na Escócia).

      Você quer ir só a Irlanda mesmo? Vale muito a pena passar na Irlanda do Norte, ver os cenários incríveis de Game of Thrones. Você não gosta?

      Se for só a Irlanda, passa em Dublin 2 dias, e faça dois passeios bate-voltas Galway (Aproveita para ver os Cliffs of Mother), e pode fazer um passeio bate-volta na Irlanda do Norte para ver os cenários de Game Of Thrones, que dá para ver bastante do país!)

      Como você vai agora dia 09/12, os dias já estão super curtos. Geralmente a luz do sol se dá entre 8h ás 16h, então o dia vai ser bem corrido! Tente fazer os deslocamentos antes do nascer do sol.

      Por enquanto o que penso é isso… se quiser falar mais sobre, estou às ordens!

      Beijos,

      Inicialmente, o que penso é isso.

      Resposta
  • 22 de outubro de 2018 em 16:32
    Permalink

    Oi, Fabiane!!! Parabéns pelo relato e o roteiro, muito bem colocados. Caiu como uma luva para mim, pois estou planejando fazer uma viagem bem parecida com a sua, também de trem, e gostaria de te perguntar: todos os trechos de trem vc comprou antecipadamente no Brasil? Se sim, com qto tempo de antecedência? A mesma pergunta faço para o ônibus de Glasgow para Belfast e a balsa. Obrigada e um abraço.

    Resposta
    • 23 de outubro de 2018 em 11:12
      Permalink

      Oi, Sandra!
      Que coisa boa que o post foi útil!
      Bem, sobre a questão dos tickets de trem, normalmente são 12 semanas antes da viagem – é possível comprar antes, mas os preços podem não ser tão atrativos, pois acabam sendo do tipo flexíveis – sem hora marcada. Os melhores preços costumam sair 12 semanas antes da viagem. Mais informações:

      National Rail: http://www.nationalrail.co.uk/times_fares/ticket_types/44703.aspx

      Virgin Trains: https://www.virgintrains.co.uk/our-blog/tickets/2016/09/save-with-24-week-advance-bookings

      Sobre o ônibus de Glasgow para Belfast, eu já não tenho certeza! Vou ver se consigo contato com eles, e te respondo novamente, ok?

      Beijos,

      Resposta
      • 23 de outubro de 2018 em 11:30
        Permalink

        Obrigada pelo seu retorno, Fabiane, muito gentil! Não querendo abusar, mas já abusando, penso em usar o BritRail para essa viagem, pois li que posso comprar com antecedência e usá-lo no próprio dia sem necessidade de reserva, tanto na Inglaterra, quanto no País de Gales e Escócia. Vc comprou as passagens individualmente, né? Não aconselha o BritRail?

        Resposta
        • 23 de outubro de 2018 em 17:23
          Permalink

          Imagina, Sandra!
          Estou às ordens para ajudar no que precisar.
          Bem, eu acho que o BritRail vale a pena para quem vai usar muito o serviço ferroviário, em pouco tempo, e para várias cidades. Qualquer passe, eu sempre faço as continhas para ver se o que vou utilizar fica maior que o valor do passe. Se ficar, aí justifica eu adquirir.
          Eu acho que vale a pena você olhar isso antes.
          Dá para fazer a cotação nos sites que comprei as passagens.
          E sim, eu comprei separadamente, pois ao longo de um mês e não usando o serviço todos os dias, não ficaria viável, sabe?
          Se o seu roteiro for semelhante ao meu, eu acho que não vale a pena comprar o passe não…

          Resposta
  • 21 de outubro de 2018 em 01:24
    Permalink

    Fabiane, Parabéns pelo Blog!
    Help me. Estarei em Galway no Natal e terei do dia 27 saindo de Dublin até o dia 09 para voltar pra Dublin.
    Duvidas periodo do ano novo em Londres ou Edimburgo pra montar o Roteiro. O que sugeriria considerando 6 dias em Londres pra aproveitar bem.

    Na minha cabeça estaria: Dublin/Londres/Edimburgo. Fazendo passeios bate e volta ex. Oxford.

    Resposta
    • 23 de outubro de 2018 em 11:28
      Permalink

      Oi, Paulo!
      Tudo bem?
      Que delícia a possibilidade de passar o reveillon por lá, hein?
      Olha, pelo que entendi, você terá quase duas semanas, correto? em torno de 13 a 14 dias.
      Bem, eu não passei reveillon nem em Londres nem em Edimburgo. Mas se fosse para eu escolher, escolheria Edimburgo.
      Não sei se já ouviu falar, mas Edimburgo possui um dos reveillons mais animados do MUNDO! Isso mesmo, do mundo!
      Como eles passaram pela Reforma Protestante, que proibiu a comemoração do natal por um longo tempo, eles decidiram estender a comemoração do reveillon para três dias. Assim, a festa dura 3 dias e é cheia de atrações e atividades. Não sei se você curte, mas seguem algumas tradições antigas celtas, e o negócio “pega fogo!!!” Quase literalmente falando.. rsss…
      Eu até estava planejando passar o Reveillon este ano lá. Mas meu marido não poderá se ausentar do trabalho, então, acabamos adiando para uma outra data.
      Então, minha primeira sugestão, passe o reveillon em Edimburgo.
      Não entendi se você já conhece Londres. Se não conhece, estes 6 dias estarão perfeitos para conhecer a cidade (na verdade, todo tanto é pouco por lá! Eu amo Londres!)
      Em 14 dias de viagem, eu faria assim: Dublin p/ Glasgow (2 dias – pode em 1 fazer bate-volta ao Lago Ness e Highlands) -Edimburgo (para passar o reveillon – 3 ou 4 dias) – York (1 dia) – Londres (6 dias) – Windsor (dá para ir na parte da manhã e voltar para Londres a tarde) – Oxford (1) – Stonhenge – Volta para Londres para ir para Dublin.
      Ou então, outra sugestão mais leve, levando em consideração que você estará durante o inverno, ou seja, com dias curtos e com maior instabilidade climática (pode chover, nevar, etc):
      Dublin / Edimburgo (4 dias + 1 dia para passeio no Lago Ness e Highlands) / Londres (6 dias) / você pode alugar um carro e fazer Stonhenge e Sallisbury (1 dia), depois Bath (1 dia), passando pelas Cotswolds (1 dia para ir tranquilo vendo as vilas mais charmosas do Reino Unido) chega em Oxford à noite, e passa o dia seguinte (1 dia). Depois volte para Londres.
      Que acha? Qualquer um destes dois que fizer, você vai curtir bastante!
      Vamos nos falando!
      Abs,

      Resposta
  • 3 de outubro de 2018 em 17:40
    Permalink

    Olá Fabiane e Fábio, que viagem maravilhosa! Estamos planejando em fazê-la em janeiro. Vocês sabem se é possível fazer de carro? Viajaremos em 4 pessoas e o custo-benefício em carro costuma ser melhor.

    Resposta
    • 4 de outubro de 2018 em 10:42
      Permalink

      Olá, Silvia!
      Realmente foi uma viagem maravilhosa!
      Estou ansiosa para voltar!
      Bem eu acho que você poderia adaptar o roteiro para a viagem ficar viável para um determinado tempo.
      Seria interessante traçar um roteiro no google maps, para ver a distância a ser percorrida de carro entre as cidades.
      No prazo de um mês, por exemplo, eu tentaria ficar entre Inglaterra e Escócia, por exemplo.
      Você poderia também fazer um roteiro de carro pela Inglaterra, depois seguir de transporte público para a Escócia, e de lá fazer outro roteiro de carro, ou seja, 2 semanas para cada país (Escócia e Inglaterra).
      Mas o ideal é escolher as cidades, e ver a distância de carro primeiro, antes de decidir qualquer coisa.
      Beijos,
      Fabiane

      Resposta
  • 9 de setembro de 2018 em 12:32
    Permalink

    Olá! Em 2019, pretendo ir a Londres, Escócia e Irlanda. Seu post caiu como uma luva. Três dias em Dublin são suficientes ? Vou procurar usar alguns parceiros deste blog para dar uma força. Obrigado

    Resposta
    • 10 de setembro de 2018 em 14:13
      Permalink

      Oi, Pierre!
      Que bom que gostou do post!
      E sua viagem será incrível! Só países que eu amooooooooo!
      Se não fizer nenhum passeio a partir de Dublin, 3 dias são suficientes para conhecer a cidade!
      Na verdade, pelo clima boêmio, etc., pode ser que você queira ficar mais tempo.
      Mas dá para conhecer sim!
      Obrigada pelo apoio! Só de saber que o post ajudou de alguma forma, já é o melhor retorno da parceria do Blog.
      🙂

      Resposta
  • 16 de julho de 2018 em 17:06
    Permalink

    Fabi, que texto maravilhooooooso!!! Muito útil, fiquei com muita vontade de conhecer cada cantinho desse…me tira uma dúvida, em que época mesmo vocês foram? Vi que teve dia de neve.. brigada, bjo e parabéns!!!

    Resposta
    • 26 de julho de 2018 em 21:51
      Permalink

      Oi, Lari! Que bom que gostou!
      Nós fomos em janeiro de 2017.
      Estava aquele frio suportável, sabe? E apesar dos dias serem curtos, conseguimos nos programar para aproveitar muito!
      Beijos,

      Resposta
  • 18 de junho de 2018 em 09:01
    Permalink

    Qual o site da empresa em Glasgow que vende ônibus+balsa?
    Abraços e parabéns pelo site!

    Resposta
    • 18 de junho de 2018 em 21:22
      Permalink

      Oi, Jack! Que bom que gostou.
      Eu acho que a informação não estava clara no post, e até tentei atualizar lá, pois você não foi a única que me perguntou sobre o local da venda dos tickets.
      Mas de toda forma é neste link http://www.citylink.co.uk/
      Você deve pesquisar de Glasgow a Belfast.
      Qualquer dúvida, me avise!
      Beijos,
      Fabi

      Resposta
  • 11 de junho de 2018 em 10:22
    Permalink

    oi, amei o roteiro! mas tenho uma dúvida: como vocês fizeram com as malas? havia disponibilidade de deixá-las nas estações de trem?

    Resposta
    • 15 de junho de 2018 em 09:18
      Permalink

      Oi, Renata!
      Tudo bem? Que bom que gostou do nosso roteiro.
      Como comentei no post, viajamos com mala pequena justamente para não ter dificuldade com as malas em estação de trem.
      E sempre pernoitamos na cidade, ou se foi bate-volta a mala ficava no hotel.
      Mas existem alguns lockers em algumas estações de trem. Vou checar melhor esta informação e te aviso, ok?
      Abs,

      Resposta
  • 29 de maio de 2018 em 17:45
    Permalink

    Como estou preparando uma viagem para o Reino Unido, por conta, achei o blog de voces e, realmente, é muito bom, com vários detalhes importantes. Somos (eu e minha esposa) viajantes, assiduos, uma ou duas vezes por ano viajamos para longe (atravessar oceano) e, ja tenho experiencia em planejar viagens, mas ratifico, as dicas de voces são excelentes e com muitos detalhes e, com isso ficou, relativamente, facil para eu montar o roteiro.

    Resposta
    • 31 de maio de 2018 em 10:53
      Permalink

      Olmerindo,
      que comentário mais gentil e importante para a manutenção do blog.
      Não é fácil manter um blog nos dias de hoje, especialmente, por que tanto eu, quanto meu esposo, trabalhamos com outras coisas, que demandam muito tempo.
      Então, às vezes, bate aquela vontade de desistir do blog… porque realmente dá trabalho!
      Ai a gente recebe um comentário tão gentil desses.
      Obrigada, de coração!

      Resposta
  • 14 de maio de 2018 em 20:35
    Permalink

    Olá Fabiana!!!

    há tempos quero conhecer o Reino Unido, por vários motivos, desde visitar meu ex-aluno, queridíssimo, que emigrou há 12 anos (ele me confirmou hoje há quanto tempo me espera!!!) até minha ancestralidade e tal..

    e hoje, dando um google para “roteiro pelo reino unido”, o seu blog apareceu em primeiro lugar e eu já me animei e passei o dia lendo, abrindo os links e me deliciando com a viagem de vocês… parabéns pelo blog e pela decisão de viajar pelo mundo… o texto, as imagens, os links estão muito bons… uma boa mistura de didatismo acadêmico e alegria de viver!!!!

    devo fazer um percurso mais longo, que deverá incluir todo o seu, com durações maiores em alguns lugares que considero fundamental, como Belfast, Glasgow e Londres, como também incluir outros que forem parecendo boa ideia ou sendo sugeridos. tenho vontade de explorar melhor o País de Gales e a Irlanda também.

    enfim, se for possível poderei também compartilhar meus registros com vocês…

    muito obrigada e nos contem pra onde estão planejando as próximas!??

    Resposta
  • 3 de abril de 2018 em 19:28
    Permalink

    Excelentes dicas! Acabei de decidir que vamos (eu, marido e filho) para Reino Unido em 25/12 e retorno 11/01. O destino é 07 dias Londres, 03 dias Dublin, 02 dias Glascow, 03 dias Edimburgo, 01 dia liverpool e retorno para Londres. Estou com muitas duvidas sobre as cidades escolhidas. Vcs têm alguma sugestão? Exclusão ou inclusão de alguma cidade imperdível? Rsrsrsrs…. Ainda, tentei fazer simulação das passagens de trem, mas costa que estará disponível apenas em novembro/2018. Isso é normal? Não tem como simular valores? Obrigada desde já!

    Resposta
    • 5 de abril de 2018 em 09:38
      Permalink

      Oi, Christiane!

      Tudo bem? Quem bom que gostou das dicas…
      Gostei muito do seu plano. Ficou ótimo. Com 7 dias em Londres, sugiro que você faça dois bate-voltas: um para Windsor, que você pode até ir bem cedinho, e ainda poderá ter a parte da tarde para curtir em Londres. E no outro dia, vá em Stonehenge e Oxford. Vá bem cedinho também, se possível, e de lá, dê só uma passada para conhecer Oxford. Ou então, se conseguir fazer Windsor em meio dia, pode ficar 4 em Londres, aproveitando um para Stonehenge e outro inteiro para Oxford. São lugares que realmente valem uma visita.
      Os tickets de trem ficam disponíveis mais próximo mesmo. Não tenho certeza da quantidade exata de dias, mas é assim mesmo.
      Vou certificar com eles sobre a data que os tickets ficam à disposição para venda, e informo aqui.
      Abs,

      Resposta
      • 5 de abril de 2018 em 14:46
        Permalink

        Oi Fabiane, seguirei as suas dicas. Obrigada pelo retorno. Bjs.

        Resposta
        • 8 de abril de 2018 em 16:44
          Permalink

          Chris,
          chequei sobre a disponibilidade para venda dos tickets de trem no Reino Unido, e o Visit Britain me informou que é com 12 semanas antes da data. Quanto antes comprar, melhor o preço…
          Beijos,

          Resposta
  • 1 de abril de 2018 em 11:47
    Permalink

    Bom dia ! Parabéns pelo blog, excelente as dicas ! Estou pensando em fazer essa viagem em final de Dezembro/começo de Janeiro, 20 dias ! Mas estou preocupada com o frio. Vcs foram em que época do ano ?
    Abraços

    Resposta
    • 5 de abril de 2018 em 09:24
      Permalink

      Oi, Gabi!
      Esta questão é bem relativa, por que existem alguns invernos que são mais rigorosos que os outros.
      O deste ano, por exemplo, foi bem mais rigoroso do que no do ano passado, que foi o período da minha viagem.
      Mas é razoável comparado com outros invernos que vimos por aí, sabe?
      Nada que seja impossível de turistar, etc.
      Fomos em janeiro de 2017.
      Pegamos um frio tolerável, nada que um casaco não ajudasse.
      Beijos,

      Resposta
  • 31 de março de 2018 em 17:41
    Permalink

    Oi Fabi!
    Muito boa duas dicas, parabéns!
    Uma dúvida que me surgiu, quando vcs entraram na Irlanda do Norte não houve imigração? Apenas pra sair da Escócia?
    Obrigada!!

    Resposta
    • 5 de abril de 2018 em 09:21
      Permalink

      Oi, Thaís!
      Tudo bem?
      Desculpe a demora para responder… mas estes dias foram tensos por aqui. rsss
      Da Irlanda do Norte para a Irlanda não… diante da questão da União Europeia, por ser um trajeto de terra, e por estarem nas transições burocráticas da saída da UE, que acredito que demore um pouco.
      Da Escócia, fizeram imigração, na verdade, acho que é por ser um porto, chegada por mar… então, vão conferir mesmo.
      Abs,

      Resposta
  • 26 de março de 2018 em 19:17
    Permalink

    Olá casal, que ótimo esse blog. Vocês contam tudinho, e dá uma vontade louca de já estar lá.
    Meu marido, eu e uma filha adulta estamos indo em setembro ( Reino Unido e Irlanda ), queremos fazer as capitais, e tudo o que for imprescindível, mas somente teremos 15 dias.
    Como você dividiria esses dias?
    Nos ajuda?
    Abraço e parabéns pelos posts deliciosos.

    Resposta
    • 27 de março de 2018 em 10:54
      Permalink

      Oi, Lise!
      Que bom que gostou do nosso blog. Seja sempre muito bem-vinda.

      Uau! 15 dias para as capitais! Bem… vai ser apertado. Você até me deu uma sugestão de matéria para fazer aqui no blog.
      Mas acho que poderia ser assim (lembrando que capitais eu sempre gosto de ter mais dias):
      4 dias em Londres (incluindo 1 bate-volta em Windsor)
      1 dia de deslocamento para Cardiff, sendo que você pode aproveitar a tarde quando chegar na cidade.
      2 dias em Cardiff
      1 dia de deslocamento para Edimburgo
      3 dias em Edimburgo (pode fazer um bate-volta até as Highlands e Lago Ness, mas tudo corrido, lembre-se!)
      1 dia deslocamento para Belfast, pode aproveitar o fim do dia ou noite.
      1 dias em Belfast (Irlanda do Norte) ???????? ou tira Belfast e faz 3 em Dublin.
      2 dias em Dublin (Irlanda)
      Mas lembre-se que será bem corrido e você só terá um gostinho de cada lugar. Até sugiro para ganhar tempo, não incluir Belfast, já que não tem trem de Edimburgo para lá, ai você vai perder mais tempo com o deslocamento de ônibus e balsa, apesar de ser lindo). Ou então fazer este trajeto de avião.
      Corrido, mas dá para tentar! hehehe
      Este roteiro, eu sugiro que você faça os voos com chegada em Londres, e saída de Dublin. Senão você perde ai um dia no final da viagem, para retornar para Londres.
      Qualquer coisa, estou às ordens.
      Beijos,

      Resposta
  • 5 de março de 2018 em 14:51
    Permalink

    Suas dicas são muito relevantes. Estou com viagem marcada para 27 de abril e vou visitar Londres, Cardiff, Edimburgo e Amsterdam. Estou com dificuldades de definir qual a melhor forma de transporte entre Cardiff e Edimburgo. O tempo de viagem de trem é muito longo mesmo? Achei o preço das passagens cara. Você pode me ajudar com mais informações sobre esse trajeto? Obrigado.

    Resposta
    • 5 de março de 2018 em 19:49
      Permalink

      Oi, Paulo!
      Que bom que gostou do post.
      Quanto ao seu roteiro, eu tenho uma sugestão: pense em partir de Londres para Cardiff, retornar para Londres, e de lá seguir para Edimburgo.
      Pode ser uma boa alternativa.
      Você pode até dividir o roteiro, de modo que, por exemplo, fique dois dias em Londres, ai de lá siga para Cardiff, volte para Londres, e de lá, você vá até Edimburgo.
      A gente fez Cardiff/Liverpool/Manchester/York/Edimburgo, e Cardiff/Liverpool foram destinos longos, assim como York a Edimburgo.
      Vamos nos falando…
      Depois conte para a gente o que decidiu…
      Abs,

      Resposta
  • 8 de fevereiro de 2018 em 19:07
    Permalink

    Simplesmente amamos suas dicas e o roteiro de viagem de vocês, e já nos imaginamos percorrendo as mesmas cidades. Estamos planejando nossa viajem dos sonhos pelo Reino Unido para abril/maio de 2019. O que você acha de programarmos a viagem para esse período? Outra coisa, estamos em dúvida sobre o que levar na bagagem para 30 dias, pretendemos viajar no modo “travel light” e somos marinheiros de primeira viagem, literalmente (oh, céus!). Desde já, agradecemos e esperamos ansiosos pelos posts de suas viagens inesquecíveis. Que Deus os abençoe e proteja, sempre!

    Resposta
    • 9 de fevereiro de 2018 em 09:33
      Permalink

      Olá, Graça e Francisco!
      Que bom que gostou das nossas dicas, e melhor ainda que está planejando uma viagem ao Reino Unido no próximo ano.
      O período que mencionou é muito bom. Pois é primavera, as temperaturas amenas, tudo florido, e os dias já mais longos.
      Vou fazer um post com as dicas que pediu de bagagem mais leve, mesmo sendo para 30 dias.
      Fique ligada aqui no blog!
      Beijos,

      Resposta
  • 21 de janeiro de 2018 em 18:32
    Permalink

    Muito bom o roteiro! Tenho só 20 dias e queria fazer inglaterra e escócia só, mas estou pensando em incluir Dublin. Será que dá?

    Resposta
    • 28 de janeiro de 2018 em 17:53
      Permalink

      Depende de quantas cidades irá visitar! Se forem poucas, será um tempo viável. Se forem muitas, não será suficiente!

      Resposta
  • 16 de janeiro de 2018 em 15:43
    Permalink

    Olá!!
    Adorei o roteiro!!! eu e meu marido estamos planejando uma viagem para abril/18 parecida com a de vocês, porém serão menos dias. Vai ajudar muito.
    Pode me tirar uma dúvida? em algum destes locais, foi exigida a carteira de vacinas internacional?

    Muito obrigada e um abraço

    Resposta
    • 28 de janeiro de 2018 em 18:34
      Permalink

      Olá, Jalusa!
      Que bom que gostou!
      Nenhum lugar foi exigido. Mas eu sempre levo, por que morro de medo de me pedirem diante de uma epidemia e eu não ter.
      Então, mesmo que não seja um país da lista de exigências, eu sempre levo!
      Abs

      Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 08:04
    Permalink

    Sensacional o post, o melhor que já vi sobre o roteiro entre Reino Unido e Irlanda, só tenha uma dúvida, vocês tiveram carimbo no passaporte quando entraram na Irlanda? Sei que Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, mas a Irlanda não faz e gostaria de saber se vocês tiveram registro no passaporte de entrada em terras Irlandesas (não Irlanda do Norte) no passaporte na entrada ou saída da Irlanda. Sucesso gente!!!

    Resposta
    • 28 de janeiro de 2018 em 19:08
      Permalink

      Olá, Diego!
      Não tivemos registro por que os trâmites para desligamento do Reino Unido da União Europeia ainda serão demorados e muito burocrático.
      Mas eles prometeram que não vão colocar uma fronteira entre a Irlanda do Norte e Irlanda… vamos ver se a promessa será mantida!

      Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 15:29
    Permalink

    Olá Fabiane.. muito bom o seu post.. só fiquei com uma dúvida: imagino que não há burocracia para circular entres os países britânicos visto que vocês tinham o visto recebido em Londres. Mas como foi para viajar da Irlanda do Norte para a República da Irlanda? Tiveram que pedir visto? Passaram por imigração?
    Soube que as relações diplomáticas entre os dois países da ilha esmeralda melhorou nos últimos anos mas ainda tenho receio.
    Parabéns pelo blog.

    Resposta
    • 28 de janeiro de 2018 em 19:06
      Permalink

      Na verdade, na época que visitamos não, já que o Reino Unido fazia parte da União Europeia, e os tramites de desligamento ainda são bem demoradas e burocráticos. Mas já falaram que não vão mudar a fronteira em Irlanda do Norte e Irlanda. Vamos ver se vai continuar a promessa!

      Resposta
  • 8 de janeiro de 2018 em 11:31
    Permalink

    Uau!! Era exatamente o que estava procurando! Estamos programando nossa próxima viagem e o roteiro que descreveu está perfeito! Temos intenção de viajar em abril/2018.

    Resposta
    • 28 de janeiro de 2018 em 19:01
      Permalink

      Que bom que gostou!
      Fiquei muito feliz com seu comentário!
      E espero que dê tudo certo!!
      Beijos

      Resposta
  • 27 de dezembro de 2017 em 17:00
    Permalink

    Oi Fabiane, tudo bem?
    Obrigadaaaa pelo post, era exatamente o que eu estava procurando!!! Sou apaixonada pela Irlanda e tenho procurado roteiros para me inspirar na minha viagem (2019 se deus quiser!!!).
    Queria explorar mais um pouco a irlanda e Irlanda do norte. Você tem alguma dica?
    Acha que vale a pena fazer uso de um carro em alguns pontos ao invés do trem?
    Beijos,
    Obrigada

    Resposta
    • 2 de janeiro de 2018 em 21:28
      Permalink

      Oi, Fernanda!
      Tudo bem?
      Que bom que gostou do Post e que ele te inspirou.
      Olha… tem muuuuuuuuuuuita coisa para fazer na Irlanda e Irlanda do Norte. Infelizmente curtimos muito pouco os dois países.
      Dependendo dos lugares que você deseja visitar, pode ser que valha a pena alugar carro. Este tour que fiz na Irlanda do Norte, só de carro mesmo, ou de micro-ônibus, como a gente fez.
      Agora entre as capitais, você pode fazer de trem É bom você dar uma olhada as cidades que o trem alcança.
      Outra coisa, alugar carro em um país e devolver no outro, dá uma grande diferença de valor. Vale a pena só se alugar e devolver no mesmo país. Tem locadora que nem permite alugar em um país e devolver em outro.
      Vamos nos falando…
      Beijos,

      Resposta
      • 7 de janeiro de 2019 em 00:09
        Permalink

        oi Fabiane tudo bem? amei seu blog, cheguei nele porque estou fazendo um roteiro para mim e meu marido. Quero visitar a Escocia e o Pais de Gales neste ano. Achei suas dicas super legais e suas sugestoes para roteiros menores otimas. Estou escrevendo aqui porque o ano passado dei a volta pela Irlanda em 15 dias, e amei o pais e tudo o que vi. Quero poder voltar e explorar algumas das regioes que pude apenas passar ou ficar um dia, como por exemplo a Connemara. Se vc ou a Fernanda se interessar posso passar o roteiro que fiz. Descobri lugares lindos como os Cliffs de Kelkee e os Cliffs de Sleve League. Viajamos de carro e percorremos 2144 km. Me inspirei a ir a Escocia e ao Pais de Gales por conta da Irlanda. Nao costumo escrever porque sei nao sou muito boa nisso mas quando se trata da Irlanda tudo muda. Desculpe me intrometer na conversa, e mais uma vez muito obrigada pelas dicas de viagem Fabiane serao muito uteis. Parabens pelo blog.

        Resposta
  • 8 de outubro de 2017 em 21:21
    Permalink

    excelente post!
    parabens pelo relato detalhado!estamos querendo muito fazer esta viagem, mas so podemos em janeiro
    vi que fizeram em janeiro tb.. as limitacoes em funcao de fazer esse roteiro no inverno sao muitas?

    Resposta
    • 9 de outubro de 2017 em 14:50
      Permalink

      Oi, Marina!
      Que bom que gostou!
      Basicamente a questão do dia ser curto.
      Não achamos o frio tão intenso, nem choveu demais…
      O único inconveniente é que os dias duram pouco, amanhece por volta das 9h e às 16h já está de noite!
      Abs,

      Resposta
  • 17 de setembro de 2017 em 02:35
    Permalink

    Olá!

    Estou muito a fim de conhecer a Grã-Bretanha mas estou com receio quanto à segurança, por conta dos recorrentes ataques de muçulmanos, até porque faria a viagem sozinha. Qual sua opinião? É possível fazer a viagem de forma tranquila?

    Grata

    Resposta
    • 17 de setembro de 2017 em 14:03
      Permalink

      Olá, Rose!
      Na nossa opinião a Grã-Bretanha continua sendo um dos lugares mais seguros do mundo!
      Sim, corremos o risco (infelizmente) de estarmos em algum lugar de ataque, ainda mais com este mundo louco e os terroristas cada vez mais audaciosos.
      Mas a Grã-Bretanha é muito segura. E eles estão cada vez mais espertos, ligados, etc.
      Por outro lado, se a gente for ligar demais para o terrorismo, a gente não viaja!
      Dá sim para fazer uma viagem tranquila!
      Abs,

      Resposta
  • 16 de setembro de 2017 em 15:42
    Permalink

    olá
    Amei o roteiro,
    estou programando ir 18 de dezembro com volta em 25/01.
    somos 5 adultos , já fomos a Londres algumas vezes , não gostaria de parar lá para não perder tempo então qual das cidades que você sugere sem pernoite que deveríamos ficar Cambridge ou Windsor.
    Por ser inverno , os lugares estão todos abertos ?
    muito obrigada e aguardo seu email

    Resposta
    • 17 de setembro de 2017 em 14:08
      Permalink

      Olá, Hermelinda!
      Será uma viagem incrível, heim!
      Olha, é bom conferir uma a uma das atrações. Algumas podem estar fechadas. Mas a grande maioria funciona apenas em horário diferenciado durante o inverno.
      Apesar de Windsor ser linda e ter outros lugares para conhecer além do Castelo, dá para ir sem pernoite.
      Abs,

      Resposta
  • 13 de setembro de 2017 em 08:04
    Permalink

    Post incrivel!!!!! Parabens!!!
    Estamos programando fazer esse roteiro e as suas descrições foram barbaras!!! Nossa unica duvida é fazer de trem ou carro. Somos 4, casal e dois filhos adolescentes. Sempre escolhemos carro pois nao somos muito programados e adoramos uma paradinha na estrada ou em qualquer outro lugar que nos encante. Vc acha loucura? (Levando em conta a mao das ruas)
    Obrigada!!!

    Resposta
    • 14 de setembro de 2017 em 09:34
      Permalink

      Olá, Kátia!
      Que delícia vai ser a viagem em família, heim?
      Olha… dirigir na mão inglesa é muito fácil! Cinco minutos de confusão, depois o cérebro acerta tudo! Uma loucura né?
      As estradas são ótimas, e acredito que você não teria problema em alugar um carro, e especialmente dirigir na mão inglesa.
      Mas acho que pode ser uma viagem um pouco mais cara!
      A gente também ama parar, conhecer outros lugares, etc… mas esta, especificamente, optamos por fazer de trem!:)

      Resposta
  • 9 de setembro de 2017 em 08:39
    Permalink

    Excelente post!!! Estou em Londres e tô querendo fazer uma viagem de trem assim pelo Reino Unido todo!

    Este post foi MARAVILHOSO!!! Obrigado pelas dicas!!!

    Resposta
  • 28 de agosto de 2017 em 12:41
    Permalink

    Boa tarde! Esse post me ajudou demais. Parabéns. Estou indo de Dublin para Edimburgo e de Edimburgo para Londres, sabe me dizer se passarei pela imigração em Londres? Tive notícias q imigração de Londres é mais chatinha, estou até pensando em tirar Londres do meu roteiro. Obrigado.

    Resposta
    • 30 de agosto de 2017 em 13:59
      Permalink

      Oi, Bernardo! Que bom que o post te ajudou!
      Sobre sua dúvida, perguntei ao Visit Britain, que é o órgão oficial do Turismo Britânico. Veja a resposta:

      “Ambos os países – Irlanda e Reino Unido – possuem um acordo de fronteiras abertas entre si. Portanto, a imigração ’oficial’ será em Dublin, ou seja, o ponto de chegada dele em um dos dois países.
      Dependendo do aeroporto e do meio de transporte, possivelmente pedirão para ver o passaporte dele novamente, assim que chegar ao UK (no caso, Edimburgo). É um tipo de controle rápido e simples, que serve mais para consultar se há alguma irregularidade registrada no sistema para aquele passageiro – como um prazo expirado de permanência no país, por exemplo.
      Uma vez em Edimburgo ele pode transitar livremente pelo Reino Unido sem necessidade de passar por imigração ou controle entre países britânicos.”

      Espero que ajude!

      Resposta
  • 15 de agosto de 2017 em 13:41
    Permalink

    Olá… Roteiro super detalhado e inspirador!
    Que data exatamente vcs fizeram essa viagem? Estou indo em Janeiro é quero fazer algo parecido porém tenho que me preocupar com o frio e ver o que é mais viável…

    Bjs

    Resposta
    • 17 de agosto de 2017 em 10:38
      Permalink

      Olá, Lorena!
      Ficamos exatamente do dia 01/01 a 31/01.
      Teve dias frios, mas não tanto quanto a gente imaginava, ou que pegamos em outras cidades, como por exemplo, NY.
      É um frio de -1, -4, com sensação de -5… mas não muito além disso.
      Beijos,

      Resposta
      • 17 de agosto de 2017 em 20:52
        Permalink

        Então estarei lá no período exato que vc esteve! 🙂
        Espero que o clima seja o mesmo que vc pegou…
        Muito obrigada!!!!!
        Esse roteiro está me ajudando demais!
        Bjs

        Resposta
        • 20 de agosto de 2017 em 17:25
          Permalink

          Lorena,
          Quais cidades vai passar?
          Estou com um plano para terminar todos os posts até novembro ou dezembro deste ano…
          Beijos,

          Resposta
          • 28 de agosto de 2017 em 11:33
            Permalink

            Então:
            Londres -> Cardiff -> Liverpool -> Manchester -> Edinburgh -> Belfast -> Dublin
            Essas são as cidades com pernoite… a partir delas faremos bate-voltas, principalmente a partir de Londres (Bath, Windsor, Cambridge, etc…) que é onde ficaremos mais tempo… A ideia é ficar nessas cidades maiores pois caso meu marido e meu filho fiquem cansados e não queiram ir, eu irei sozinha ou com minha filha… viajar em família (no caso 4) é assim… temos que respeitar os envolvidos para que seja tudo agradável e satisfatório para todos.
            Bjs

            Resposta
            • 28 de agosto de 2017 em 11:59
              Permalink

              Lorena, que delícia de roteiro!!!!!!!!
              Muito parecido com o nosso! Uau!
              Bem, estamos às ordens para o que precisar!
              Beijos,

              Resposta
              • 28 de agosto de 2017 em 12:38
                Permalink

                Obrigadaaaa 🙂 🙂 🙂

                Resposta
  • 9 de agosto de 2017 em 09:55
    Permalink

    Adorei o post sobre o Reino Unido, estou planejando uma viagem parecida (a longo prazo), mas sou tão apaixonada por esse local que já me vejo lá. Obrigada pelas dicas!

    Resposta
    • 9 de agosto de 2017 em 13:44
      Permalink

      Que bom que gostou do post, Eliane!
      E esperamos que sua viagem se concretize em breve!
      Beijos, Fabi

      Resposta
  • 1 de agosto de 2017 em 16:49
    Permalink

    Parabéns Casal!!! Estamos planejando uma viagem muito parecida a de vocês para o próximo ano. Iríamos fazer de carro, mas dirigir na mão inglesa me assusta um pouco. Mediante seus relatos estamos mudando de ideia e partir de trem também como vocês. Parabéns pelos detalhes dos comentários. Abçs

    Resposta
    • 8 de agosto de 2017 em 22:43
      Permalink

      Que mensagem bacana, Cláudio! E muito bom saber que conseguirmos inspirar vcs, e que talvez vocês também façam esta viagem incrível de trem pela Grã-Bretanha!
      Qualquer dúvida, estamos às ordens!
      Abs,

      Resposta
      • 14 de agosto de 2017 em 16:19
        Permalink

        Obrigado Fabiane, faremos contato sim, duvidas é o que não falta quando se programa uma viagem.
        Abçs

        Resposta
  • 1 de julho de 2017 em 15:13
    Permalink

    Olá casal, parabéns pelo blog, esta marcado em meus favoritos.
    Eu e esposa estamos indo no começo de 2018 para Londres e estamos preparando o roteiro por aquelas paragens.
    Parte do roteiro é saindo de Glasgow para Belfast e você comentou que usou uma empresa em Glasgow e comprou ônibus e balsa por £ 64 o casal.
    Eu não consegui encontrar em seu texto qual empresa é. É possível informar o nome da empresa? e quem sabe até o site… hehehe.
    Obrigado e continue nos presenteando com seus posts.
    Franco

    Resposta
    • 2 de julho de 2017 em 12:17
      Permalink

      Olá, Franco!
      Agradecemos pelo retorno sobre o post!
      Eu coloquei na própria palavra ônibus o link da empresa. Até fui lá conferir para ver se não estava aparecendo.
      Mas vou atualizar o texto para constar melhor a informação.
      A empresa é a Citylink (http://www.citylink.co.uk/)
      Até a sua viagem terá todos as matérias no blog!
      Abs,

      Resposta
  • 16 de maio de 2017 em 14:25
    Permalink

    Olá Casal! Puxa que roteiro maravilhoso. Surgiu como uma luva para o que estava procurando!!! Eu já viajei para Europa e USA e sei que sempre que falamos em custo o assunto se torna muito particular pelas preferências de cada um …Mas, Ainda assim poderiam informar qual a média de gasto total do casal com essa viagem ? Estou levantando custos para saber se essa TRIP sai Ainda nesse ano, provavelmente ficarei menos dias em Londres porque fui ano passado e dependendo da resposta outros manejos também! Muito obrigada pela partilha de vocês, aguardo ansiosamente pela resposta ! ABS

    Resposta
    • 16 de maio de 2017 em 15:39
      Permalink

      Olá, Mah! Tudo bem?
      A gente sempre fica feliz quando nossas matérias ajudam outros viajantes, especialmente os roteiros! Por que, afinal, roteiro dá trabalho né?
      Bem, acho super espinhoso esse tipo de comentário, por que realmente cada viajante é de um jeito. E nesta viagem tivemos o apoio de hotéis em Londres e do Visit Britain com os passes das atrações. Então isso ajudou muito! Mas mesmo assim foi uma viagem cara! Isso por que nossa moeda está desvalorizada em razão da Libra, então tudo fica muito caro! Foi uma viagem bem econômica, onde não extrapolamos em nada! De hotel e locomoção interna pagamos em torno 2.500 Libras para o casal. E destinamos 100 libras por dia para cada um na viagem, incluindo alimentação, passeios, como disse), lanches, etc. Não significa que utilizamos este valor todos os dias, mas foi a nossa margem de segurança para a viagem.
      Entretanto como recebemos apoio do Governo para os passeios e atrações, esta verba diária ficou mais folgada, claro.
      Como vc mesma disse, isso é bem pessoal e cada um tem preferências diferentes.
      Espero que ajude e qualquer dúvida às ordens!

      Resposta
      • 16 de maio de 2017 em 21:11
        Permalink

        Olá Fabiane, tudo joia! Espero que você também. Verdade…roteiro dá trabalho, ainda bem que temos blogs como o seu para nos auxiliar e tornar essa tarefa prazeirosa . Com certeza ajudou muito a sua base de custos, pois podemos a partir dela ter uma ideia sobre o nosso orçamento ! Agora é planejar tudinho e economizar ahaha! Muito obrigada pela atenção! Abs

        Resposta
        • 18 de maio de 2017 em 19:45
          Permalink

          Precisando, Mah, estamos às ordens!
          E se fizer a viagem, depois conte para gente!
          Beijos,
          Fabi

          Resposta
  • 28 de abril de 2017 em 13:48
    Permalink

    Buenas casal!! Gostei muito da maneira como detalhas os locais, simples, objetiva, diretamente ao ponto, sem enrolar. Estamos prestes a embarcar pra manchester eu e a esposa e fui direto no blog de vocês, pois os sigo no Instagram e foi minha referência quando recebi as postagens de lá. Parabéns e muito boas trips pra vocês! A título de curiosidade, já que são viajantes e curtem viajar, moramos no Norte da Suécia, numa cidade chamada Skelleftea. Aurora boreal vista das janelas de casa, frios intensos de -30 no inverno, mas pequena, aconchegante, completa, simples de interior e um tanto receptiva a turistas. Recomendo para viagens no território escandinavo! Forte abraço e gracias pelas recomendações na terra dos Red Devils !

    Resposta
    • 3 de maio de 2017 em 21:03
      Permalink

      Buenas Victor!!!!!!!!
      Que bom ter seu retorno! A gente fica muito feliz com este tipo de informação, feedback e comentário dos nossos seguidores!
      Vocês vão amar Manchester. Que cidade surpreendente! Estamos correndo aqui com os posts, e quem sabe dê tempo de você pegar mais alguma dica antes do embarque!
      Suécia está na nossa lista já faz um bom tempo! Mas viajante tem tanta vontade, tanta lista de desejo! rsss
      Abraço e boa viagem!

      Resposta
  • 11 de abril de 2017 em 12:50
    Permalink

    Oi Fabiane,
    Amei o blog, achei esse artigo em uma busca no Google e já estou super curiosa para ler mais artigos, o que certamente farei. Minha viagem deve ocorrer ao contrário da de vocês, sendo o primeiro destino Belfast. Preciso depois ir para Londres, mas não queria pegar avião porque estou preocupada com a questão da bagagem, que li em outro site. Estarei com uma mala grande e pensei se não tem como atravessar para Londres de trem. Acabei de começar minhas pesquisar, mas se você tiver alguma dica pra me ajudar será muito bem-vinda. Obrigada e sucesso!

    Resposta
    • 16 de abril de 2017 em 11:32
      Permalink

      Oi, Priscila!Tudo bem?
      Que bom que você gostou do blog! Isso é o melhor elogio!
      Vc vai amar esta viagem! Eu olhei no site http://www.rome2rio.com, e pareceu uma opção ônibus, barco e trem. Na verdade, acho que esta opção que fiz, de barco e ônibus até Glasglow, e depois você pega um trem até Londres.
      Mas por quê você preferiu esta logística? Quais cidades visitará?
      Abs,

      Resposta
  • 3 de abril de 2017 em 16:24
    Permalink

    Que show esse roteiro e o relato!
    Parabéns, vai me ajudar muito.
    Fabiane, estou planejando uma viajem de Motorhome pelo Reino Unido, ainda não montei o roteiro.
    Você sabe me informar alguma empresa que aluga motorhome e um site com os endereços dos campings para motorhome?

    Obrigado

    Marcelo Fuertes

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2017 em 18:23
    Permalink

    Queridos amei o roteiro, estou planejando fazer o mesmo roteiro, é idêntico tudo que buscava você me deu uma luz para minha primeira viagem, vou acompanhar de perto, baita inspiração.

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2017 em 22:17
      Permalink

      Que bom que gostou, Cristiam!
      Já estamos fazendo os demais posts… e vamos colocar algumas inspirações menores também, como por exemplo duas semanas, ou dez dias!
      Fique ligado!

      Resposta
  • 14 de fevereiro de 2017 em 19:26
    Permalink

    Olá, Fábio e Fabiana!
    Parabéns pelo roteiro! Acompanhamos pelo Instagram cada momento dessa maravilhosa aventura. Gostaríamos de fazer algo semelhante em Julho. Estamos quebrando a cabeça com o roteiro, mas infelizmente só teremos 12 dias. Com base nesse curtíssimo tempo, quais cidades são realmente imperdíveis e que não podem faltar de jeito nenhum? Apesar de já conhecemos Londres, Londres nunca é demais. Além disso, Dublin é uma para obrigatória! Temos ingressos para o show de U2, no dia 22/07. Estamos aguardando ansiosamente o detalhamento de cada stop!

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2017 em 20:17
      Permalink

      Olá, Isabela!!!
      Ficamos imensamente agradecidos por nos acompanhar durante esta viagem!
      É muito importante o retorno de vocês nossos seguidores! <3
      Menina, que missão quase impossível fazer um roteiro em 12 dias por estas terras tãoooooooo incríveis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Se conhecem Londres, não sei quantos dias já ficaram, poderiam ficar dois dias (ou 1, já que julho é verão e o dia será longo), e curtir intensamente cada segundo do dia.
      Se o objetivo é de conhecer os 5 países, acho legal passar por todas as capitais. Uma sugestão de roteiro poderia ser assim:
      Londres - 2 (dá para fazer um bate-volta desses que falo lá em baixo, ou York, ou Oxford).
      Cardiff - 2 dias (dá até para conhecer Caerphilly com os dias longos de Julho). Se não for em Caerphilly, dá para apertar e ficar um dia em Cardiff.
      Edimburgo - 3 dias. Dá para apertar um dia em, e no Lago Ness.
      Belfast - 1 dia
      Dublin - 3 dias, dá para apertar e ir um dia no passeio em Game of Thrones.
      Aproveitaria para conhecer York, ou Oxford, e fazer o passeio do Game of Thrones.
      Que acha?
      Vá com mala pequena e faça tudo de trem!
      Beijos...
      E fui..........

      Resposta
  • 14 de fevereiro de 2017 em 18:29
    Permalink

    Excelente relato e Viagem. Parabens!
    Estamos no aguardo para os posts sober cada detalhe dos Países separadamente.
    Excelente roteiro.

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2017 em 18:55
      Permalink

      Que bom que gostou do roteiro, Rodrigo!
      Se tiver dúvidas, pode ir perguntado… rsss
      De hoje para amanhã, deve sair o de Londres.
      Estamos trabalhando muito para liberar o quanto antes estes roteiros.
      O único problema é que só podemos estamos tendo tempo para mexer na parte da noite.
      Mas vamos dando um jeito…
      Abs, e fique ligado!
      Fabi

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »